▸Abordagens Semióticas e Publicidade de Moda
Ementa:
As abordagens semióticas e suas implicações para compreensão da publicidade, da moda e do design. A publicidade como conceito e sua dimensão semiótica Modelos de análise da publicidade de moda, estudos semióticos da manifestação das marcas de moda na publicidade. Design como conceito e sua dimensão semiótica. Abordagens semióticas do Design.
Objetivos:
•Discutir as abordagens semióticas e suas implicações potenciais para a compreensão dos fenômenos da publicidade de moda e do design. Propiciar o desenvolvimento caminhos metodológicos para a utilização das abordagensSemióticas no universo da moda, da publicidade e do design.
•Propiciar o desenvolvimento caminhos metodológicos para a utilização das abordagens semióticas no universo da moda, da publicidade e do design.
▸Aspectos Filosóficos e Éticos na Moda
Ementa:
O pensar e o vestir-se interações. Questões filosóficas para pensar o homem e a moda na sociedade de consumo contemporânea. Ética e moda.
Objetivos:
Contribuir para a formação dos discentes, trazendo a reflexão filosófica e sobre a ética no ambiente dos fenômenos da moda na sociedade contemporânea.
▸Avaliação de Negócios e Comunicação em Moda
Ementa e objetivos:
Essa disciplina disponibiliza conhecimentos e ferramentas aos profissionais de comunicação para que eles busquem atrelar cada uma das ações de comunicação com os objetivos e estratégias da organização, sendo capazes de desenvolver raciocínios e aplicar métodos de mensuração de retorno de investimento e, assim, dialogar com o board e o setor financeiro das empresas.
▸Desenho e Criação da Moda
Ementa:
O processo de criação em variados campos da estética se fazem presente também na moda. Partindo do conhecimento e estudos relacionados ao desenho e a esses processos criativos faremos uma analise processual dos elementos estéticos presentes na moda e como eles se constituem. Investigando para isso as questões estéticas presentes nesse processo de criação que não é exclusivo da moda, mas com fontes nas principais representações estéticas da cultura.
Objetivos:
•Analisar a importância das referências estéticas no processo de criação em moda.
•Investigar os processos endógenos que conferem a moda campo de pesquisa da estética e seus desdobramentos.
▸Estilo na Moda
Objetivos:
•Entender o fundamento de estilo no contexto da moda e suas relações na representação do sujeito.
•Analisar o indivíduo, as tendências e a interferência midiática.
•Identificar estilos e modos de vida a partir de leituras de imagem, tomando consciência da manipulação do processo criativo e produtivo do produto de moda.
▸Estudo e Monitoramento de Tendências
Ementa:
Analisar os conceitos relacionados às tendências , compreender como elas nascem e se propagam nas dinâmicas sociais e influenciam as estratégias das marcas, principalmente na moda.
Objetivos:
•Conhecer protocolos e metodologias de monitoramento das mídias para estudo de tendências.
•Permitir maior compreensão sobre as tendências e sua aplicabilidade mercadológica, além de estimular a observação do comportamento dos consumidores.
▸Formulações Estéticas da Moda
Objetivos:
•A disciplina tem por objetivo abordar a criação de moda na perspectiva de um fenômeno cultural, cujo alcance apresenta ser limitado pela tecnologia disponível e pelos interesses de mercado.
▸Funções da Marca na Moda - Dimensões simbólicas
Ementa:
Semiótica no contexto das teorias da comunicação. Semiótica Peirceana . Teoria geral dos signos. A produção de sentido na moda. Moda na sociedade contemporânea. Moda e identidade signa. A marca na moda.
Objetivos:
•Proporcionar ao discente uma visão interdisciplinar entre a comunicação da marca, branding, e o setor têxtil, enquanto produtores de atributos tangíveis e intangíveis em permanentes codificações e decodificações.
