Quem Sou

professor_moran_pngNasci em Vigo (Espanha). Naturalizei-me brasileiro em 1988. Moro em São Paulo.

Trabalho com projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis.

Sou professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenei alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e à distância.

Fiz Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP.

Apoio dois tipos de mudanças: um mais suave  – mudanças progressivas – e outro mais amplo, com  mudanças profundas

No caminho mais suave, de mudanças progressivas, as instituições educacionais mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar – mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas como o ensino por projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido ou blended e  a sala de aula invertida.

Outras instituições propõem modelos mais inovadores, disruptivos, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, baseadas em atividades, desafios, problemas, jogos e onde cada aluno aprende no seu próprio ritmo e necessidade, desenvolve seu projeto de vida, competências e valores integrais e também aprende com os outros em grupos, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis.

 

MEUS CONTATOS

moran10@gmail.com
(11) 99601.0304

 Educador humanista inovador

Texto sobre minha trajetória como pesquisador e professor, elaborado pela Professora Maria Luiza Cardinale Baptista, da Universidade Caxias do Sul, ex-aluna de doutorado. Foi publicado na Coleção Fortuna Crítica da Intercom – Visionários. Vol. 5 –  Osvando J. de Morais, Iury Parente Aragão, Roseméri Laurindo, Tyciane Cronemberger Viana Vaz (Orgs.). São Paulo, Intercom, 2014, pag. 93-117. O texto está em Educador humanista inovador e também está disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/0f82c4eaffb111ceba3afaf88a62a8ea.pdf

 

 

91 thoughts on “Quem Sou

  1. ola Moran estou escrevendo um trabalho sobre identidade. Gostaria de receber alguns textos seus!

  2. Telma: Obrigado pela mensagem. Comece dando uma olhada nos textos sobre Desafios Pessoais, que estão dentro do tópico “Quem Sou” e depois lhe envio algo mais específico, se precisar.
    Abraços
    Moran

  3. Boa noite, espero que esteja bem!
    Estou fazendo minha monografia sobre o papel do Tutor no espaço Ead. Em vários texto na internet encontrei o trecho abaixo, será possível me informar em que livro o encontro? Comprei o “A educação que desejamos – novos desafios e como chegar lá” mas não encontrei o texto, claro que utilizei muito em minhas reflexões. Agradeço se puder retornar.

    Educação a distância não é um “fast-food” em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades e habilidades individuais e as do grupo – de forma presencial e virtual. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados.

  4. Caro professor Moran!

    Em primeiro lugar agradeço a gentileza de ter respondido, confesso que enviei a mensagem sem esperança de retorno. Terei muito orgulho em mostrar para os educadores que tenho contato o retorno que recebi, jamais perderia essa oportunidade.

    Obrigada mesmo, faço questão de enriquecer minha monografia com esse texto e outros já selecionados.

    abraços,

  5. É interessante saber que o senhor desde de outrora já vinha se preparando para os dias de hoje, e nem faz muito tempo que os brasileiros não acreditavam que um computador desse certo no Brasil, hoje todos preferem ficar sem televisão mas nem pensar em ficar sem computador. Parabéns professor pela sua continuidade no trabalho porque , creio eu, que isso é uma tarefa que só os apaixonados pela profissão exercem.

  6. olá professor Moran muito interessante e genial suas ideias, projetos e inovações
    na área da educação. parabéns e sucesso sempre.

  7. Prezado Luis Carlos:
    Procurei sempre na minha vida estar atento ao presente e ao futuro, ao que acontece neste momento e para onde estamos caminhando. Isso nos ajuda a compreender a complexidade da dinâmica da vida.
    Abraço
    Moran

  8. Ola professor Moran, gostei muito de sua pagina na internet, nos motiva mais a lutar por nossos objetivos..

    Atualmente estou cursando Bacharelado em Administração na Unopar Ead, é com grande satisfação que venho me dedicando ao máximo para conseguir e enfrentar os longos objetivos.

    Fico Feliz em participar dessa interação com você.

