• Home
  • Equipe
América Latina e Ibéricos

América do Norte

Brasil

Europa

Home » América Latina e Ibéricos

Estudos revelam o perfil dos jornalistas portugueses

publicado por redacao on 06/12/2011 – 01:43nenhum comentário

Mais jovens e mais mulheres praticam a profissão

por Paulo Eduardo Palmério

Para entender as tendências do jornalismo português nos próximos anos, é necessário acompanhar as mudanças no perfil dos jornalistas, que se aprofundou a partir da nova Lei de Imprensa de 1999. O jornalismo hoje é feito por mais mulheres, mais jovens e mais profissionais com curso superior.

Uma análise dos dados do estudo intitulado “Ser Jornalista em Portugal”, coordenado pelo professor José Rebelo, do Instituo Universitário de Lisboa, traça os diversos perfis do jornalista português, com base em entrevistas realizadas nos últimos 5 anos. Segundo ele, o estudo mostra ““o estagiário que vai repetindo estágios e que nunca consegue integrar a profissão, até o jovem jornalista que não encontra o que procura e então desiste e vai para profissões conexas, como assessorias ou empresas de comunicação”. Não muito diferente do que passam os jornalistas ingressantes no Brasil, não é mesmo?

O primeiro ponto de destaque do estudo mostra um aumento maçico do número de jornalistas com carteira profissional. Isso aconteceu em função da ingressão de Portugal na União Européia na década de 1980, que possibilitou a entrada de novos grupos de mídia e a legalização de radios comunitárias. A nova Lei de Imprensa também impactou a explosão de jornalistas credenciados. Qualquer pessoa com curso superior pode tornar-se jornalista, desde que faça um estágio obrigatório.

A tabela abaixo, de outro estudo chamado “Jornalismo: uma profissão em mudança”, da socióloga Diana Andringa, mostra a evolução dos profissionais com carteira em Portugal:

 

Outra alteração significativa é o crescimento do número de estagiários, em detrimento da refração do número total de jornalistas ingressantes. Em outras palavras, os estagiários estão se perpetuando no cargo e exercendo funções que são próprias do jornalista profissional. Com isso, ganhando pouco e sem capacidade de reivindicação (devido a grande oferta de profissionais no mercado), os jornalistas ingressantes passam de estágio para outro estágio. As empresas de comunicação se beneficiam disso, mantendo as redações com custos baixos.

Outra explicação para a diminuição relativa dos jornalistas ingressantes se deve pela “crise” européia, que diminuiu postos de trabalho. Mas também pelo acúmulo de funções da profissão com a modernização das redações em grupos multimídias. O jornalista escreve um artigo para o jornal, outro para o conteúdo online, e depois um texto para a televisão. Segundo o pesquisador José Rebelo, essa característica atual cria um “claro aumento dos níveis de precariedade da profissão”.

 

A maior participação das mulheres é uma tendência positiva. Enquanto em 1987 as mulheres representavam apenas 19,8% do total dos jornalistas, hoje em dia o número cresceu para 43,4%. Isso pode ser observado nas faixas jovens de jornalistas ingressantes. Nos cinco anos de pesquisa do “Jornalismo: uma profissão em mudança”, Diana Andringa registrou o ingresso de 40% mais mulheres do que homens no jornalismo. Segundo ela, esses dados “fazem supor, sem grande risco, que daqui a curto/médio prazo a percentagem de mulheres na profissão será claramente superior à percentagem de homens”.

Mais um dado interessante é o crescimento de pessoas com curso superior. A multiplicação das universidades privadas de comunicação social, muito delas a baixo custo, criou as condições para que mais jovens pudessem cursar o ensino superior. De acordo com o pesquisar José Rebelo, isso acontece pela grande “visibilidade social do jornalismo”, que leva a que os cursos de comunicação social continuem “a ter muita procura, apesar da crise que existe neste mercado”.

Estamos falando de Portugal. Mas bem que serviria muito bem ao Brasil, não é verdade?

Comente!

Click here to cancel reply »

Add your comment below, or trackback from your own site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

América do Norte »

As engrenagens da máquina

As engrenagens da máquina

Para se ter uma ideia mais profunda sobre a imprensa norteamericana, é necessário se perguntar: como se formam seus profissionais de comunicação?
Por Marina Pastore

A partir de dados de pesquisas e dos sites oficiais das principais …

Mais matérias »

América Latina e Ibéricos »

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

35% dos estudantes de jornalismo e de comunicação do Chile acabam trabalhando na área de relações públicas
por Stephanie Kim Abe
O expressivo número de alunos chilenos formados em jornalismo ou comunicação de massa que exercem funções …

Mais matérias »

Brasil »

Diretrizes do MEC explicitam os 10 mandamentos para um bom jornalista

por Glenda Almeida
O documento que contém as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, compiladas em fevereiro de 2009, deve ser leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros que pretendem, um dia, ser …

Mais matérias »

Europa »

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

A discussão aumentou depois que o primeiro ministro britânico ameaçou bloquear os serviços de comunicação da internet
por Lucas Rodrigues

No dia 5 de agosto de 2011, teve início em Londres, na Inglaterra, uma série de protestos …

Mais matérias »

Tags

Alemanha América Latina Argentina assessoria de imprensa Bolívia Brasil Canadá Carnegie-Knight Initiative Chile Colômbia diploma disciplinas práticas disciplinas teóricas ensino escola de jornalismo Espanha Especialização Estados Unidos estágio França grade curricular graduação Inglaterra instituições internet jornalismo online lei Lei de Imprensa mercado de trabalho multimídia México perfil dos jornalistas pesquisa Plano de Bolonha Portugal produção acadêmica prática redes sociais reformar curricular reforma universitária regulamentação relações públicas Uruguai Venezuela ética

Posts Recentes

  • Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção
  • Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites
  • As engrenagens da máquina
  • Como “los latinos” viram jornalistas
  • EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

Mais Comentados

  • Mapa dos centros de formação em comunicação traz detalhes sobre ensino de jornalismo
Leia mais em América Latina e Ibéricos (4 de 17 matérias)

Ciências Humanas na prática
Na América Latina, os currículos dos cursos de jornalismo têm uma forte base teórica, que ...

Powered by WordPress | Log in | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Arthemia Premium theme by dukio