Tecnologias na Educação

Tecnologias digitais para uma aprendizagem ativa e inovadora (novo)

Cinco vídeos para uma aprendizagem baseada em projetos

 Tablets para todos conseguirão mudar a escola? (atualizado)

Tablets e ultrabooks na educação (atualizado)

Como utilizar as tecnologias na escola

Las Nuevas Tecnologías y el Re-Encantamiento del Mundo (em Espanhol)

CAMBIAR LA FORMA DE ENSEÑAR CON INTERNET -Transformar el aula en investigación y comunicación (em Espanhol)

 A Internet para apoio à pesquisa

Vídeos são instrumentos de comunicação e de produção

Perspectivas (virtuais) para a educação

Caminhos para a aprendizagem inovadora

A Internet para apoio à pesquisa

Tecnologias na educação a distância

A educação em tempos do Twitter

As possibilidades das redes de aprendizagem

Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias

A TV digital e a integração das tecnologias na educação

A integração das tecnologias na educação

As mídias na educação

Educação e Tecnologias: Mudar para valer!

Gestão inovadora da escola com tecnologias

Novos desafios na educação – a Internet na educação presencial e virtual

Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias

A Educação Ambiental na Internet

Desafios da televisão e do vídeo à escola

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias

Educar o educador

Como Utilizar a Internet na Educação

Desafios da Internet para o professor

Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo

Ensino e educação de qualidade (!?)

Caminhos para a aprendizagem inovadora

Como utilizar as tecnologias na escola

O Vídeo na Sala de Aula

71 thoughts on “Tecnologias na Educação

  1. Quero agradecer a José Moran, pois terminei meu artigo e foi uma honra citar seus argumentos sobre tecnologia móvel na educação. Gostaria de sua análise do mesmo. Estou concluindo minha pós-graduação em Adm. e Seg. de Redes, porém, me familiarizei com o tema e pretendo focar nesta área.
    Abraços.
    Everton Nunes

  2. Caro Everton:
    Obrigado pelos agradecimentos. O pouco que sei é quero compartilhá-lo com todos. Pode enviar o material por email, quando quiser. Abraço. Moran

  3. Li um texto antigo que recebi em algum momento e que estava esquecido no meio de tantos outros. Ele confirmou que meu trabalho no segundo semestre de 2013 tem apoio. Dividi a classe em grupos que escolheram temas dentro do conteúdo indicado. A partir de então fizeram pesquisa bibliográfica e depois uma mini-pesquisa de campo. A leitura de seu texto me ajudou a refletir sobre no que devo melhorar, pois são necessários ainda alguns ajustes. Realmente, o tempo de acreditar no professor como o único “detentor do conhecimento” já passou. A tecnologia deve ser incluída na escola, mas de forma adequada. O aluno deve aprender a usá-la a favor de sua aprendizagem.

  4. Marina:
    Obrigado pelo seu depoimento, que confirma a importância de que os alunos participem, sejam ativos.
    Abraços
    Moran

  5. Boa tarde Professor. Primeiramente gostaria de parabenizar pelos excelentes artigos, alem do posicionamento quanto a introdução de tecnologias moveis na sala de aula.

    Sou Bacharel em Ciencias da Computacao e Pos Graduando em Tecnologias na Aprendizagem pelo Senac. Meio pela qual encontrei sua pagina.

    Atuo como Analista em uma empresa aonde temos o projeto de 1 iPad por aluno, desde o Fundamental II ao EM e PV.
    Tendo disponibilidade de tempo, acesse nosso site e quem sabe poderemos trocar informações, ja que estamos desde 2011 com este projeto e hoje atendemos mais de 3000 alunos.

    Forte abraco.

  6. Olá professor Moran. Estou encantada com seus textos. Estou no 5º periodo de Licenciatura em Computação e muito me interessa a temática: Tecnologias na escola. Atualmente em conjunto com uma colega e uma professora estamos construindo um projeto que consiste em ensinar lógica para programação através de um game. Para isso utilizaremos dispositivos móveis, em especial, o tablet. Achei bastante interessante seu novo texto sobre os tablets da educação. Navegando em página encontrei muitas ideias não só para esse projeto como também para o meu TCC. Parabéns pelo seu trabalho.

    Abraços

  7. Cara Wilmara:
    É interessante teu projeto sobre ensinar programação através de um game. Precisamos de muitas propostas concretas de como “roteirizar” com recursos de games nossos materiais. Obrigado por utilizar meus textos. Pretendo escrever mais agora e atualizar alguns deles, como o dos tablets.
    Abraços
    Moran

  8. Estou vendo aqui uma postagem sobre a leitura de textos relacionados a tecnologia móvel na escola e estou fazendo a minha pesquisa de dissertação sobre o PROUCA. Que textos me indicaria?

