Projetos

Projeto 1. Mudanças em instituições educacionais consolidadas

Como fazer as  mudanças possíveis para que as instituições educacionais evoluam, atualizem seus projetos e suas metodologias e tecnologias, sem perder sua identidade e valores, obtendo melhores resultados acadêmicos e de preparação para vida (em todas as dimensões).

Projeto 2. Projetos educacionais inovadores

Currículo flexível,  com metodologias ativas (desafios, atividades, gamificação), blended learning, um mix de projetos pessoais (orientação de projetos de vida) e projetos de grupo, com apoio de tecnologias móveis.

Projeto 3.  Projeto de Educação Livre (Aberta) para jovens que nem estudam nem trabalham

38 thoughts on “Projetos

  1. Olá Prof Moran, riquíssimo seu novo olhar, leio seus textos desde a graduação quando fiz a disciplina Educação distância e ainda estou neles, aproveito me indique uma literatura para a mediação on line, que é a discussão da minha tese de doutorado. Feliz ano novo, cheio de grandes realizações,com certeza bom canto vai lhe dar novo canto. Abs. Naíola

  2. Cara Naíola:
    Muito obrigado por acompanhar meus textos. Sobre mediação, envie-me um email, que lhe enviarei alguns materiais.
    Abraço
    Moran

  3. Oi professor. Poderia enviar materiais também? Apesar de conhecer seu portal hoje, estou a procura de embasamento para dar continuidade a meus estudos na área de Educação a distância. =D Obrigada

  4. Cara Deise:
    Os materiais estavam nas abas superiores do site, nos tópicos Educação Inovadora e Quem sou, subtópico Desafios pessoais.
    Abraço
    Moran

  5. Boa tarde professor Moran,

    Poderia me indicar literaturas para “tecnologia como instrumento complementador da aprendizagem em cursos de EAD” para minha tese em pós- graduação?

    Desde já agradeço a atenção dispensada.

    Maria Lucia Rodrigues.

  6. Olá professor, curso licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás estou concluindo os Estágios obrigatórios no qual estou trabalhando com o projeto que tem como tema central, como as novas tecnologias principalmente o uso da Internet pode influenciar para a aprendizagem no ensino de ciências, gostaria se possível que me enviasse materiais que possam auxiliar no projeto, tenho lido muitos artigos e atualmente estou lendo o livro A Educação que Desejamos.

  7. Boa noite professor, curso Licenciatura Plena em Pedagogia e meu TCC é sobre “O uso do celular como ferramenta pedagógica”, gostaria de saber qual a sua opinião sobre esse recurso. Será que nas escolas públicas seria possível o educador utilizar este método de ensino. Aguardo ansiosa sua resposta!!

    Soraia Rocha

  8. Ola professor Moram, sou aluna do curso de pós graduação em fundamentos da educação e práticas pedagógicas na Universidade Estadual da Paraíba. O meu trabalho de conclusão é pesquisa bibliográfica sobre o tema: O uso do aparelho celular como recurso pedagógico, nele abordarei também sobre as tecnologias da informação e da comunicação no cenário social. gostaria que se possível envia-se algum material que possa me auxiliar.
    ficarei grata.
    Abraço
    Mariceli.

  9. Olá, Mariceli: Obrigado pela sua mensagem. Estou enviando-lhe alguns endereços no seu email.
    Abraço
    Moran

  10. Boa tarde professor. Estou me graduando em pedagogia PUC/Rs e meu tema de TCC é: Qual significado atribuido ao professor de EAD ( e que ele mesmo atribui-se). Você tem algum material sobre o assunto? Posso lançar essa pergunta em seu site para ouvir respostas de professores?
    Minha pesquisa será de cunho qualitativo.

  11. Adorei perceber suas contribuições acerca das Novas Tecnologias. Gostaria que apresentasse um pouco de reflexão sobre a importância destas TIC para o processo de letramento dos alunos.

  12. Professor sou nova gostaria de algumas ideia se for possível me ajuda estou fazendo serviço social a distancia.
    Desde já agradeço.

  13. Bom dia professor Moran!
    Estou construindo um projeto de mestrado no qual pretendo discutir o processo da inserção das tic’s no ensino superior no Brasil. Em um dos capítulos da dissertação, pretendo fazer uma discussão sobre o debate sobre as TICS e a EAD no ensino superior. Estou utilizando o senhor como minha principal referência bibliográfica. Mas estou tendo dificuldades para encontrar textos de autores que foram ou que são críticos do uso das TICS e do ENSINO EAD no Brasil. Gostaria que me ajudasse, indicando autores ou textos que ao longo desses anos se colocaram como críticos dos avanços tecnológicos e a educação. Gostaria de fazer um balanço sobre esse debate.