  9. Ola Mário:
    Sucesso nos seus estudos e na sua vida. Sempre podemos aprender com tudo o que está a nosso lado.
    Abraço
    Moran

  10. Olá professor Moran, estou cursando Estética e Imagem Pessoal na Unoparead espero que consiga realizar os meus objetivos e com sua experiência e sua dedicação em nos ajudar.
    Aos cinquenta anos é um grande desafio para mim, obrigada.

  11. Olá Aparecida:
    Parabéns por estudar e querer evoluir sempre mais. Cinquenta anos é uma idade excelente para aprender com tantas experiências já vividas e hoje a vida nos permite viver muitos anos mais do que antes.
    Abraços
    Moran

  12. Prezado Prof. Moran,

    Estava orientando um de meus alunos de pós -graduação e encontrei nas buscas de artigos um texto seu. Simplesmente adorei. Serei sua seguidora de agora em diante pois tive muita afinidade com o tema e forma como escreve. Desejo-lhe muito sucesso e saúde para continuar nesta brilhante caminhada!

  13. Prezada Cristiane: Fico feliz por ser útil através de algum texto que faça sentido para o leitor. Estou escrevendo alguns textos mais atuais e os irei publicando na página. Bom trabalho na Pós.
    Abraço
    Moran

  14. Professor Moran, venho através deste agradecer a iniciativa do ambiente criado e solicitar algumas orientações e sugestões. Atualmente, sou mestrando em Ensino de Matemática e pesquisando as mediações do tutor em uma disciplina de licenciatura em matemática a distância. Que referencial teórico poderia sugerir?

    Forte Abraço!!!!

    Eainda,

  15. Caro professor,

    Boa tarde. Parabéns pela dedicação ao conhecimento, Logo logo, estaremos inseridos em diálogos desafiadores.

    Mário Sabino dos Santos

  16. Prezado Rómulo:
    Hoje temos muitas teses e dissertações sobre tutoria e ensino em EAD, algumas especificamente em Matemática. Comece pesquisando as teses das principais universidades, que estão disponíveis online. No Google as achará facilmente.
    Abraço
    Moran

  17. Olá professor,meus parabéns pelo seu trabbalho que é maravilhoso,espero que seu material me ajude muito.

  18. Olá, Laura:
    Espero que o material possa ser útil para outras pessoas, assim como o é para você.
    Abraço
    Moran

  19. Olá, Professor seu trabalho é muito bom, vai ser de muita importância para mim.

  20. Boa tarde,

    Caro professor Moran,
    Parabéns pelo trabalho realizado neste pais onde a educação não é visto como o principal elemento base para o desenvolvimento e sustentabilidade, enfim, a mudança que precisamos.
    Sou Farmacêutico Industrial e atualmente faço o primeiro período de Administração de Empresas na Unopar EAD e venho enriquecendo meu conhecimento com seus textos.
    Obrigado.

  21. Estou cursando Bacharelado em Serviço Social na Unopar Ead. É muito bom saber que tenho acesso a informações dessa qualidade.Saiba que está sendo um grande incentivo,parabéns!

  22. Cara Edna:
    Fico feliz ao saber que meus textos contribuem para sua formação no curso de Serviço Social a distância. Bons estudos. Abraços
    Moran

  23. Prezado professor Moran,
    Enviei um email para o senhor no moran10@gmail.com, se por ventura estiver alguma mudança no email, por favor, me avise. Preciso muito da sua orientação.
    Obrigada,

    Aldey Brito.

  24. Amei. Parabéns!
    Seus textos enriquecem nossa educação.
    Faço pós em EAD , e encontro em seu site uma fonte enriquecedora e inesgotável de aprendizados.
    Abraços.