  9. Caro professor, tenho 20anos de sala de aula e sempre estou procurando inovar no quesito ensino aprendizagem de meus alunos, mesmo tendo curso e licenciatura de Geografia e agora estou concluindo minha especialização em Coordenação Pedagógica, não me abato a tantas mudanças e resistencias ao uso de mídias e da tecnologia em sala, procuro usar e agora suas sugestões são bem interessantes e me ajudará mais ainda a aplicar esses meios tecnologicos com maior enfase e segurança; abraços

  10. Prezada Cássia: É importante essa atitude de querer evoluir sempre mais em tudo. Um curso de especialização é sempre útil. Abraço
    Moran

  11. Bom dia, professor José Moran, gostei muito das informações que tive lendo alguns de seus textos sobre a educação a distância, isso vai me ajudar muito em meus trabalhos obrigada!

  12. Professor,
    Parabéns por nos permitir aprender em comunhão com você.
    Forte Abraço
    Professor Ton Sachetti
    Campinas/SP

  13. Obrigado, Teresinha. Nunca tivemos tantas oportunidades de aprender e necessidade de fazê-lo como hoje.
    Abraço
    Moran

  14. Professor, primeiramente gostaria de parabenizar pelo trabalho que vem desenvolvendo na área educacional, gostaria de respeitosamente saber a sua opinião o indicação sobre o tema ambiente de aprendizagem pessoal e compartilhamento na computação em nuvem, e meu trabalho de pesquisa e ter estritamente paralelo com a linha de ideologia que o doutor vem desenvolvendo em suas publicações.

  15. Cara Sula:
    Esse tema de pesquisa é importante, ainda vai evoluir muito. Desejo-lhe sucesso no seu desenvolvimento e mantenha-me informado das suas descobertas, por favor.
    Abraço
    Moran

  16. Obrigada pela atenção. Estou lendo seus textos e vendo alguns vídeos para ampliar a discussão sobre as tecnologias na educação, já que esse é meu foco e interesse e tb sou professora da disciplina.

  17. Cara Nalígia:
    Estou viajando para o exterior. Em alguns dos meus textos têm uma bibliografia complementar. Qual é o foco da sua pesquisa? Podemos continuar por email: moran10@gmail.com. Abraço
    Moran

  18. Prezada Benedita: Obrigado pelos elogios e por utilizar textos meus. Espero poder seguir merecendo sua confiança e a de outros seguidores meus. Abraço

  19. Achei muito interessante suas palestras parabéns

  20. Boa tarde professor! Fiquei muito feliz ao encontrar essa página, pois sou uma grande admiradora do seu trabalho. Seus textos me ajudaram e ajudam muito em meus trabalhos acadêmicos uma vez que as tecnologias na educação é o foco do meu trabalho de conclusão de curso. Seus textos são inspiradores e contribuem bastante no meu crescimento profissional. Fico feliz em poder dar esse feedback.
    Grande abraço!

  21. Cara Claudia:
    Muito obrigado pela sua mensagem com tanto apoio e carinho. Espero poder seguir contribuindo sempre que possível. Grande abraço
    Moran

  22. Prezado Moran

    Estou fazendo meu TCC e meu tema é sobre tecnologia na educação, gostaria de pedir se há possibilidades de o senhor disponibilizar alguns arquivos sobre o assunto.
    O livro Novas Tecnologias e Mediações Pedagógicas com muito custo consegui encontrar…
    Pois sempre encontro em artigos citações dos seus trabalhos.
    Att,

    Renata

  23. Prezado professor moran, estou fazendo meu tcc, e meu tema é Aprendizagem/Redes Sociais (fACEBOOK), gostaria de saber se ha possibilidade de me enviar alguns artigos sobre o assunto, está dificil encontra citações sobre o facebook ligado a educação.
    Ana….

  24. Boa tarde,

    Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a possibilidade de introduzir o facebook como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem da escrita no ensino fundamental. Seus textos estão me ajudando muito. Também um vídeo de uma palestra sua no Simpósio Hipertexto. Muito bom termos pessoas preparadas e preocupadas em ajudar educadores e gestores a encarar as novas exigências e possibilidades do atual cenário educativo. Parabéns pelo seu belíssimo trabalho e por colocar canais de acesso à sua pessoa e suas publicações.

