• Home
  • Equipe
América Latina e Ibéricos

América do Norte

Brasil

Europa

Home » América Latina e Ibéricos

Ciências Humanas na prática

publicado por redacao on 06/12/2011 – 01:39nenhum comentário

Na América Latina, os currículos dos cursos de jornalismo têm uma forte base teórica, que aproxima o curso das Ciências Sociais

por Camila Camilo

Da Universidad Autónoma de Querétaro, no México, à gigantesca Universidad de Buenos Aires, na Argentina, os cursos de jornalismo fazem parte do ensino das Ciências Humanas. Até aí nenhuma novidade. No Brasil, jornalismo não remete à contas nem à dissecação de animais. O que torna os demais estudantes de jornalismo latinos mais próximos das Ciências Humanas que nós, brasileiros, é o ciclo básico dos primeiros anos da graduação, o currículo e a faculdade onde os cursos são ministrados.

Campus da Universidad Autónoma de Querétaro

Em várias universidades, o curso de jornalismo não está em uma faculdade exclusiva de comunicação, mas em uma unidade que também tenha cursos como Sociologia ou Ciências Políticas. Na já citada Universidad Autónoma de Querétaro, por exemplo, futuros jornalistas dividem o prédio da Facultad de Ciências Politicas y Sociales com quem deseja virar sociólogo ou administrador público. Não é à toa que a universidade espera que os alunos por ela formados tenham “uma base sólida em ciências sociais, com formação específica em comunicação social e jornalismo”, como diz o perfil dos egressos.

O currículo de jornalismo em boa parte das faculdades latino-americanas apresenta um ciclo básico bem teórico. Os recém-chegados à Universidade de Buenos Aires, por exemplo, estudam as disciplinas “Introdução ao Conhecimento da Sociedade e do Estado” e “Introdução ao Pensamento Científico”, além de Economia, Sociologia, Semiologia e Psicologia, antes de partir para o currículo específico da área.

Como muitas faculdades oferecem como especialização da área de Comunicação Social, a habilitação para dar aulas, ou até mesmo para atuar no terceiro setor, alguns alunos podem cursar disciplinas optativas nestas áreas. Também na Universidade de Buenos Aires, quem estuda Comunicação Social pode escolher atuar na “orientação em políticas e planificação da comunicação” ou então na “orientação em comunicação e promoção comunitária”. Com isso, os estudantes de jornalismo estudam também “História da Argentina e da América Latina” e “Principais correntes do pensamento contemporâneo”. Ou seja, mais base teórica.

 

Equilíbrio

Renata Cabrales, jornalista colombiana, sugere que as universidades busquem um equilíbrio no currículo dos cursos de jornalismo. Nem tão prático, nem exclusivamente teórico “que mergulham na teoria e esquecem que o mundo atual está mediado, em muitos aspectos, por ferramentas digitais”, explica em um artigo publicado no site Observatório da Imprensa.

O texto defende a diminuição das exigências para que alguém possa dar aulas de jornalismo e que os estudantes briguem por cursos mais atualizados “é vital considerar o ensino de jornalismo como algo vivo, que se monitora, mede, estuda, constrói e descontrói de maneira constante”.

Neste ano, a Universidade de Rosario, a mais antiga da Colômbia – fundada em 1653 – em parceria com a editora Producciones Semanas criou um curso de pós-graduação que pretende unir teoria e prática no ensino do jornalismo. Semelhante ao modelo de formação profissional fruto da parceria entre o jornal espanhol El País e a Escuela de Periodismo – UAM, o curso é um mestrado em jornalismo com duração de um ano e meio. Além das aulas, os alunos fazem estágios nas publicações da editora.

Referências:

http://www.elpais.com/articulo/sociedad/Colombia/crea/maestria/inspirada/

Escuela/Periodismo/UAM/PAIS/elpepisoc/20110208elpepisoc_7/Tes

http://observatoriodaimprensa.com.br/news/view/como_mudou_o_ensino_de_jornalismo

Comente!

Click here to cancel reply »

Add your comment below, or trackback from your own site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

América do Norte »

As engrenagens da máquina

As engrenagens da máquina

Para se ter uma ideia mais profunda sobre a imprensa norteamericana, é necessário se perguntar: como se formam seus profissionais de comunicação?
Por Marina Pastore

A partir de dados de pesquisas e dos sites oficiais das principais …

Mais matérias »

América Latina e Ibéricos »

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

35% dos estudantes de jornalismo e de comunicação do Chile acabam trabalhando na área de relações públicas
por Stephanie Kim Abe
O expressivo número de alunos chilenos formados em jornalismo ou comunicação de massa que exercem funções …

Mais matérias »

Brasil »

Diretrizes do MEC explicitam os 10 mandamentos para um bom jornalista

por Glenda Almeida
O documento que contém as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, compiladas em fevereiro de 2009, deve ser leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros que pretendem, um dia, ser …

Mais matérias »

Europa »

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

A discussão aumentou depois que o primeiro ministro britânico ameaçou bloquear os serviços de comunicação da internet
por Lucas Rodrigues

No dia 5 de agosto de 2011, teve início em Londres, na Inglaterra, uma série de protestos …

Mais matérias »

Tags

Alemanha América Latina Argentina assessoria de imprensa Bolívia Brasil Canadá Carnegie-Knight Initiative Chile Colômbia diploma disciplinas práticas disciplinas teóricas ensino escola de jornalismo Espanha Especialização Estados Unidos estágio França grade curricular graduação Inglaterra instituições internet jornalismo online lei Lei de Imprensa mercado de trabalho multimídia México perfil dos jornalistas pesquisa Plano de Bolonha Portugal produção acadêmica prática redes sociais reformar curricular reforma universitária regulamentação relações públicas Uruguai Venezuela ética

Posts Recentes

  • Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção
  • Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites
  • As engrenagens da máquina
  • Como “los latinos” viram jornalistas
  • EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

Mais Comentados

  • Mapa dos centros de formação em comunicação traz detalhes sobre ensino de jornalismo
Leia mais em América Latina e Ibéricos (5 de 17 matérias)

Ensino de jornalismo na América Latina: um levantamento de estatísticas
Por Denise Eloy As dificuldades do ensino de jornalismo no Brasil não são características apenas ...

Powered by WordPress | Log in | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Arthemia Premium theme by dukio