Jose Moran

Jose Moran

Sou professor, pesquisador e designer de projetos inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos flexíveis e tecnologias digitais. Fui professor de Comunicação na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP. Implantei e gerenciei programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Sou autor dos livros "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (Papirus), "Metodologias Ativas de Bolso" (Editora do Brasil) e coautor dos livros "Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora" (Penso), "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica". (Papirus), e "Educação a Distância: Pontos e Contrapontos" (Summus).

As grandes transformações na educação atual

1. JÁ É POSSÍVEL IDENTIFICAR ALGUNS EFEITOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO. OUTROS, POR OUTRO LADO, SÓ SERÃO REVELADOS AO LONGO DO TEMPO. HÁ PREVISÕES SOBRE ESSES EFEITOS QUE VOCÊ JÁ CONSEGUE CITAR? Os efeitos da pandemia ainda estão sendo pesquisados e são parcialmente conhecidos. Sabemos do grande impacto em todas as dimensões da vida de cada pessoa, nas organizações, nas formas de ensinar e de aprender, na saúde física e mental, na economia, na política. Quem já era digital ou…

Read More

Avanços e desafios na educação, neste momento

O cenário educacional atual é mais complexo do que parecia há pouco tempo. Imaginei que hoje, depois da pandemia, estaríamos mais felizes e preparados, ao voltar para as salas de aula, por termos superado um período tão longo e difícil no online compulsório. Tenho percebido que há muitas tensões, ansiedades e cobranças, principalmente sobre os docentes, vindas de dentro e fora todos os lados (dirigentes, estudantes, pais…). Não é fácil manter os estudantes atentos e interessados neste novo cenário fi-digital…

Read More

As grandes transformações na educação atual

Encontros online com o Prof. Moran. Temas: 1. Como aprender a empreender ao longo da vida? 2. Impactos da transformação digital na educação 3. Como integrar os diversos espaços e formas de aprender, a partir de agora?4. Cenários da educação do futuro. Horários: Quatro encontros síncronos, online: dois por semana, com duas horas de duração cada, nos dias  19/07, 21/07, 26/07 e 28/07. Mais informações e inscrições em: bit.ly/moran22  

Read More

Escolas interessantes começam com gestores acolhedores

Escolas Exponenciais: Muito se vem falando atualmente sobre educação do futuro. Para o senhor, quais as principais tendências neste segmento? José Moran: Há mais de 30 anos participei da criação do projeto escola do futuro na USP. E os especialistas internacionais nos profetizavam que a escola estaria profundamente transformada em 10 ou 15 anos e que cada aluno poderia aprender a partir dos seus interesses, em qualquer lugar,  a qualquer hora e de múltiplas formas. Três décadas depois, mesmo com tantos avanços, as…

Read More

O que aprendi no longo período de recuperação

Nos últimos meses fiquei em casa, cuidando da saúde: cirurgia, incertezas, muitos exercícios, fisioterapia, melhoria lenta, muita paciência. Tive tempo para desligar da rotina, refletir sobre a vida, avançar no autoconhecimento, permitir-me mais lazer, deixar a vida fluir mais, sem tantas cobranças e exigências. Depender em todo momento da ajuda dos demais é difícil para quem sempre procurou ser autônomo. Sou muito grato aos diferentes profissionais que me ajudaram neste percurso, aos familiares que me apoiaram. Dependemos de muitas pessoas,…

Read More

Redesenhando os caminhos da educação

Como fazer a transição dos projetos educacionais convencionais para os inovadores na prática? Não há uma resposta única, cada escola tem sua cultura e características. Mas todos os currículos precisam ser atualizados, redesenhados para conseguir ser relevantes e diminuir a distância entre escolas inovadoras e escolas que estão ficando defasadas. Há modelos de mudança mais suaves e outros mais radicais. Há mudanças que são viáveis no curto prazo e outras que precisam ser cuidadosamente preparadas para serem bem-sucedidas, evitando possíveis…

Read More

Aprendi muito, mas estou exausto

Este depoimento sintetiza minha experiência neste longo período de confinamento e a de muitos docentes e gestores com os que tenho conversado nestes quase dois anos. Este longo período de pandemia me deixou exausto. Foi tudo tão inesperado, surreal, tão longo e tenso, que só agora percebo e sinto, com mais clareza, todos os seus efeitos. No começo veio o choque do confinamento, com o fervilhar de inúmeras lives para trocar ideias, experiências e encontrar saídas para a escola e…

Read More

Aprendendo a evoluir em cada etapa da vida

Vivo em uma sociedade multicultural, com pessoas que têm visões de mundo, valores e comportamentos muito diferentes. Não me foi fácil decidir as melhores alternativas em cada etapa da vida – entre tantas opções promissoras possíveis – por múltiplos fatores: personalidade, formação, cultura, circunstâncias. Cada escolha tem consequências, ganhos e perdas, que vão se desvendando através do tempo. A trajetória não foi linear nem uniforme: mais previsível em alguns períodos e mais dramática em outros; cheia de zigue-zagues e bifurcações,…

Read More

Gerenciando melhor os desafios da vida

José Moran[1]  Cada vez é mais complexo viver. Este longo período de pandemia foi brutal, angustiante, deprimente para a maioria, por inúmeras razões. A incerteza nos trouxe muitas complicações; as perdas afetaram nossa autoestima, empregos, saúde mental e nossas perspectivas futuras. Há perdas que são mais sutis e que só emergem aos poucos: níveis diferentes de tristeza, exaustão ou depressão: mais leves para alguns; muito mais pesados, para outros. Cada um tenta desenhar suas  estratégias de sobrevivência: algumas nos trazem maior resiliência e…

Read More

A arte de viver com leveza

José Moran Viver com leveza é uma arte e uma aprendizagem, especialmente neste período tão pesado e tenso. Convivo com pessoas leves, de trato fácil e com outras, bem complicadas; com pessoas otimistas e outras pessimistas; com as que irradiam alegria e as que exalam tragédias. Posso escolher viver em ambientes físicos e digitais de confiança, abertos ou permanecer em ambientes tóxicos e destrutivos. Posso escolher viver e tentar ser coerente entre o que penso e realizo ou mostrar-me de…

Read More

Para mais informações sobre palestras, cursos e workshops entre em contato comigo através dos canais que disponibilizo abaixo.


moran10@gmail.com
(11) 99601.0304

Envie uma mensagem
©2020 - Educação Transformadora - Todos os direitos reservados.