  25. Cara Zenilda:
    Bom trabalho. Há muitos outros materiais interessantes sobre esse tema. Felicidades. Abraço. Moran

  26. Olá professor Moran, parabéns pelas suas valiosas contribuições para a educação no que se refere a novas metodologias. Sou um entusiasta das tecnologias na área educacional, professor do ensino fundamental e médio da Rede Estadual no Paraná há 17 anos e estou desenvolvendo um projeto com o uso da plataforma Moodle como uma extensão da sala de aula “física”, onde eles poderão continuar suas atividades a distância. Poderia me indicar alguma referência relacionada a este assunto (Moodle no ensino semi-presencial)? Abraço e até mais…

  27. Caro Nirceu: Peço-lhe desculpas pela demora na resposta. Várias viagens. Tem muito material sobre ensino híbrido ou blended. Para associá-lo ao Moodle, pode ir no Google Acadêmico e digite Moodle no Ensino Híbrido e terá bons materiais. Bom trabalho. Abraço

  28. Olá Prof. Moran!

    Tudo bem?

    Sou orientanda da Prof.ª Beth Almeida, no mestrado em Educação: Currículo, na linha de Novas Tecnologias na Educação da PUC/SP.

    Minha pesquisa pretende desenvolver a questão atual situação curricular e, sobretudo, reflexiva, sobre a formação inicial de Pedagogia para o uso das tecnologias digitais.

    Ontem um grande amigo meu foi ao evento do Artesanato Educacional, em que ele teve a oportunidade de ouvi-lo acerca desta situação.

    Gostaria de saber se há alguma possibilidade de entrevistá-lo acerca do assunto, para compor como material de pesquisa.

    Espero que sim! :)

    Grande abraço

    Evellyn

  29. Caro Moram,
    Estou iniciando a pós em Estratégias Didáticas na Educação Básica com uso das TIC, o que representa um grande desafio. Estou lendo seus arquivos, e eles estão me proporcionando importantes reflexões e subsídios em meus trabalhos.
    Até mais
    Margarete

  30. Cara Margarete: Obrigado por apreciar meus textos. Sucesso no seu curso de Estratégias Didáticas. Dê uma olhada no último sobre “Mudando a educação com metodologias ativas e valores”, publicada no tópico: Educação Inovadora. Grande abraço
    Moran

  31. GRANDE MORAN;

    GOSTO E ADMIRO MUITO OS SEUS ARTIGOS.
    VOCÉ É UM GRANDE ORGULHO DO BRASIL.

  32. Moran,
    Muito bom seus materiais, vou começar a fazer meu TCC e estou pensando em desenvolver na area da EAD com o tema: Tecnologias Educacionais e seus benefícios na EAD, o que acha?
    Grande abraço!

  33. Alex, obrigado pelas suas palavras. O tema do seu tcc é muito amplo, genérico. Tente escolher um foco mais direto. Abraço. Moran

  34. Boa noite..!
    Muito obrigada professor..Seus artigos me facilitam muitoe me responderam na minha preocupação sobre as TIC na vida contemporânea.

  35. Celina, muito obrigado pelos elogios aos meus textos. Desculpe-me por não ter percebido sua mensagem antes. Um abraço. Moran

  36. Estimado professor, quero agradecer por me devolver reorno sobre o projeto de pesquisa que desenvolvo, em uma abordagem de uma padagogia tecnológica, pois como você, também tenho um sonho de uma escola centrada nos estudos e pilares de Celestin Freneit, Jean piaget, Erick Ericsson , Rubem alves Jose Pacheco e Jose Moran, estou utilizando de suas abordagens, gostaria muito de poder compartilhar consigo o meu trabalho, você é parte da escola coma quala sonho!

  37. Boa noite Prof. gostei muitode ler alguns assuntos ao qual oSr. escreveu, gostaria de saber se tem algum material voltada a educaçao a distancia

  38. Boa noite prof. lendo alguns materias seu, achei muito interessante, estou concluindo meu curso de pos graduação em gestao educacional,preciso desenvolver o meu TCC, será um projeto de pesquisa, o tema que esolhi será Inclusão digital nas salas de aulas da rede pública – São Paulo.. o Sr,. tem algum material voltado a esse tema?

  39. Boa Tarde!

    Professor,

    Estou fazendo meu TCC, com o tema: O uso das novas tecnologias na educação. Gostaria de saber se tem algum artigo, referente a este tema que possa me auxiliar.

  40. Prezado Professor, boa noite estou fazendo uma graduação em Serviço Social, gostaria de trabalhar na monografia alguma coisa sobre as novas tecnologias. Me dê uma dica com tema voltado a essa temática; a faculdade deixou a escolha do aluno. Como gosto de ler seus materiais, fiquei muito interessada. grata, Prazeres.

