Resumo de um texto meu apresentado no V Seminário Internacional de Educação a Distância: Meios, atores e processos, organizado pela Universidade Federal de Minas Gerais em setembro de 2013 e  publicado em FIDALGO, Fernando (Org.). Educação a Distância: Meios, Atores e Processos. Belo Horizonte: CAED-UFMG, 2013, p. 39-51.

Na educação a distância predominam os cursos mais focados em conteúdo, principalmente os de massa, mas também encontramos projetos mais inovadores, mais participativos e com metodologias mas ativas, onde os alunos são mais estimulados a pesquisar e desenvolvem atividades mais próximas da sua vida pessoal e profissional.
O papel previsto nos cursos a distância para os alunos ainda é bastante passivo: ler, escutar, compreender e realizar as atividades previstas. Só que eles estão acostumados a pesquisar informalmente em casa, no trabalho e a compartilhar online o que descobrem. Eles gostam de participar, de se envolver e de divulgar o que conhecem.
As instituições precisam estar mais atentas, nos seus projetos pedagógicos a distância, a atender aos diversos estilos de aprendizagem dos alunos, criando atividades de pesquisa que contemplem os mais ativos e também os mais reflexivos; os focados na ação e os que articulam as ideias de forma mais teórica.

texto completo está aqui na minha página, no tópico Educação Online, em  www2.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/pesquisa_e_colaboracao.pdf