Educação Inovadora (Textos)

Fazer nossas revoluções possíveis: Aprendendo por experimentação (novo)

Pagamos um alto preço pela educação deficiente (novo)

Educando para uma vida mais plena (novo)

Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda  (novo)

Metodologias ativas, para realizar transformações progressivas e profundas no currículo (novo)

Principais diferenciais das escolas mais inovadoras (novo)

Aprendendo a desenvolver e orientar projetos de vida 

Aprender e ensinar com foco na educação híbrida 

Mudando a educação com metodologias ativas (novo)

Autonomia e colaboração em um mundo digital (novo)

Novos modelos de Sala de Aula (novo)

Construindo novas histórias na educação (novo)

Mudanças necessárias na Educação, hoje

Aprender depende de motivação, foco, método e perseverança 

Aprendendo integralmente por desafios

O abismo que nos separa das crianças e como diminui-lo

Diferenciais de uma nova escola 

A aprendizagem que vale a pena 

Aprendizagem desafiadora com currículos mais flexíveis

Aprender a ler e compreender no ritmo alucinante das informações online (novo)

CAMBIAR LA FORMA DE ENSEÑAR CON INTERNET -Transformar el aula en investigación y comunicación(novo – Espanhol)

Para onde caminhamos na educação

A avaliação que vale: a de longo prazo

A afetividade na relação pedagógica

A educação em tempos do Twitter

Mudanças dos profissionais em estruturas educacionais complexas

A distância e o presencial cada vez mais próximos

Por que as mudanças são tão lentas na educação?

Aprendendo e ensinando a ser livres

A escola que desejamos e seus desafios

Todos somos educadores

Educação pessoal libertadora

Educação social-escolar humanista e inovadora

Professores e gestores previsíveis e os inovadores

Novos desafios para o educador

Educar para fazer melhores escolhas

Aprendendo com e ao longo da vida

Aprendizagem significativa

Educação afetiva ou controladora? Foco no conteúdo ou em valores?

A educação atual: entre o direito e o negócio

Aprendendo a conhecer

A aprendizagem de ser educador

Como utilizar as tecnologias na escola

A educação está mudando radicalmente

Perspectivas (virtuais) para a educação

Bases para uma educação inovadora

35 thoughts on “Educação Inovadora (Textos)

  1. Olá Professor, acho que o conselho de Serviço Social deveria pegar aulas com o senhor sobre Educação EAD e as Tecnologias de Informação…eles tem uma campanha preconceituosa. A Campanha Educação não é fast-food: diga não para a graduação à distância em Serviço Social foi censurada pela Justiça,sem falar que a ANATED conseguiu a condenação do Conselho de Serviço Social, que deverá pagar R$ 100 mil por preconceito contra o ensino a distância. Eu fui vítima desta campanha,depois de contatada para estagio na Previdência Social, Fui dispensada por meu curso ser EAD. sofri muito…
    http://www.anated.org.br/_site/noticias/noticia.asp?cod=7&ID_noticia=35
    Meu sonho é que o senhor desse uma dessas suas aulinhas ‘básicas’, para aquele Conselho RETROGRADO! Taí meu desabafo.

  2. Prezada Elisângela:
    Realmente o Conselho de Serviço Social – não é o único – se manifesta contra a EAD. É uma visão generalizada e simplista. Lamento muito que não tenham aceitado você no Estágio por ser aluna de EAD. É ilegal, mas sei que acontece. Também algumas Universidades precisam ter mais cuidado cm a qualidade na oferta dos cursos a distância, em todas as áreas, principalmente no atendimento mais personalizado aos alunos. Espero que consiga se formar e ser uma boa profissional.
    Abraços
    Moran

  3. Olá professor Moran que bom que temos pessoas que buscam conhecimento e sabem dividir com a coletividade e prol de uma educação melhor onde todos os que buscam conhecimentos e se preparam alcançam os seus objetivos almejados e conseguem grandes transformações do que parecia impossível e adquirindo maior conhecimento na aquilo que realiza cada vez melhor
    . UM ABRAÇO

  4. Caro Elcir:
    A educação pessoal é um processo contínuo de reflexão e ação, que nos permite evoluir sempre mais no meio de muitas contradições. Assim a vida vale a pena ser vivida.
    Abraço
    Moran

  5. Bom dia,
    Eu sou vítima de mim mesmo, sempre achei que EAD era uma furada.
    Hoje, cá estou eu e tenho certeza que me formarei e serei uma excelente profissional.
    Obrigada.