  41. Cara Maria: Veja qual é o assunto que mais a motiva, que desperta sua curiosidade, porque há muitos assuntos legais. O importante é que o tema tenha a ver com o que lhe interessa. Você deve ter destacado algumas frases dos meus textos. Pesquise mais alguma que lhe tenha chamado mais a atenção. Abraço. Moran.

  42. Olá, professor,

    Estou preparando meu projeto de mestrado em Linguística e Ensino, na linha de pesquisa Tecnologia e Ensino. Pretendo investigar a aprendizagem colaborativa no processo de escrita de artigo de opinião tendo como ferramenta o blog. gostaria de saber quais textos seus eu poderia usar como referência, uma vez que fiz um curso de especialização em Tecnologia em Educação e li vários artigos seus e achei pertinente suas colocações e me tornei um fá incondicional. Agradeço à atenção. Abraços

  43. Estive pesquisando neste espaço de ricas possibilidades textos e vídeos para o desenvolvimento de um momento de Formação Continuada no Educandário Olímpia Augusta dos Santos, Escola de Educação Básica localizada em União dos Palmares, Estado de Alagoas. Estou atualmente cursando Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e atualmente estive contextualizando sobre seus escritos na academia durante as aulas da disciplina de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, mais especificamente tratamos sobre o seu livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, que passou a compor a bibliografia da referida disciplina. A propósito, abordarei durante a formação o texto: “Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias” , porque o tema que me foi proposto foi “DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM”. Além do texto irei apresentar o vídeo 2 de sua galeria no qual lhe feito uma excelente entrevista. Estou muito feliz de poder compartilhar as suas excelente produções com professores e os meus amigos da academia!!!! Parabéns por esse espaço!!!! Certamente farei uso em outras oportunidades para futuros trabalhos acadêmicos. Obrigada pela atenção! Deus lhe abençoe sempre! Amém!

  44. Caro Oriosvaldo: Obrigado pela postam. Agora percebi que não lhe respondi. Se ainda precisar, pode escolher os textos que lhe parecerem mais convenientes para o seu trabalho (melhor os últimos). Abraço. Moran

  45. Cara Cristiane: Muito obrigado por utilizar o capítulo do livro Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica e o texto sobre os Novos espaços de atuação do professor…
    Desejo-lhe sucesso na sua pesquisa e conte comigo no que eu puder ajudar. Abraços. Moran.

  46. Gostaria de agradar ao senhor Professor pela oportunidade de ler seus artigos que muito me foram úteis na minha dissertação. Saudações Cordiais. Karla

  47. Eu coloquei várias citações do Senhor na minha dissertação de mestrado e agora no doutorado em multimédia da educação da Universidade de Aveiro/ Portugal, também estou fazendo o mesmo. Muito obrigada. Karla.

  48. Obrigada Moran, pois tem sido base para meu projeto de mestrado. Trabalho com EAD em POA. Grande abraço. Paula Lima.

  49. Muito obrigada prof Moran pela desenvoltura ao escrever com uma linguagem que consegue-se acessar. Material muito valoroso que está servindo de base para o meu projeto de mestrado. Pena não poder ser meu orientador aqui em POA. Grata…

  50. Cara Paula: Muito obrigado por acompanhar meu trabalho e textos. Boa sorte no seu mestrado em Porto Alegre. Grande abraço. Moran

  51. Cara Karla: Muito bom saber que posso ser útil no seu doutorado – e antes no Mestrado – em Aveiro. Sucesso. Grande abraço. Moran

  52. olá professor estou fazendo o 5º semestre de pedagogia e não estou conseguindo achar algo do tema ( pcn e o ensino da escrita na tecnologia ) para 5ª serie , se possível me ajudar agradeço

  53. Gostaria de parabenizar o autor José Moran, estava procurando outro autor para meu trabalho , pois já tinha escolhido o primeiro Pierre Levy, quando o meu professor indicou Moran e eu estou encantado com tanta riqueza de assunto para terminar meu trabalho parabéns professor e obrigado por facilitar em um site.

  54. Professor Moran, agradeço pelos excelentes artigos aqui postados. Estão sendo de grande valor para a minha dissertação. Muitos conhecimentos, muitas ideias, muitas informações que só me enriquecem enquanto aluna/pesquisadora, uma vez que trabalho com a pesquisa na internet, a passagem do analógico ao digital. Muitíssimo obrigada!

  55. Professor Moran,
    Seus textos são muito bem-vindos e auxiliam-nos em nossas ações e no processo de implantação e execução dos cursos a distância e/ou na adesão aos 20% na modalidade EaD nos cursos presenciais.
    Parabéns pelo trabalho e por nos desafiar à pesquisa constante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>