  25. Cara Tânia:
    Obrigado por valorizar meus textos. Desejo-lhe sucesso na sua pós em EAD e na sua vida. Abraços. Moran

  26. Muito agradecido Profº Morin por seus ensinamentos e compromisso com uma educação diferenciada.

  27. Caro Luiz Carlos:
    Eu é que lhe gradeço o seu elogio. Gostei de cer citado como Morin, mas ele é um sociólogo e educador francês, que muito admiro. O meu sobrenome é Moran (espanhol). Abraço

  28. Estimado professor,
    Estou fazendo uma pesquisa sobre Solidariedade, Tecnologia e Voluntariado. Tenho lido muito, mas gostaria de ouvir sua opinião: O Sr. considera que a Tecnologia tem facilitado a prática da solidariedade? É mais fácil ser um melhor cidadão hoje? Como reflete a hiperconectividade na mudança de valores individuais (se é que esta mudança existe…e em que sentido)? E na de atitudes da sociedade? Para além do like no FB, a tecnologia pode nos ajudar na reflexão ou tudo fica na superficialidade do impulso?

    MUITO obrigada. Mónica.

  29. Um ponto de vista focado ético e academicamente objetivo
    Agradeço desde já.

  30. Prezado Sílvio: Obrigado pela mensagem. Tento ser ético e objetivo, procurando explicar de forma simples questões complexas. Abraço
    Moran

  31. Boa noite professor! Sou professora universitária e mestranda em educação. Trabalho com a disciplina de Tecnologias e mediação pedagógica e minha pesquisa de dissertação envolve o PROUCA, os saberes docentes e alguns conceitos de Bourdieu. Já fiz leituras de materiais que vc escreveu mas gostaria que me sugerisse outros textos. Obrigada!

  32. Boa noite professor Mouram.
    Sou estudante do 2º semestre de pedagogia pela Uniesp,unidade São Matheus , SP.
    Estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a influencia da tv na educação infantil.
    Gostaria de saber se existe uma data especifica em que esse tema começou a ser abordado.
    Desde ja agradeço sua atenção.

  33. Muito bom professor, contribuiu quando na ativa na Universidade, fez a sua parte como educador.

  34. Olá professor Moran,
    Estou participando pela primeira vez num EaD, pela UFOP, especialização em coordenação pedagógica. Na plataforma, nós cursistas, tivemos a oportunidade de ter contato com entrevista e textos elaborados pelo professor.
    Por meio dos links na plataforma, tenho acessado e encontrado bons textos, ponderações e entrevistas do professor que estão me colocando a par sobre essa modalidade de ensino e como devo construir estratégias de estudo para a eficiência e eficácia na minha formação continuada ou em contexto.
    Como o professor bem colocou em um de seus textos: ‘o importante é aprender e não impor um padrão único sobre onde e como ensinar’. (Novas
    tecnologias e mediação pedagógica, 2001, p. 56)
    Obrigada!
    Ps. O site está muito bem produzido!

  35. Adoro Moran, leio com prazer seus trabalhos e o considero um pesquisador a frente de seu tempo. No domingo do encerramento do Simpósio Hipertexto 2013 em Recife, enquanto aguardava o momento da Conferencia de encerramento a ser proferida pelo Sr Moran, aceitei o convite do Professor Dr. Alex Sandro Gomes (UFPE) mas não imaginei jamais onde era o tal cafezinho! Pois não é que foi no camarim dos conferencistas! No momento Moran conversava com o James Lengel e eu como um tiete perto do idolo fiquei estático e num enorme esforço me controlei tanto que nem a foto saiu.
    Um grande abraço Professor.

  36. Caro Romildo: Muito agradecido pelas suas palavras tão carinhosas. Espero que possamos encontrar-nos ainda neste ano outra vez. Felicidades. Grande abraço
    Moran

  37. Cara Elisana:
    Fico feliz por saber que aprecia os textos da minha página. Espero poder seguir escrevendo e tendo leitoras e leitores interessados como você.
    Grande abraço
    Moran

  38. Boa Tarde Prof. Moran,
    Admiro muito o conjunto do seu trabalho.
    Estou buscando informações e referências a respeito de Educação a Distância, desenvolvo uma proposta de Tese para Doutorado que consiste em elaborar um estudo da qualidade da EaD de Portugal comparativa ao modelo praticado no Brasil. Questões de Legislação, Metodologia, Formação Acadêmica, diferenças dos Alunos, Logísticas, entre outras. Este estudo resultará em propostas para a melhoria do nosso modelo e oferecerá os nosso casos de sucesso já implantados.
    Gostaria do seu auxílio na indicação de informações e orientações. Se puder retornar ao meu email, agradeço.