    Abraços!!!

  14. Boa noite professor, estou iniciando o meu trabalho de conclusão de curso cujo o tema que será abordado será o uso da informática na alfabetização, irei utilizar os seus textos para escrevê-lo. Gostaria que se tiver algum material, me envie. Obrigada.

  15. Cara Liliane: Desculpe-me pela demora. Viagens e correria. Comece pelo livro clássico do
    Postman, Neil: Tecnopólio: A Rendição da Cultura a Tecnologia. Editora Nobel. Abraço

  16. Boa tarde professor estou começando cursar agora o curso processos gerenciais gostaria de algumas dicas do senhor desde de já agradeço .

  17. Gostei muito do artigo sobre “As mudanças necessárias na educação de hoje”, por experiência percebo que estamos atrasados. A frase “…muitos desistem de aprender antes de ter a rica experiência de gostar, de encontrar sentido em evoluir e em realizar-se cada vez mais”, tem tudo a ver com o que percebo nas dificuldades que encontro em minha pratica. Meu trabalho em região menos favorecida potencializa esta relação e também, conforme destacado no artigo “os marginalizam de tantas possibilidades existentes “. Em um projeto utilizando a robótica, foram muitos os resultados lúdicos, logo após a interação com as teorias utilizando softwares. Quem sabe um dia conseguiremos que todos tenham acesso ao que todos deveriam ter, as possibilidades objetivas no processo de construção do conhecimento.

  18. Cara Cristina:
    Gostei da sua mensagem e da forma como trabalha em uma região carente. Faça o possível para que os seus alunos percebam que há inúmeras possibilidades de aprendizagem, se estiverem motivados. Não desista, porque alguns resultados só aparecem bem mais tarde. Grande abraço. Moran

  19. Obrigada pelo estímulo.

    Realmente os resultados aparecem, finalizamos este ano o projeto, e os resultados foram surpreendentes, em todas as oficinas realizadas.

    abraço, cristina

  20. oi professor Moran, estou começando agora nesse mundo de aprendizagem a distancia e espero conseguir chegar ate o final desta batalha.Para isso vou colocar em pratica seus conselhos.Ate mais.

  21. Olá professor, passo aqui para lhe dizer que tenho requisitado muitos os seus artigos, agora que estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso, uso suas ideias como principal referência em meu trabalho, sua forma de pensar a educação, me motiva a seguir minha carreira de professora, e me atiça a buscar meios de inovar minha aula. Adoro seu trabalho e meu sonho é um dia assistir pessoalmente uma palestra sua, enquanto isso não ocorre continuo vendo os vídeos de suas palestras no you tuber, afinal é para isso que a tecnologia serve, para diminuir distâncias e aproximar os indivíduos.

  22. Cara Iara: Muito obrigado pelas suas palavras, por utilizar meus textos e por seguir meu trabalho tão de perto. Onde você mora? Felicidades em tudo. Grande abraço, Moran

  23. Professor Moran: Eu sou de Alagoas, estudo na Universidade Federal de Alagoas, e meu TCC será sobre a utilização do vídeo no ensino de Química, estou usando seu livro “Novas tecnologias e mediação pedagógica”, além de alguns artigos seus sobre vídeo que encontrei.

  24. Cara Iara: Obrigado por utilizar meu livro. Desculpe-me pela demora. Estes dias foram muito corridos, várias viagens. Felicidades. Abraço, Moran

  25. Boa tarde Prof.Moran, estou fazendo meu tcc, voltado a inclusão digital nas escolas de rede publica, li alguns materiais seu no site http://www2.eca.usp.br/moran/, gostaria de saber se o Sr. tem algum material que possa me ajudar no desenvolvimento do meu projeto de pesquisa.

  26. Olá professor Moran … Muito feliz com seu site! Estou iniciando um projeto de uso de tecnologias na escola numa escola estadual em São Paulo. Gostaria de seus recomendações … Seus textos são excelentes!

  27. Boa noite, gostaria de saber sobre sua agenda, se haverá alguma palestra, seminário nos próximos meses.
    Após um longo tempo, estou me apropriando sobre educação a distância e novas tecnologias, devorando o site.Estou adorando, aproveito para parabenizar o ilustre professor.
    Patricia Mantovani.

  28. Olá, o site é riquíssimo, gostaria que me indicasse alguma literatura sobre as dificuldades e desafios da educação a distância, tema do meu TCC da pós. Desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>