Desafios pessoais – Identidade

professor_moran_pngNasci em Vigo (Espanha). Naturalizei-me brasileiro em 1988. Moro em São Paulo.

Trabalho com projetos de mudança na educação presencial e online, focados em metodologias ativas, valores, criatividade e tecnologias móveis.

Sou professor de Novas Tecnologias na USP (aposentado), cofundador do Projeto Escola do Futuro da USP (1989) e coordenei alguns programas de educação semipresencial (blended learning) e à distância.

Fiz Filosofia (SP), Comunicação (Buenos Aires) e Mestrado e Doutorado em Comunicação na USP.

Minha apresentação em vídeo: https://youtu.be/MFxdFf2wKy0

Apoio dois tipos de mudanças: um mais suave  – mudanças progressivas – e outro mais amplo, com  mudanças profundas No caminho mais suave, de mudanças progressivas, as instituições educacionais mantêm o modelo curricular predominante – disciplinar – mas priorizam o envolvimento maior do aluno, com metodologias ativas como o ensino por projetos de forma mais interdisciplinar, o ensino híbrido ou blended e  a sala de aula invertida. 

Outras instituições propõem modelos mais inovadores, disruptivos, sem disciplinas, que redesenham o projeto, os espaços físicos, as metodologias, baseadas em atividades, desafios, problemas, jogos e onde cada aluno aprende no seu próprio ritmo e necessidade, desenvolve seu projeto de vida, competências e valores integrais e também aprende com os outros em grupos, com supervisão de professores orientadores e de tecnologias móveis.

MEUS CONTATOS

moran10@gmail.com e (11) 99601.0304

 Educador humanista inovador

Texto sobre minha trajetória como pesquisador e professor, elaborado pela Professora Maria Luiza Cardinale Baptista, da Universidade Caxias do Sul, ex-aluna de doutorado. Foi publicado na Coleção Fortuna Crítica da Intercom – Visionários. Vol. 5 –  Osvando J. de Morais, Iury Parente Aragão, Roseméri Laurindo, Tyciane Cronemberger Viana Vaz (Orgs.). São Paulo, Intercom, 2014, pag. 93-117. O texto está em Educador humanista inovador e também está disponível em http://www.portcom.intercom.org.br/ebooks/arquivos/0f82c4eaffb111ceba3afaf88a62a8ea.pdf

 

9 comments

  1. Caro Angelo: Muito obrigado pelo apoio e desejo-lhe sucesso no seu trabalho docente. Abraço. Moran.

  2. Caro Professor Moran,

    sou aluna do curso de Docência para o Ensino Superior na USCS, via EaD.
    Ingressei no curso pensando em encontrar uma metodologia de ensino que unisse as novas formas de comunicação, mídias sociais e tecnologia nesse ambiente virtual que irá formar professores para uma nova realidade educacional.
    Infelizmente estava totalmente enganada. O que encontrei foi uma “midiatização” dos modelos tradicionais de ensino.
    Como dizia minha mãe, temos que fazer do limão uma limonada e trouxe minha insatisfação para meu TCC. Minha linha de pesquisa é a inovação na metodologia de ensino a distância.
    Fiquei feliz em encontrar seus textos e de saber que há esperanças de mudanças na Educação. Não é mais o futuro e sim a realidade que estamos vivendo e que precisa ser urgentemente adaptada.
    Como na EaD não há obrigatoriedade de acompanhamento de um orientador (pois é, fiquei pasma), fui “orientada” a buscar ajuda fora da universidade.
    Assim, se puder dar uma olhadinha em meu texto, ficarei muito grata.

    Abraço,

    Líbia Flamini

  3. Cara Líbia:
    Suas reflexões são importantes. Temos cursos sérios em EAD, mas também temos cursos pouco estimulantes e com pouca orientação. Pode contar comigo, no que precisar. Meu email é moran10@gmail.com.
    Abraço
    Moran

  4. Parabens Pelo seu Artigo muito bom Gostei

  5. Réa Silvia Kizewsky da Silva

    Prezado prof. Morán,

    Tenho lido vários textos de sua autoria, os quais estão sendo muito importantes, para a fundamentação ´teórica do meu projeto de mestrado. Meu projeto está voltado para o uso de videoaulas na capacitação de servidores públicos de Instituições Federais de Ensino Superior, pois verifico o quanto são “desprezados” os recursos da Tecnologia da Informação e Comunicação, dentro da educação corporativa. Porém o uso, com uma proposta pedagógica, com objetivos devidamente definidos e alinhados às necessidades organizacionais e individuais.
    Seria possível me indicar outras referências acerca do tema.

    Grande abraço e parabéns pela objetividade e clareza com que escreve seus artigos.
    Réa Silvia Kizewsky da Silva

  6. Rea: Por favor, encaminhe a mesma mensagem para o meu email moran10@gmail.com
    Abraço
    Moran

  7. jarina FACULDADE DO BAIXO PARNAIBA - FAP

    Olá prof. Moran! Estou escrevendo o meu Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, como norte para fundamentação tenho lido bastante seus textos, acredito no novo encantamento que as TICS proporcionam a educação, mesmo sabendo que ainda existem obstáculos a serem superados para a concepção de uma nova pratica pedagógica com a utilização das tecnologias. Fico grata por toda a contribuição que seus textos tem proporcionado a meu trabalho monográfico.

  8. Olá Jarina: Obrigado pelo carinho e apoio. Bom TCC e sucesso em tudo.
    Abraços
    Moran

  9. Muito interessante seus textos. Estou escrevendo minha dissertação de mestrado em tecnologias da informação e comunicação aplicado ao ensino de física. E suas ideias tem ajudado bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Para mais informações sobre palestras, cursos e workshops entre em contato comigo através dos canais que disponibilizo abaixo.


moran10@gmail.com
(11) 99601.0304

Envie uma mensagem
©2020 - Educação Transformadora - Todos os direitos reservados.