    Atenciosamente,
    José Souto.

  39. Cara Luciene:
    Meus textos estão nesta página, nos tópicos Educação Inovadora, Tecnologias na Educação, Educação Online.
    Abraço
    Moran

  40. Olá Professor!
    Li com muito interesse sua entrevista sobre a EaD, interesse esse justificado pois estou pensando em Ead para meu TCC, mas gostaria de sua opinião sobre a ideia que pretendo desenvolver. “O desempenho diante da câmera e sua influência junto ao estudante”.
    Estou pensando em trabalhar esta tese pois já frequentei um curso em EaD e percebi que conforme o desempenho, digamos, mais artístico do docente, sem obviamente levar em conta o conhecimento alguns deixam muito a desejar.
    Penso que precisaremos treinar melhor nossos docentes para se acostumarem com a câmera buscando um melhor aproveitamento de quem está do outro lado.
    O que o senhor pensa sobre isso?
    Um grande abraço!
    Jorge Alves

  41. Estimado Prof. Moran,

    Tenho uma empresa, chamada Eruga, que desenvolve projetos em Realidade Aumentada (dentre outras tecnologias) para a área de educação. Estamos, inclusive, neste momento participando da Feira Educar (estande nº 7 do pavilhão de tecnologia) e gostaríamos muito que o professor conhecesse melhor a nossa proposta. Admiramos muito o seu trabalho e aguardamos a sua observação.

    Atenciosamente,
    Priscila.
    http://www.eruga.com.br – Eruga Sistemas Educacionais

  42. Estimada Priscila:
    Acessei o site, que mostra vocês bem jovens e atuando em campos inovadores. Estou a disposição de vocês para um maior contato.
    Abraço
    Moran

  43. Cara Alice:
    Obrigado pelo incentivo. Procuro aprender todo o dia, com todos e com tudo, mesmo com o que considero problemático ou complicado. Felicidades. Abraço. Moran

  44. Professor o seu trabalho e opiniões são excelentes e nós incentiva a continuar a busca pelo aprendizado.

  45. Valeu Profº. As informações são de grande importância para o nosso dia a dia escolar.

  46. Olá, Professor Moran!

    Quero parabenizar pela nova página na web que ficou muito organizada e com uma arquitetura incrível. Realmente gostei muito! Parabéns para toda equipe!
    Não sei se está lembrado, mas tive a honra de sua participação na minha banca de qualificação e defesa de mestrado na UDESC em 2012. Momentos especiais que marcaram minha caminhada na educação e na vida!
    Continuo acompanhando seus textos, livros e vídeos…com excelentes reflexões. O mais importante é compartilhar entre as pessoas do meu trabalho e grupo de pesquisa que participo.
    Obrigada pelas diversas oportunidades de aprendizagem, pois não podemos parar nunca e aprender sempre é o melhor exercício para nosso cérebro!
    Um abraço!

  47. Cara Simone:
    Obrigado pela mensagem tão carinhosa. Bom saber que segue evoluindo sempre. Conte comigo no que precisar. Grande abraço. Moran

  48. Fiquei encantada com seus textos,com sua entrevista “Nós da educação”,muito importante Professor,é que as vezes a gente se sente desprezada como professor,parece que só os estudiosos da matéria se interessam por nós. Enquanto isso nem decidimos,nem decidiram se Professor é Profissão.

  49. Terminei mestrado e o senhor prof Moran foi referencia para meu trabalho. Sou admiradora do seu trabalho.
    Abraço
    Malagutti Zu

  50. Obrigado, Zu e parabéns pelo mestrado. Qual foi o seu tema? Coloque o link para o acesso a ele. Abraço
    Moran

  51. Gloria: O professor é um profissional que cada vez será mais necessário, mas ele também precisa preparar-me melhor para dar conta de tantos desafios.
    Abraço
    Moran

  52. Boa tarde, professor Dr. Moran!

    Fico muito feliz em saber que a faculdade a qual escolhi pode contar com excelentes profissionais como você. Sou professora do Ensino Fundamental. Estou cursando Artes Visuais.
    Quero lhe parabenizar por se dedicar e apostar nesta causa, que é a Educação à distância. Muitas pessoas, como eu, precisam desse tipo de modalidade de ensino, por falta de tempo para cursar a presencial. Estudar em casa é bem mais prático.

