Como fazer a transição dos projetos educacionais convencionais para os inovadores na prática? Não há uma resposta única, cada escola tem sua cultura e características. Mas todos os currículos precisam ser atualizados, redesenhados para conseguir ser relevantes e diminuir a distância entre escolas inovadoras e escolas que estão ficando defasadas. Há modelos de mudança mais suaves e outros mais radicais. Há mudanças que são viáveis no curto prazo e outras que precisam ser cuidadosamente preparadas para serem bem-sucedidas, evitando possíveis retrocessos e reviravoltas. A inovação pode começar em pequena escala, em uma área que não comprometa a instituição como um todo e que permita uma avalição cuidadosa, antes de ampliá-la para todos.

Discutirei estes tópicos no quinto Seminário Online sobre “Como transformar a educação com modelos flexíveis” em março em quatro encontros online, começando no dia 8. Mais informações em bit.ly/seminariomoran5

O texto completo está no meu blog: https://moran10.blogspot.com/2022/01/redesenhando-os-caminhos-da-educacao.html