  6. Prezada Maria do Socorro: Bom que você te e a chance de mudar de opinião sobre EAD através da prática. Infelizmente não todos os cursos – presenciais e EAD – são bons, mas a educação conectada, principalmente pela Internet, ocupará cada vez mais espaço de qualquer projeto educacional. Bons estudos.
    Abraço
    Moran

  7. Aprender realmente é essencial para todos nós, pois adquirimos conhecimentos. Trabalho em uma escola e aprendemos até mesmo com as crianças. Em fim…é sempre bom procurar novos conhecimentos, valorizar a educação, procurar ler, interagir com pessoas para que a cada etapa da nossa vida valha a pena para não ficarmos enferrujados. Quando paramos de aprender, ficamos um pouco para trás e isso não faz bem a ninguém. Procurar sempre se atualizar, faz bem.

  8. É verdade, o conhecimento depende de cada um de nós, temos que busca sempre aprender mais, o foco é um tópico fundamental para o conhecimento de cada um, estou gostando muito do estudo da EAD.

  9. Cara Jéssica: A EAD é um modo de ensinar e de aprender. O importante é o que conseguimos aprender e aprender sempre e de forma motivadora. Abraço. Moran

  10. Sei que depois vou gostar muito de fazer o curso, mas no momento não. E digo isso porque acho que estou perdida a mim não foi passado nada a respeito de minhas tarefas, tive de correr muito atrás, e sozinha para eu poder encontrá-las, o tutor do meu curso nunca fala nada e nem passa informações, como sou iniciante tenho muitas dúvidas, sei que a ead é um caminho que devemos trilhar quase que sozinhos, mas chegar aos ambientes, cronogramas, atividades etc exigem um guia inicial o que eu sinto muita falta.
    Ainda bem que o polo onde curso pedagogia disponibiliza um laboratório com um instrutor para esclarecer suas dúvidas, onde eu tive de ir pessoalmente e esperar pacientemente para ser atendida, só fica essa falha pra mim, falta de informação aos iniciantes.

  11. Cara Aluna de Pedagogia (não veio seu nome):
    Em muitos cursos a distância falta esse apoio para os alunos que tem menos familiaridade com os ambientes virtuais e o uso de mídias digitais. Para muitos é complicado navegar num ambiente como o Moodle, sem alguém que os orientem num laboratório nos primeiros meses. Bons estudos. Abraço. Moran

  12. A cada día, acho mais importante a educacao a distancia, o ambiente virtual tem infinitas ventagens para o desenvolvimiento do conhecimento humano.

  13. Estou adorando a faculdade a distancia, sempre escutei falar que não era uma boa mas vi que perdi tempo demais não conhecendo esta faculdade antes.
    Adoro esta faculdade.

  14. Sandra:
    Fico contente por estar gostando do curso. Hoje temos, como no presencial, bons e maus cursos a distância. Aproveite bastante.
    Abraço
    Moran

  15. oiii . pra mim ead é uma forma inovadora de estudar. estou gostando muito

  16. Depois de muito tempo sem estudar resolvi fazer logística, pois é uma área que gosto. Vejo que tenho dificuldades nos estudos, internet, comunidade virtuais, ciberespaço entre outros, e as vezes é difícil saber o que estudar e onde estudar. quando estava lendo os textos e explicações feitas pelo senhor, parecia que havia lido minha vida e pensamentos. Obrigado por me dar ânimo e me mostrar que preciso aprender e melhorar tanto na família, como ser, no trabalho e nos estudos. Valeu ( PRA CARAMBA) ter lido os textos, estou revigorado e louco para estudar mais, e olha que já faz mais de vinte anos que eu não estudava.
    Obrigado por me dar força e energia para continuar a mudar.