▸Funções da Marca na Moda – Gestão
Objetivos:
•Proporcionar ao discente conhecimentos para a gestão de marca e de sua comunicação, a partir da noção de branding aplicada ao setor têxtil e de varejo de moda, enquanto negócios do setor fashion.
▸Jornalismo de Moda: uma Introdução
Ementa:
Introdução ao pensamento histórico e teórico sobre o jornalismo especializado em moda, desde suas origens na civilização européia, sobretudo em Paris e Londres, e suas implicações e reflexos nas comunicações e culturas dos outros países. De maneira que é essencial entender o percurso do jornalismo de moda desde suas matrizes a partir dos relatos de costumes com os textos publicados por autores da literatura, assim como quando surge a imprensa feminina e, somente no século XX, quando temos o desenvolvimento do jornalismo de moda propriamente dito. A partir disso, faz-se essencial debater e instaurar a reflexão sobre como o jornalismo pode se interrelacionar com o campo produtivo da moda no intuito de disseminar os produtos culturais dessa para as sociedades. De forma que ao se dirigir qualquer evento ou produto da indústria criativa da moda, aquele possa desempenhar a comunicação ideal pretendida. Com isso, o jornalismo de moda e sua função social de informar, é constituído a partir de sua premissa máxima, que é a de informar.
Objetivos:
•Ao final das aulas, os alunos serão capazes de compreender a introdução histórica às origens do jornalismo de moda, de maneira que possa descrever as diferentes etapas da linha do tempo do jornalismo especializado em moda, desde as origens no século século XIX até a atualidade contemporânea do século XX. O intuito é o de compreender os limites e barreiras existentes entre as tipologias do jornalismo de moda com foco, portanto, na moda e seus bens de consumo estético e mercadológico. Com esse propósito, essa disciplina pretende fornecer subsídios teórico-práticos das várias modalidades, tipologias e gêneros das mídias jornalísticas de moda para instrumentalizar os estudantes, inicialmente, compreendê-las e, logo em seguida, identificá-las e articulá-las para uma melhor eficiência do binômio Jornalismo & Moda.
▸Marketing e Comunicação de Moda
Ementa:
Marketing como Gestão estratégica. Planejamento de Marketing para empresas da Moda. Definição de Produtos da empresa. Modelos de análise. Portfólio de produtos, BCG, GE e SWOT. Segmentação de Mercado no Mercado da Moda. Sistema de Informação de Marketing, ERP, CRM e outros aplicativos. Estratégias de Marketing para preço, produto, distribuição e comunicação. Organização de recursos humanos, financeiros e de suprimentos. Viabilidade econômica, financeira e patrimonial. Comunicação Integrada.
Objetivos:
•Proporcionar ao discente uma visão integrada de Marketing e Comunicação, a partir de pressupostos clássicos mercadológicos, adaptados ao setor da Moda.
▸Moda contemporânea: o estranho e o sistema da moda
Ementa:
Esta disciplina tratará da elemntos particulares percebidos na moda em nosso contemporâneo digital. Para tanto, serão tratadas questões sobre os fluxos, as dinâmicas não-lineares, as hibridações intensificadas pelos formatos digitais e a dissolução de fronteiras rígidas. Tais questões podem ser analisadas através de criadores como Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo, Walter van Beirendonck, Martin Margiela, além de centros de pesquisa como o MIT (EUA) e o grupo Symbiotic (Austrália).
Objetivos:
•Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao aluno uma percepção crítica da indústria da moda em seus funcionamentos tradicionais bem como em suas brechas. A partir dessas brechas, será possível perceber o afloramento de novas referências na moda contemporânea, em suas operações permeadas pelas tecnologias digitais e outras inovadoras.
