BOLETIM 1 – LACIP

BOLETIM 1 – LACIP

É com prazer que anunciamos algumas novidades com relação ao processo de implantação do LACIP – Laboratório de Cultura, Informação e Público da USP. São elas:

1. Formalização do Laboratório junto às instâncias legais/administrativas da Escola de Comunicações e Artes. De início foi encaminhado ao Conselho do Departamento de Biblioteconomia e Documentação o Regimento Interno e o pedido de registro. O LACIP foi plenamente aprovado, seguindo para a Comissão de Pesquisa da Escola de Comunicações e Artes, onde está sendo apreciado. Após aprovação seguirá para a Diretoria da ECA.

2. Independentemente da formalização jurídica do Laboratório, avançamos na obtenção da estrutura física. Já temos um espaço em frente ao prédio da ECA, onde podemos realizar reuniões e iniciar as primeiras atividades. Apesar de já termos o espaço físico, ainda precisamos instalar a infra-estrutura, como cadeiras, armários e computadores. Neste momento o LACIP não dispõe de recursos, por isso eventuais doações serão bem-vindas.

3. Já temos uma pauta para o lançamento do LACIP: realizar um grande seminário internacional sobre a questão dos públicos – como pensar o público de cultura na atualidade?

4. Efetuamos ações de aproximação com possíveis parceiros do Laboratório: no dia 21/10/2011 fizemos uma reunião com o Dr. Caio Luiz de Carvalho, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), para avaliar as possibilidades de realização de ações conjuntas. A reunião foi produtiva e a SPTuris se mostrou receptiva a estabelecer parcerias com o LACIP.

5. Estamos solicitando bolsas para alunos de graduação realizarem atividades diretamente vinculadas ao LACIP e seus propósitos.

6. O LACIP ambientou-se numa plataforma digital que permitirá a realização de várias atividades apropriadas a um grupo produtivo. Uma delas, em andamento, é a constituição de cadastro de professores especializados em nossa área de atuação, pós-graduandos, dirigentes que atuam no setor cultural, produtores culturais, etc.

Atenciosamente,

Equipe do LACIP – Laboratório de Cultura, Informação e Público / USP

Contato: lacip@lacip.com.br