Palestras e Cursos

1.  Como transformar nossas escolas em inovadoras?
Como transformar nossas escolas para adequá-las às exigências do Século XXI?
Como mudar nossas escolas, no curto e médio prazo, para transformá-las em espaços atraentes, interessantes e desafiadores para todos: estudantes, docentes, gestores e famílias?
Alguns caminhos para ensinar crianças e jovens, hoje: itinerários mais personalizados, ênfase no seu projeto de vida, metodologias ativas – aula invertida, problemas, projetos, design, aula invertida, casos, jogos, aprendizagem por pares -  modelos híbridos que combinem e integrem atividades presenciais e online, com apoio de tecnologias digitais inteligentes
2. Projetos educacionais inovadores com metodologias ativas

Os bons projetos de educação combinam currículo flexível, tecnologias digitais e metodologias ativas. As tecnologias facilitam a aula invertida, o trabalho com problemas, histórias, jogos, a visibilização do processo de aprendizagem de cada um e de todos os envolvidos. Mapeiam os progressos, apontam as dificuldades, podem prever alguns caminhos para os que têm dificuldades específicas.  Elas incentivam diferentes formas de comunicação dentro e fora da sala de aula, de coautoria, de produção individual e compartilhada. A combinação dos ambientes mais formais com os informais, feita de forma inteligente e integrada, nos permite conciliar a necessária organização dos processos com a flexibilidade de poder adaptá-los à cada aluno e grupo.

3. Metodologias ativas e tecnologias na Educação

Como organizar atividades e desafios mais significativos na sala de aula e nos ambientes virtuais de aprendizagem com o apoio de tecnologias móveis. As escolas que nos mostram novos caminhos estão mudando para modelos mais centrados em aprender ativamente com problemas, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos; equilibrando a aprendizagem em grupo com a aprendizagem personalizada, desenvolvendo um conhecimento mais profundo, competências integrais, valores e projetos de vida, com apoio de tecnologias móveis.

Podemos fazer mudanças progressivas na direção da personalização, colaboração e autonomia ou mais intensas ou disruptivas. Podemos ensinar por problemas e projetos num modelo disciplinar e em modelos sem disciplinas; com modelos mais abertos – de construção mais participativa e processual – e com modelos mais roteirizados, preparados previamente, mas executados com flexibilidade e forte ênfase no acompanhamento do ritmo de cada aluno e do seu envolvimento também em atividades em grupo.

 4.  Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas (Curso online – 40 horas)

Oferecemos, a Professora Dênia Falcão e eu, o Curso Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas, com carga horária de 40 h/a, na modalidade online, com atividades assíncronas e síncronas (quatro sessões de webconferência ao vivo com os professores). Atualmente organizamos a oferta deste curso para pessoas e grupos avulsos e também para professores de instituições interessadas (In Company) Endereço: http://pein.com.br/cursos/curso-tecnologias-digitais-e-metodologias-ativas/

5. Aprendendo a desenvolver e orientar Projetos de Vida na Educação

As instituições mais inovadoras desenham uma política clara de orientação dos alunos para que se autoconheçam e desenvolvam seus potenciais. Os projetos de vida olham para o passado de cada aluno (história), para o seu contexto atual e para as suas expectativas futuras. Isso pode ser trabalhado com a metodologia de design, focando a empatia, a criação de ambientes afetivos e de confiança, em que cada aluno pode expressar-se e contar seu percurso, suas dificuldades, seus medos, suas expectativas e ser orientado para encontrar uma vida com significado e desenhar seu projeto de futuro.
 6. Como ensinar crianças e jovens que nasceram com a Internet?

Formas de motivar professores e alunos. Melhorias no currículo, nas metodologias, nas tecnologias e na avaliação.

Para saber mais, escreva-me: moran10@gmail.com  ou ligue-me 11-99601.0304

 

26 thoughts on “Palestras e Cursos

  1. achei muito interessantes os pontos citados para reflexao do autor e palestrante , porque acho que vivemos hoje mais conectados a tecnologia, ja por motivo da necessidade e distancia, consequencia do crescimento populacional como antes a não vivemos mais tão juntos como antes. Enfim, resumindo, a evolução da carta para email do caderno para o computador do bilhete para para as redes sociais enfim somos mais e.a.d do que pensamos

  2. Prezado Tércio:
    As mudanças são grandes, rápidas e incorporam muito do digital no cotidiano. O mais importante é não perder o equilíbrio entre o mundo físico e o digital.
    Abraço
    Moran

  3. olha, acho bem interessante essas modalidades, e cada vez mais a inteligencia humana nos facilitando tecnologias em nosso lar, dando a oportunidade de melhorar a vida de cada um sem limites de vencer. abraços josi

  4. Concordo com a que Josielle disse, o ser humano está sempre inovando suas ideias e buscando novas tecnologias.

  5. com essas mudanças com certeza só ajuda para poder desenvolver novos conhecimentos e aprendizagem, para que todos os profissionais fiquem atentos a tudo que seja feito e melhorar cada vez mais.