▸Moda e Arte Contemporânea
Ementa:
A arte pode ser considerada como os efeitos a serem produzidos, e também as causas que produzirão tais efeitos; “a adequada disposição das qualidades que deverão eclodir na sensação”. A arte visual, representação simbólico (cadeia de signos que permitem uma associação de significados, metáforas e metonímias), representação real (material e objetiva baseada na interpretação da realidade), e representação imaginária (baseada na fantasia e na ilusão) norteia a moda. A arte do pós-movimento, como ficou conhecida ou a arte pós-moderna, menosprezando os esforços coletivos de um trabalho em grupo se caracterizando por um movimento, se pretendia uma imagem de liberdade pessoal, uma imagem de múltiplas ações, opções, com escolhas abertas. Se eles tinham uma unidade não era pela noção tradicional de estilo, cada artista com seu valor estratégico caminhou, analisando-se posteriormente, para uma desmaterialização da arte. O que significou isto?
Objetivos:
•Proporcionar um entendimento das estruturas visuais que surgiram com o desenvolvimento da arte pós-moderna, através da contextualização estética e histórico-crítica das ações e intervenções contemporâneas. Acredita-se que, a tradução das diferentes linguagens pós-modernas, e de seus processos de produção visual, que romperam com a narrativa descritiva, pode motivar a percepção para o diferencial, atraente e único, dos estilos da moda contemporânea, proporcionando soluções criativas, de conteúdo e forma.
▸Moda e Leituras da Rua
Objetivos:
•Instrumentalizar o aluno com as principais ferramentas para a análise dos grupos que constituem as micro tendências urbanas emergentes que tornar-se-ão macro tendências de moda a codificar o universo do vestuário e de uma vasta categoria de bens de consumo, de automóveis a celulares, passando pelo entretenimento e beleza. A cosmologia urbana é aqui analisada conforme conceitos da antropologia, comunicação, semiótica e sociologia, de forma a permitir uma leitura com vias à decupagem dos conteúdos socioculturais, econômicos e com potencial mercadológico que caracterizam o universo da “rua”.
▸Moda em Ambientes Digitais
Ementa:
Moda e linguagem são manifestações de identidade. No ambiente digital a presença física é acessória, por isso o indivíduo precisa se manifestar de formas diferentes.
Objetivos:
•Discutir as mudanças proporcionadas pelo ambiente digital e a importância da manifestação pessoal como forma de interação social nos novos ambientes.
▸Moda, Infância e Contemporaneidade
Ementa:
Moda e infância compõem um fenômeno cada vez mais presente nas histórias e geografias do mundo, desde a modernidade até a contemporaneidade. Esta disciplina propõe uma exploração do universo mercadológico contemporâneo da moda infantil, em diferentes contextos e perspectivas, a partir de reflexões teóricas e atividades práticas no estudo de marcas, produtos, tendências, publicidade, sentidos e consumos, a fim de buscar novas possibilidades para as criações estéticas e gestões estratégicas neste importante segmento do mercado da moda.
Objetivos:
•Propor aos alunos reflexões e conhecimentos teóricos e práticos, nos campos da moda, comunicação, consumo e estudos da infância, a fim de que sejam capazes de superar desafios e identificar novas possibilidades para a criação estética e gestão estratégica de marcas e produtos no mercado contemporâneo da moda infantil.
▸Moda, Mundo e Lugar
Ementa:
A arte do pós-movimento, como ficou conhecida ou a arte pós-moderna, menosprezando os esforços coletivos de um trabalho em grupo se caracterizando por um movimento, se pretendia uma imagem de liberdade pessoal, uma imagem de múltiplas ações, opções, com escolhas abertas.
Objetivos:
•Capacitar o aluno com as principais ferramentas para a análise dos grupos que constituem as micro tendências urbanas emergentes que tornar-se-ão macro tendências de moda a codificar o universo do vestuário e de uma vasta categoria de bens de consumo, de automóveis a celulares, passando pelo entretenimento e beleza.
▸Moda, Psicanálise e Consumo
Objetivos:
•Entender a relação existente entre moda, sujeito, desejo e consumo.
