Jose Moran

Jose Moran

Sou professor, pesquisador e designer de projetos inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos flexíveis e tecnologias digitais. Fui professor de Comunicação na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro da USP. Implantei e gerenciei programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. Sou autor dos livros "A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá" (Papirus), "Metodologias Ativas de Bolso" (Editora do Brasil) e coautor dos livros "Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora" (Penso), "Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica". (Papirus), e "Educação a Distância: Pontos e Contrapontos" (Summus).

Aprendi muito, mas estou exausto

Este depoimento sintetiza minha experiência neste longo período de confinamento e a de muitos docentes e gestores com os que tenho conversado nestes quase dois anos. Este longo período de pandemia me deixou exausto. Foi tudo tão inesperado, surreal, tão longo e tenso, que só agora percebo e sinto, com mais clareza, todos os seus efeitos. No começo veio o choque do confinamento, com o fervilhar de inúmeras lives para trocar ideias, experiências e encontrar saídas para a escola e…

Read More

Aprendendo a evoluir em cada etapa da vida

Vivo em uma sociedade multicultural, com pessoas que têm visões de mundo, valores e comportamentos muito diferentes. Não me foi fácil decidir as melhores alternativas em cada etapa da vida – entre tantas opções promissoras possíveis – por múltiplos fatores: personalidade, formação, cultura, circunstâncias. Cada escolha tem consequências, ganhos e perdas, que vão se desvendando através do tempo. A trajetória não foi linear nem uniforme: mais previsível em alguns períodos e mais dramática em outros; cheia de zigue-zagues e bifurcações,…

Read More

Gerenciando melhor os desafios da vida

José Moran[1]  Cada vez é mais complexo viver. Este longo período de pandemia foi brutal, angustiante, deprimente para a maioria, por inúmeras razões. A incerteza nos trouxe muitas complicações; as perdas afetaram nossa autoestima, empregos, saúde mental e nossas perspectivas futuras. Há perdas que são mais sutis e que só emergem aos poucos: níveis diferentes de tristeza, exaustão ou depressão: mais leves para alguns; muito mais pesados, para outros. Cada um tenta desenhar suas  estratégias de sobrevivência: algumas nos trazem maior resiliência e…

Read More

A arte de viver com leveza

José Moran Viver com leveza é uma arte e uma aprendizagem, especialmente neste período tão pesado e tenso. Convivo com pessoas leves, de trato fácil e com outras, bem complicadas; com pessoas otimistas e outras pessimistas; com as que irradiam alegria e as que exalam tragédias. Posso escolher viver em ambientes físicos e digitais de confiança, abertos ou permanecer em ambientes tóxicos e destrutivos. Posso escolher viver e tentar ser coerente entre o que penso e realizo ou mostrar-me de…

Read More

Ensino Híbrido: Não engessar o que ainda está em construção

Na entrevista a seguir, o professor e pesquisador de projetos educacionais inovadores, José Moran, fala ao Semesp sobre sua visão em relação ao ensino híbrido[1] Para o professor, pesquisador de projetos educacionais inovadores e autor do blog Educação Transformadora, José Moran, ensino híbrido combina e integra atividades didáticas em ambientes físicos/presenciais com atividades em ambientes digitais, visando oferecer as melhores experiências de aprendizagem a cada estudante. Híbrido implica em redesenhar currículos mais abertos, as metodologias ativas, a adaptação e diversificação dos…

Read More

Modelos mais flexíveis na Educação Básica

José Moran[1] Introdução A educação escolar precisa ser desenhada em um mundo muito mais híbrido, conectado. Ela começa pela escola, mas vai muto além dela. O ensino híbrido, na sua concepção básica, combina e integra atividades didáticas em sala de aula com atividades em espaços digitais visando oferecer as melhores experiências de aprendizagem à cada estudante. No Ensino Híbrido o foco está mais na ação pedagógica dos docentes (no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo). Na aprendizagem híbrida o foco…

Read More

O impacto do híbrido na escola, a partir de agora

José Moran – Entrevista ao Portal Porvir  (Publicada, de forma livre, com adaptações, no e-book “Ferramentas digitais para personalização do aprendizado?” cap. 5, p. 28-48) 1. Com a pandemia, o aprendizado saiu da escola e foi para a casa dos alunos. Neste momento, muitas escolas adotam um modelo híbrido.  Mas, depois que as restrições forem levantadas, ele deveria continuar dessa forma?   Teremos uma fase de readaptação ao presencial, de reencontro e de experimentação da combinação de atividades nos diversos espaços da escola e nos espaços…

Read More

A educação pelo afeto nos transforma

Se algo aprendi na pandemia é sobre a importância de criar ambientes de confiança e acolhimento para que a aprendizagem aconteça de verdade. Temos discutido muito como transformar a educação com os modelos híbridos, a diversificação das estratégias ativas e a utilização de plataformas digitais com mais análises de dados dos estudantes. Tudo isso é importante, mas o essencial na educação continua sendo a qualidade dos relacionamentos entre todos os participantes (no presencial, no digital, nos espaços formais e informais).…

Read More

Reinventando as formas de ensinar e de aprender

Já sabíamos, há muito tempo, que a educação precisava mudar. Agora constatamos o tamanho do desafio que temos pela frente. Percebemos que podemos aprender de múltiplas formas, em diferentes espaços físicos e digitais, síncronos e assíncronos; sozinhos, em grupo e com mentoria. Podemos aprender em espaços formais (como nas escolas) e informais, em redes, comunidades ao longo da vida. Leia o texto completo no meu blog http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2021/06/reinventando.pdf

Read More

A educação empreendedora transformará a vida do estudante

A Educação precisa ser empreendedora, assim como a vida, que nos desafia em todos os campos, a todo momento, em todas as áreas com problemas concretos, complexos e multidisciplinares. Aprender empreendendo é a única saída para viver uma vida com significado e evolução em todos os momentos e em todas as dimensões.   Entrevista comigo na Revista CER – Centro Sebrae de referência em Educação Empreendedora, disponível em: https://cer.sebrae.com.br/revista-cer-2021/#page/24

Read More

Para mais informações sobre palestras, cursos e workshops entre em contato comigo através dos canais que disponibilizo abaixo.


moran10@gmail.com
(11) 99601.0304

Envie uma mensagem
Post Recentes
©2020 - Educação Transformadora - Todos os direitos reservados.