    Daniele Rodrigues

  53. Cara Daniele: Desejo-lhe um bom aproveitamento do curso de Artes Visuais a distância. Em que instituição está fazendo esse curso? Felicidades em tudo. Abraços. Moran

  54. Sou aluna do curso de Pós-graduação em Metodologias e Gestão em EAD da Anhanguera, Cuiabá-MT, e ao elaborar pesquisas sobre discussões acerca do Ensino a Distância, afim de enriquecer meu artigo do TCC, deparei-me com excelentes textos do Senhor Professor Moran. Pronto! Achei o ponto de partida, agora é só estudar. Obrigada por nos proporcionar esse rico material gratuitamente.
    Um abraço.
    Rosângela.

  55. Boa tarde Sr.Dr.Professor Moran
    Sou um jovem calouro idoso integrante da Universidade Tiradentes aqui em Aracaju – Se.
    Como disse; sou calouro e ainda não tive a oportunidade de ler seus trabalhos literários,muito embora, muito lente e pesquisador, deparei-me diante das circunstâncias acadêmicas que me levam a aprofundar-me ainda mais na descoberta da leitura. Isso me faz triste porque o tempo urge e o sol no meu horizonte já se caminha para o ocaso.Faço o curso de letras português/espanhol estou no 2º período e confesso gostei, gosto e gostarei sempre após quarenta anos afastado de sala de aulas.Caminho em busca de mais conhecimentos para que me faça ter um final de jornada feliz.Gracias y hasta siempre.

  56. Caro Jose’: obrigado pela sua mensagem. Parabens por retomar seus estudos. Demorei para responder, porque estou na Espanha, visitando minha familia. Sucesso nos seus estudos e na sua vida. Abraco. Moran

  57. Boa tarde!
    Professor Moran
    Quero Parabenizar o Senhor por textos maravilhoso, e dividir os seus conhecimento.
    Estou concluindo a minha pós Graduação em Educação de Jovens e Adultos, no Instituto Federal São Paulo, pretendo fazer a minha monografia em com o , estava sem direção quando comecei a ler os seus textos conseguir tem uma direção para seguir , muito obrigado.

  58. Caro Dr. Moran,

    Estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre o uso das novas tecnologias em sala de aula. Tenho por objetivo geral analisar as praticas pedagógicas a partir do uso das novas tecnologias em sala de aula. Gostaria que o senhor me indicasse uma bibliografia que comente sobre a frequência com que os docentes a utilizam em sala de aula, ou até mesmo o senhor possa me ajudar a responder essa questão.
    Desde já agradeço.

  59. Caro professor Moran, além de exemplo o senhor é, com certeza, um dos mais importantes nomes referenciais a aqueles que visam a real importância da educação.
    Me indicaram alguns de seus artigos, mas por isso estou com um sério problema, quando me perguntam de qual mais gostei não consigo escolher.
    Parabéns, meus humildes agradecimentos por nos oferecer parte de seu conhecimento. Sua carreira e publicações são admiráveis.

  60. Cara Lusana: Obrigado pelos seus comentários tão carinhosos. Desejo-lhe sucesso nos seus estudos e na vida. Abraço

  61. Olá professor!
    estou encantada em ler alguns de seu artigos. Estou fazendo o meu sobre Aprendizagem e o Universo digital. Gostaria muito de saber o que o Sr. acha dessas ferramentas, como o uso do tablets, no ensino aprendizagem podendo ser um facilitador e motivador do conhecimento.
    abraços,

    Maria Cristina

  62. Prof. Moran, parabéns pelo brilhante trabalho, a partir de um artigo seu “Mudando a Educação com Metodologias Ativas” estarei trabalhando a minha dissertação.