▸O Vestuário como Ação Política e Relações de Poder
Ementa:
Entendendo o indivíduo com um ser político que atua como criador de si mesmo, a disciplina busca estudar estes sujeitos em seus ambientes sociais e os discursos vestimentares que carregam em si, figurativizados, relações de poder. A roupa como possibilidade de subjetivação desencadeia processos que podem tanto subverter padrões de comportamento estabelecidos, como confirmar os mesmos. Assim, é importante que entendamos esses processos, tão dinâmicos, cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Nós utilizaremos do referencial teórico da Semiótica Discursiva e dos postulados de Michel Foucault como basilares da disciplina.
Objetivos:
•O momento político mundial favorece o aparecimento de grupos, os mais diversos, em suas ideologias e atitudes políticas. O discurso vestimentar aparece como protagonista nas relações dos sujeitos com a sociedade, e muitas vezes, veículo claro de mensagens e crenças.
▸Relações entre Corpo, Arte e Moda
Ementa:
Objeto central da moda o corpo humano, ao longo dos séculos passou por várias formas de representação. Esta disciplina traçará um dos possíveis panoramas, das formas como o corpo foi pensado e representado artisticamente nos seguintes períodos históricos: Egito, Grécia, Renascimento, Barroco, Modernismo, Contemporâneo.
Objetivos:
•Esta disciplina tem por objetivo percorrer com o aluno trajetórias nas áreas das artes e da moda com o intuito de estimular atividades de pesquisa e atividades de criação que mesclem diferentes áreas de conhecimento.
▸Roupa e Imagens que a Moda Faz
Ementa:
Gestão do processo de publicização da roupa. Plano de Publicização da Roupa na cadeia produtiva do mercado da moda. A imagem glamurosa X a imagem globalizada. Decodificação/Codificação de tendências e comportamentos. Estratégias de Comunicação e Marketing na construção da imagem que a moda faz.
Objetivos:
•Promover uma visão sistêmica de conceitos mercadológicos e comunicacionais envolvidos na construção da imagem no setor da Moda, capacitando o egresso ao desenvolvimento de planejamentos customizados.
•Apresentar e discutir as etapas de planejamento, organização, direção e controle de imagens que a moda faz.
•Caracterizar as consultorias empresariais na estrutura de marketing fundada na publicidade.
▸Seminário: Calçados e Bolsas
Ementa:
As aulas permitem conhecer as dinâmicas da moda através da historia de produto das principais marcas de acessórios nacionais e internacionais.
Objetivos:
•Expandir a visão dos alunos sobre ferramentas para traduzir as tendências em conceitos para a criação de novos produtos e serviços de maneira estruturada e eficiente. O desenvolvimento de coleções através da metodologia do design estratégico onde a identificação do consumidor e das tendências, são alinhadas com a identidade da marca, minimizando assim riscos e maximizando o retorno de cada coleção.
▸Seminário: Jeans
Ementa:
Esta disciplina vai abordar os aspectos de um dos mais importantes segmentos da moda atual. O jeans é atualmente o tecido mais utilizado no mundo todo, tem uma história peculiar por sua origem como tecido para roupas de trabalhadores braçais e hoje praticamente todas as grandes marcas de moda terem sua linha de roupas nesse tecido. Nos últimos 20 anos houve um grande desenvolvimento nos processos de beneficiamento de jeans, que proporcionou aos estilistas uma gama de possibilidades para criação de coleções. Hoje o profissional de moda que trabalha com esse segmento, tem que ter o conhecimento tecnológico dos processos de fabricação para abrir a as opções de criações e suas coleções terem uma aceitação maior pelo consumidor.
Objetivos:
•Apresentar os vários aspectos que envolvem o mercado do segmento de vestuário em jeans. Os aspectos destacados vão desde do organização deste segmento, que envolve as questões tecnológicas e de mercado.
•Aprofundar o conhecimento para as questões tecnológicas do beneficiamento do jeans, que são fundamental para sucesso do produto, bem como ajuda aos profissionais da área no processo criativo de produtos deste segmento.