  17. comecei o curso de história. Estou com dificuldades por causa da computação, professor

  18. Cara Eliete: Sucesso nos seus estudos a distância. Todos estamos fazendo, de alguma forma, sempre atividades a distância. Abraços. Moran

  19. Caro Wanderson: Fico feliz que meus textos estejam ajudando-o a voltar a estudar e a ter motivação para viver melhor. A vida com foco e motivação ganha novo sentido. Vá adiante. Abraço. Moran

  20. Cara Iane: Obrigado pelos seus elogios. Está começando o curso de História. Onde está estudando? No começo é muito difícil estudar a distância para quem não está familiarizado com os ambientes virtuais. É tudo complicado. Peça ajuda de algum colega de curso e, se possível, marque um encontro presencial para saber como navegar pelo curso. Sucesso. Abraço
    Moran

  21. Estamos fechando o primeiro semestre e já aprendi muitas coisas, e tenho certeza que vou aprender muito mais. Estou amando muito esse estudo à distância e tenho certeza que vou me tornar uma excelente profissional, se Deus quiser.

  22. Prezado Moran,

    Estamos gatinhando ainda em questões legais sobre o EAD. Muito tem se proposto mas ainda existe um vazio entre a realidade e o desejo que meras leis exigem, ou pretendem ou desejam que exista. O que o senhor acha sobre a legislação sobre o EAD no Brasil?

  23. concordo que a EAD é uma solução para muitos que não tiveram oportunidade ou ainda não dispõem de tempo e energiaa para as aulas presenciais, mas para uma iniciante, como eu, é bastante difícil familiarizar com as ferramentas e como são dispostas as atividades no sistema, faltam detalhes, informações, acompanhamento.Não fui informada nem orientad em absolutamente nada. Acho que a maioria dos tutores sofrem da síndrome do òbvio; è óbvio que o aluno sabe lidar com a internet, e nem sempre isso acontece. Às vezes até acessar o ambiente virtual é difícil, mesmo no polo.

  24. Olá, Professor.

    Estou desenvolvendo um estudo sobre a dificuldade na transição de práticas pedagógicas tradicionais para inovadoras. Seus textos me ajudaram muito.
    Tudo que eu pensava, encontrei embasamento teórico nos seus escritos.

    Obrigada!!!

  25. Angélica: Obrigado a você por utilizar meus textos. Sucesso nas suas pesquisas e trabalho. Abraço. Moran.

  26. Olá, Sr. Moran. Estou desenvolvendo meu projeto de intervenção pedagógica para o PDE e seus textos tem me auxiliado muitíssimo. Fico muito feliz em saber que grandes estudiosos como o senhor tem contribuído para melhorar a educação deste país. Acredito que podemos mudar, sim. Meu projeto é justamente sobre estas inovações que o senhor propõe. Tornei-me sua fã. Muito obrigada.

  27. Olá Boa noite.nada é fácil. Estou cursando serviço social e é por amor mesmo,até agora estou me identificado com o curso.Mas infelizmente somos limitados a muitas coisas,por falta de oportunidades.Não podemos desanimar e nem desistir diante de situação e pessoas.

  28. Ola Profe. boa tarde! Estou fazendo o Doutorado e o Sr. é uma das minhas fontes no referencial teórico! Gosto muito das suas ideias! Sou professora há 20 anos pelo menos e sempre me atraiu novas possibilidades de ensino e novos perfis para a escola como instituição formadora! Não tenho visto atualizações aqui na sua página…o sr. está bem, espero! Abçs.

  29. Cara Lúcia: Bom vê-la seguindo sua carreira acadêmica no Doutorado. Tenho estado pouco ativo na página. Estou voltando agora e a atualizarei com mais frequência.
    Abraço
    Moran

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>