    Obrigado pela contribuição.

    Abraço,

    Denilson
    Porto Velho,Rondônia.

  63. Caro Denilson: Muito obrigado pelas suas palavras. Pode utilizar os textos que lhe forem mais úteis para sua dissertação. Abraço. Moran

  64. Boa tarde Dr Moran ,sou uma professora da rede publica trabalho na Educação Infantil,com origem camponesa comecei meus estudos um pouco tarde, fiz magistério e voltei para a roça ,para lecionar e dar um pouco de atenção para o meu povo, depois me formei em pedagogia fiz duas especializações e quero desesperadamente ingressar em um curso de mestrado , já tentei na federal mas não esta fácil e ja tenho mais de 40 anos, gostei muito da linha de pesquisa da Faculdade Humanística, mais ainda tenho quanto a revalidação ´poi´sabemos que a buracracia é muito grande , o senhor poderia me ajudar indicando os meios e mecanismo que posso utilizar? att Maria do CARMO
    ]

  65. olá professor
    Fico contente em poder contar com o seu apoio. Sei que terei
    uma ajuda preciosa,nesta monografia.

    í

  66. Olá Prof. Moran. Estou realizando uma especialização pela Esalq de Piracicaba em Gestão Escolar na qual o Sr. fez parte com a disciplina Novas tecnologias aplicadas à Gestão educacional I. Adorei sua aula que sem sombra de dúvida me trouxe um novo olhar para o processo educativo. Uma nova nova forma de ampliar meu repertório de pratica educativa na escola e na comunidade onde estou inserido junto com os alunos. Acredito que minha monografia seguirá esse caminho, e em breve com sua permissão entrarei em contato com o Sr. Muito obrigado.
    Angelo Silvano Nascimento

  67. Caro Prof. Moran.
    Tenho lido seus textos e posto em prática as novas formas de se pensar a pratica pedagógica atualmente. Tenho tido bons resultados na condução das aulas na escola onde trabalho. Obrigado.

  68. Caro Professor Moran,

    sou aluna do curso de Docência para o Ensino Superior na USCS, via EaD.
    Ingressei no curso pensando em encontrar uma metodologia de ensino que unisse as novas formas de comunicação, mídias sociais e tecnologia nesse ambiente virtual que irá formar professores para uma nova realidade educacional.
    Infelizmente estava totalmente enganada. O que encontrei foi uma “midiatização” dos modelos tradicionais de ensino.
    Como dizia minha mãe, temos que fazer do limão uma limonada e trouxe minha insatisfação para meu TCC. Minha linha de pesquisa é a inovação na metodologia de ensino a distância.
    Fiquei feliz em encontrar seus textos e de saber que há esperanças de mudanças na Educação. Não é mais o futuro e sim a realidade que estamos vivendo e que precisa ser urgentemente adaptada.
    Como na EaD não há obrigatoriedade de acompanhamento de um orientador (pois é, fiquei pasma), fui “orientada” a buscar ajuda fora da universidade.
    Assim, se puder dar uma olhadinha em meu texto, ficarei muito grata.

    Abraço,

    Líbia Flamini

  69. Cara Líbia:
    Suas reflexões são importantes. Temos cursos sérios em EAD, mas também temos cursos pouco estimulantes e com pouca orientação. Pode contar comigo, no que precisar. Meu email é moran10@gmail.com.
    Abraço
    Moran

  70. Prezado prof. Morán,

    Tenho lido vários textos de sua autoria, os quais estão sendo muito importantes, para a fundamentação ´teórica do meu projeto de mestrado. Meu projeto está voltado para o uso de videoaulas na capacitação de servidores públicos de Instituições Federais de Ensino Superior, pois verifico o quanto são “desprezados” os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, dentro da educação corporativa. Porém o uso, com uma proposta pedagógica, com objetivos devidamente definidos e alinhados às necessidades organizacionais e individuais.
    Seria possível me indicar outras referências acerca do tema.

    Grande abraço e parabéns pela objetividade e clareza com que escreve seus artigos.
    Réa Silvia Kizewsky da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>