Chamada de Trabalhos Convidados Progamação Informações Gerais Trabalhos Aceitos Edições Anteriores

Convidados confirmados

Simon Emmerson


Compositor eletroacústico, trabalhando sobretudo com live eletronics. Nasceu em Wolverhampton, Reino Unido, em 15 de setembro de 1950.

Após vinte oito anos como diretor do Estúdio de Música Eletroacústica na City University, Londres, desde novembro de 2004 Emmerson é professor de Música, Tecnologia e Inovação na Universidade De Montfort, Leicester. Sua produção artística atualmente se estende por trinta e cinco anos e inclui encomendas dos grupos Intermodulation, Singcircle, Option Band, Lontano e também de Jane Manning, Phillip Mead, Jane Chapman, entre muitos outros. Obteve também encomendas de obras acusmáticas do IMEB (Bourges), do GRM (Paris) e do Inventionen Festival (Berlin). Em 1985, sua obra Time Past IV, para soprano e tape, ganhou o primeiro prêmio no Bourges Electroacustic Awards. Foi editor e colaborador do livro The Language of Electroacoustic Music (Macmillan, 1986) e Electronic Media and Culture (Ashgate, 2000). Seu livro Living Electronic Music foi publicado pela Ashgate em 2007, assim como dois Cds solos pela Sargasso em 2007 e 2008. Foi secretário fundador da EMAS (The Electroacoustic Music Association of Great Britain) em 1979; atuou no conselho da Sonic Arts Network desde seu início até 2004 e em 2008 foi convidado a fazer parte do conselho de gestão de sua organização sucessora, a Sound and Music. Em 2009-2010 foi professor visitante DAAD Edgar Varèse na Technische Universität Berlin.



Julio d'Escriván


Compositor que faz uso intensivo da tecnologia, tanto em música de concerto quanto em suas aplicações para o cinema, vídeo e novas mídias. Atualmente, auxilia na implementação do Laboratório Digital de Performance no Instituto de Pesquisa das Culturas das Economias Digitais na Anglia Ruskin University/Cambridge. De 1991 até 2003 D'Escriván foi um bem sucedido compositor e produtor de música para filmes e TV para as regiões do Caribe e América Latina trabalhando em campanhas publicitárias de âmbito nacional e internacional, além de documentários, longas e curtas-metragens. Julio recebeu, por duas vezes nos anos de 1987 e 1989 o prêmio do Bourges International Electroacustic Music Competition na França. Recebeu também prêmios pelo seus filmes (Festival de Mérida) e trabalhos em propaganda (Prêmio ANDA) na Venezuela, assim como outras menções em prêmios nacionais de composição neste mesmo país. Suas composições tem sido apresentadas em festivais de música em inúmeros países tais como a Holanda (Gaudeamus), Espanha (Centro Reina Sofia), país Basco (Festival Klem), França, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Argentina, Suécia, México, USA e Venezuela. Seu trabalho tem sido transmitido na América e na Europa por emissoras como a BBC, Radio 3, VPRO Amsterdam, Radio Nacional de Espanha e RAI, entre outras.



Nicolas Collins


Nasceu e cresceu em New York, Nicolas Collins estudou composição com Alvin Lucier na Wesleyan University, trabalhou muitos anos com David Tudor e colaborou com vários grupos e solistas ao redor do mundo. Ele viveu a maior parte da década de 1990 na Europa, onde foi Diretor Artístico Visitante da Stichting STEIM (Amsterdam) e compositor residente DAAD em Berlim. Desde 1997 é editor executivo do Leonardo Music Jornal, e desde 1999 é professor no Department of Sound da School of the Art Institute of Chicago. A segunda edição de seu livro, Handmade Electronic Music - The Art of Hardware Hacking, foi publicada pela Routledge em 2009. Collins possui a dúbia distinção de ter tocado tanto no CBGB como no Concertgebouw.

www.nicolascollins.com



Ricardo Nascimento Fabbrini


É professor de estética do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É autor de O Espaço de Lygia Clark (Atlas, 1994) e A arte depois das vanguardas (Editora da Unicamp, 2002), além de artigos sobre estética, arte moderna e contemporânea em revistas acadêmicas. Possui graduação e licenciatura em Filosofia (1986) e Direito (1983); mestrado (1991) e doutorado (1998) em Filosofia pela USP.

ricardofabbrini@usp.br



Samuel Araujo


Professor associado de etnomusicologia da Escola de Música da UFRJ, tem publicado sobre música, política e poder em periódicos e livros no Brasil e no exterior. Tem atuado também na curadoria de séries que promovem encontros entre concepções contrastantes de música, como Campos Sonoros (Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro, 2009) e Arte Fórum (Fórum de Ciência e Cultura, 2011). Coordena desde 2003 projetos de pesquisa-ação participativa em áreas favelizadas do Rio de Janeiro, mais especificamente a Maré, Salgueiro e Formiga, formando grupos de pesquisa entre moradores, voltados à documentação de práticas e paisagens sonoras e à constituição de acervos multimídia sobre as referências sonoras locais.



Marcos Branda Lacerda


Nasceu em São Paulo em 1954. Estudou composição com Osvaldo Lacerda e Hans Joachim Koellreutter. Em Berlim terminou os estudos de Linguística e Musicologia com um doutorado sobre estruturação rítmica na música africana (Fon e Iorubá). Aí manteve contacto com o compositor Nikolaus A. Huber. Hoje é professor de História da Música e Análise no Departamento de Música da Universidade de São Paulo e participa regularmente como compositor de diversos encontros de música contemporânea no Brasil. Recebeu recentemente o prêmio Funarte de composição.

English Mobile FAPESP ECA USP