  6. Prezada Cristina: Cada um de nós pode avançar muito na sua aprendizagens através de tantas oportunidades que hoje temos em qualquer área de interesse. O importante é ter algo que nos motiva, seduz e correr atrás.
    Abraço
    Moran

  7. Muito difícil escrever sobre educação humanista e inovadora. O Sr. Poderia me ar uma orientação sobre o assunto ?
    Não sou professora e estou fazendo Mestrado em GEstão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, em São Mateus ES.
    É uma longa jornada mas não quero desistir. Preciso de auxilio pois sou técnico administrativo no IFMG campus Gov. Valadares.
    Aguardo resposta e agradeço a ajuda.

  8. Cara Neide:
    Os textos meus podem servir para uma introdução ao tema. Pode ler “Pedagogia da Autonomia” de Paulo Freire e “Os 7 saberes para uma educação do futuro”, de Edgar Morin. Depois, podemos pensar em autores para a inovação hoje. Bom trabalho. Abraço. Moran

  9. Bom, acho muito interesante o uso da tecnología na educacao, ao sercico da saude e do conhecimento da humanidade. As sociedades tem mudado muito e o desenvolvimiento precissa dessas tecnologías.

  10. Estou buscando conhecimento com moodle de todas as maneiras ,pois estou fazendo um curso a distância como o tema O desenvolvimento do foco do aluno
    na educação a distância. E a cada momento estou satisfeita por que estou sentido que nesse método estou aprendendo a ler,escrever ,participar com toda a turma mesmo sem querer para responder as atividades que ali estão sendo posta eu sou obrigada a entender para que eu der as respostas aos meus colegas do curso.

  11. Devemos procurar nos informar, ler livros, pesquisar na internet e é muito importante ler muito; é o segredo, pois hoje a tecnologia está muito avançada e precisamos nos informar cada dia mais com amigos através de livros etc…

  12. Estou no 6º semestre do curso de Pedagogia, meu primeiro seminário foi de um texto do Senhor “” Ler no caos”, primeiro contato com uma realidade tão presente que na época lemos, relemos estudamos seu texto, tudo sobre o Senhor Prof. e nosso seminário foi um sucesso.
    Ficamos muito encantada, também quando estudamos , hoje também uma realidade, o Estudo a distância, EAD.
    Parabéns Prof. por nos fornecer estudos, conhecimentos tão atuais e tão importante para nós futuras professoras.

  13. Cara Márcia: Muito obrigado por ler e debater meus textos. Sucesso nos seus estudos e na sua vida. Abraços. Moran

  14. A tecnologia está cada vez mais avançada, surgindo novas ideias,e formado profissionais nessa área. Para melhorar o trabalho do povo, no desenvolvimento no crescimento e no aprendizado de cada um.

  15. Caro Professor Moran, sou educadora e comungo das sua ideias, penso que a Escola deve utilizar “meios” para tornar as pessoas melhores, do ponto de vista ético. Acredito que todos somos responsáveis por acreditar e construir uma sociedade que seja palco do aprender com autonomia, quebrando muros e construindo pontes. Abraços

  16. quero receber cursos na area de pedagogia com carga horaria de 40h, obrigado.

  17. Que bom que o ser humano tem a capacidade de reinventar e pra mim a internet e algo maravilhoso.Caro Moran acredito na sua visão de uma sociedade melhor rica em conhecimentos.

  18. Boa noite.Acho incrível a capacidade de nós seres humanos quando queremos e sabemos que podemos aprender cas vez mais.Tudo que for para o bem vale vale pena.

  19. Penso, que ajudar o aluno a refletir sobre um projeto de vida a partir de sua vivencia no contexto da Instituição escola é o ponto principal, que de forma dinâmica é colocado em prática a função social da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>