▸Seminário: Jóias, Bijuterias e Acessórios
Ementa:
O processo de moda na atual indústria de perfumaria e joalheria, investigando a realidade do mercado de consumo, poder das marcas e capacidade de influência. A exemplificação de estratégias de Marketing exercidas através de publicidade no setor de perfumaria e joalheria. Assimilar idéias fundamentais que justificam a importância e a rentabilidade deste segmento quando associados a uma estrutura de Marketing alicerçada na publicidade
Objetivos:
•Possibilitar a compreensão do forte valor simbólico e conceitos atribuídos ao produto de consumo de perfume e jóia, e de que forma atuam sobre as emoções humanas e influenciam a capacidade de gerar desejo de consumo.
•Favorecer uma visão centralizada de conceitos mercadológicos deste segmento da indústria da moda, e capacitar o aluno a identificar idéias fundamentais que auxiliem no processo criativo de estratégias direcionadas a atingir um público consumidor através dos meios de comunicação.
•Promover ao aluno a possibilidade de discernir valores próprios do segmento de perfumaria e joalheria, em questão e exemplificar que o posicionamento e o sucesso de uma marca dependem de uma estrutura justificada na publicidade.
▸Seminário: Moda e cultura de casamento
Ementa:
Os sentidos do casamento e sua evolução no tempo - perspectiva histórica. Diferentes rituais de casamento - perspectiva antropológica e cultural. Casamento e cerimônia. O lugar da noiva e do no vestido no casamento. Tendências da moda noiva.
▸Seminário: Moda e Maquiagem
Ementa:
O processo de moda na atual indústria de maquiagem, investigando a realidade do mercado de consumo, poder das marcas e capacidade de influência. A exemplificação de estratégias de Marketing exercidas através de publicidade no setor de maquiagem. Assimilar ideias fundamentais que justificam a importância e a rentabilidade deste segmento quando associados a uma estrutura de Marketing alicerçada na publicidade.
Objetivos:
•Possibilitar a compreensão do forte valor simbólico e conceitos atribuídos ao produto de consumo de maquiagem, e de que forma atuam sobre as emoções humanas e influenciam a capacidade de gerar desejo de consumo.
•Favorecer uma visão centralizada de conceitos mercadológicos deste segmento da indústria da moda, e capacitar o aluno a identificar ideias fundamentais que auxiliem no processo criativo de estratégias direcionadas a atingir um público consumidor através dos meios de comunicação.
•Promover ao aluno a possibilidade de discernir valores próprios do segmento de maquiagem, em questão e exemplificar que o posicionamento e o sucesso de uma marca dependem de uma estrutura justificada na publicidade.
▸Seminário: Os Sentidos do Perfume
Ementa:
O processo de moda na atual indústria de perfumaria e joalheria, investigando a realidade do mercado de consumo, poder das marcas e capacidade de influência. A exemplificação de estratégias de Marketing exercidas através de publicidade no setor de perfumaria e joalheria. Assimilar idéias fundamentais que justificam a importância e a rentabilidade deste segmento quando associados a uma estrutura de Marketing alicerçada na publicidade.
Objetivos:
•Possibilitar a compreensão do forte valor simbólico e conceitos atribuídos ao produto de consumo de perfume e jóia, e de que forma atuam sobre as emoções humanas e influenciam a capacidade de gerar desejo de consumo.
•Favorecer uma visão centralizada de conceitos mercadológicos deste segmento da indústria da moda, e capacitar o aluno a identificar idéias fundamentais que auxiliem no processo criativo de estratégias direcionadas a atingir um público consumidor através dos meios de comunicação.
•Promover ao aluno a possibilidade de discernir valores próprios do segmento de perfumaria e joalheria, em questão e exemplificar que o posicionamento e o sucesso de uma marca dependem de uma estrutura justificada na publicidade.
▸Tecnologia Têxtil
Objetivos:
•Apresentar ao aluno a cadeia têxtil, sua história e evolução técnica.
E-mail: gestmoda@usp.br
Telefone: (11) 3091 4147 ou (11) 91130 8830
das 14h às 20h
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