• Home
  • Equipe
América Latina e Ibéricos

América do Norte

Brasil

Europa

Home » América do Norte

EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

publicado por redacao on 06/12/2011 – 02:16nenhum comentário

No país não há obrigatoriedade de diploma e nem lei de imprensa

 por Marina Ribeiro

A maioria dos países democráticos tem algum tipo de lei de imprensa. Nos Estados Unidos, no entanto, não há uma legislação específica. A regulamentação da mídia, ao contrário do que ocorre em diversos países europeus, é pautada por uma série de regras contidas em diferentes legislações.

Isso ocorre por que a primeira emenda da Constituição Nacional proíbe o congresso de criar qualquer lei que cerceie a liberdade de imprensa ou de expressão. Dessa forma, os principais reguladores do conteúdo devem ser o mercado e a opinião pública , com o mínimo de interferência do governo possível. .

Por esse motivo, no país não há a obrigatoriedade do diploma e nem é preciso se filiar a nenhuma entidade para exercer a profissão de jornalista. “Aqui nos Estados Unidos você não é jornalista, você está jornalista. Se você trabalha como jornalista, é jornalista”, afirma Rosental Calmon Alves, ex- editor executivo do Jornal do Brasil.

O jornalista brasileiro vive há 15 anos nos Estados Unidos, onde é professor na Universidade do Texas em Austin. Segundo ele, a primeira emenda da constituição é incompatível com qualquer restrição a liberdade de imprensa.

“Impor o diploma para o exercício do jornalismo e considerado aqui uma restrição. Por mais justa que pareça, ela seria inconstitucional.”

 

Regulamentação da mídia

Seguindo esta premissa, no país a circulação de jornais e a internet são livres de regulação governamental. No entanto, segundo o pesquisador Murilo César Oliveira Ramos, professor da Universidade de Brasília e conselheiro da EBC (Empresa Brasil de Comunicação), “é um erro afirmar que não há regulação”.

Desde a década de 1930, um marco regulatório tem como um dos objetivos coibir a propriedade cruzada, impedindo que uma mesma pessoa física ou jurídica possua diferentes mídias eletrônicas ou impressas em um mesmo mercado.

Já os canais de TV e rádio têm uma maior regulação e são supervisionados pela FCC (em inglês, Comissão Federal de Comunicações), formada pela Lei de Comunicação de 1934. Nela seis membros são escolhidos pelo presidente e aprovados pelo Senado. Há também regulação por comissões no Senado e na Câmara, além de decisões da suprema corte. Também é a FCC que outorga concessões de televisão e rádio por oito anos.

Além disso, As regras também vetam a exibição de cenas consideradas indecentes e obrigam os canais de televisão a exibir, no mínimo, três horas por semana de programação educativa para crianças.

Ações fortes

“Há uma regulação forte e um órgão regulador ativo para o setor audiovisual. A FCC tem conflitos o tempo todo com os radiodifusores. E tem ações fortes”, explicou Ramos ao portal Opera Mundi.

Devido à visão liberalizante que o país adota o órgão entra em ação quando há uma percepção generalizada de abuso. Nestes casos o FCC estuda novas legislações ou a aplicação da legislação com mais rigidez.

“Alguns anos atrás, por exemplo, aplicou uma multa pesadíssima contra a CBS porque a cantora Janet Jackson mostrou um seio na final do campeonato de futebol americano”, exemplificou o professor.

Nos demais casos de abusos, as conseqüências são legais. A legislação norte-americana garante a possibilidade de ações judiciais em casos de calúnia e difamação por parte da mídia, por exemplo.

 

Comente!

Click here to cancel reply »

Add your comment below, or trackback from your own site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

América do Norte »

As engrenagens da máquina

As engrenagens da máquina

Para se ter uma ideia mais profunda sobre a imprensa norteamericana, é necessário se perguntar: como se formam seus profissionais de comunicação?
Por Marina Pastore

A partir de dados de pesquisas e dos sites oficiais das principais …

Mais matérias »

América Latina e Ibéricos »

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

35% dos estudantes de jornalismo e de comunicação do Chile acabam trabalhando na área de relações públicas
por Stephanie Kim Abe
O expressivo número de alunos chilenos formados em jornalismo ou comunicação de massa que exercem funções …

Mais matérias »

Brasil »

Diretrizes do MEC explicitam os 10 mandamentos para um bom jornalista

por Glenda Almeida
O documento que contém as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, compiladas em fevereiro de 2009, deve ser leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros que pretendem, um dia, ser …

Mais matérias »

Europa »

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

A discussão aumentou depois que o primeiro ministro britânico ameaçou bloquear os serviços de comunicação da internet
por Lucas Rodrigues

No dia 5 de agosto de 2011, teve início em Londres, na Inglaterra, uma série de protestos …

Mais matérias »

Tags

Alemanha América Latina Argentina assessoria de imprensa Bolívia Brasil Canadá Carnegie-Knight Initiative Chile Colômbia diploma disciplinas práticas disciplinas teóricas ensino escola de jornalismo Espanha Especialização Estados Unidos estágio França grade curricular graduação Inglaterra instituições internet jornalismo online lei Lei de Imprensa mercado de trabalho multimídia México perfil dos jornalistas pesquisa Plano de Bolonha Portugal produção acadêmica prática redes sociais reformar curricular reforma universitária regulamentação relações públicas Uruguai Venezuela ética

Posts Recentes

  • Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção
  • Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites
  • As engrenagens da máquina
  • Como “los latinos” viram jornalistas
  • EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

Mais Comentados

  • Mapa dos centros de formação em comunicação traz detalhes sobre ensino de jornalismo
Leia mais em América do Norte (2 de 11 matérias)

Quem são os jornalistas?
Confira o perfil dos profissionais da área que atuam nos Estados Unidos e no Canadá ...

Powered by WordPress | Log in | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Arthemia Premium theme by dukio