• Home
  • Equipe
América Latina e Ibéricos

América do Norte

Brasil

Europa

Home » América Latina e Ibéricos

Pesquisa acadêmica em comunicação se fortalece na América Latina

publicado por redacao on 05/12/2011 – 15:06nenhum comentário

Por Denise Eloy

 

A pesquisa acadêmica normalmente se debruça sobre grandes questões e é fundamental para o desenvolvimento de uma área de conhecimento. Com a comunicação, esse processo também ocorre. Apesar do tom prático das faculdades e escolas de jornalismo, as linhas de pesquisa crescem e são estudadas nos vários âmbitos da comunicação. Dessa forma, prática e teoria se articulam na produção de conhecimento.

Fundada em 1978, a Associação Latinoamericana de Pesquisadores em Comunicação (Alaic) tem como missão “impulsionar o desenvolvimento da pesquisa comunicacional na América Latina e sobre ela, junto à consolidação de uma comunidade acadêmica que produza em condições de liberdade, qualidade e colaboração permanentes”. A associação procura apoiar a comunidade científica latino-americana que tem como foco a comunicação. A partir das relações regionais, nacionais e entre países, a liberdade de investigação e o pluralismo teórico e metodológico são alguns de seus valores.

 

A associação é dividida em grupos de trabalho que abarcam diversos campos da comunicação. Como exemplos, alguns deles são Comunicação e Saúde, Comunicação Política e Meios e Estudos em Jornalismo.

 

A importância da pesquisa

Raúl Fuentes é coordenador do grupo Teoria e Metodologia de Pesquisa da Comunicação e conta que a pesquisa na América Latina tem uma clara tendência de crescimento, porém uma enorme variedade temática e metodológica. Sobre os países mais ativos nesse aspecto, ele afirma: “Mayor o menor, todos los países latinoamericanos. Pero el grado de institucionalización es incomparablemente mayor en Brasil que en el resto. Hay fuertes tradiciones en México, Argentina, Venezuela, Colombia… pero no el mismo nivel de institucionalización”.

Fuentes complementa acerca da importância da pesquisa para a formação de professores e alunos: “Debería ser una importancia más ampliamente reconocida, pues tiene que ver con los procesos de producción de conocimiento, y eso es central para cualquier actividad de comunicación”.

A pesquisa em comunicação na América Latina também é estudada em seu caráter histórico, do seu surgimento até os dias de hoje. Em artigo publicado em 2002, Gustavo Léon Duarte, professor e pesquisador da Universidade de Sonora, no México, menciona que “el campo de estúdios y, en particular, el desarrollo y la aplicación de las teorías de la comunicación en América Latina se formaron prácticamente durante el periodo de los sesenta y hasta mediados de los ochenta por el “efecto cruzado” de dos hegemonías teóricas: la del pensamiento instrumental de la investigación norteamericana y la del paradigma ideologista de la teoría social latinoamericana”. A constatação é de Martín Barbero, em 1993.

 

Raio-X do ensino de jornalismo

Da mesma forma, a Federação Latinoamericana de Faculdades de Comunicação Social (Felafacs) tem como propósito contribuir para o desenvolvimento do ensino e da prática profissional da comunicação na região. Criada em 1981, agrupa mais de 300 faculdades e escolas de comunicação pertencentes a 21 países.

A federação realiza projetos, pesquisas e outros tipos de iniciativas e debates que fomentem o crescimento da área de conhecimento definida como comunicação. A revista acadêmica Diálogos da Comunicação, por exemplo, é uma publicação que tem mais de 20 anos.

Um dos projetos da Felafacs foi a criação do Mapa dos centros e programas de formação de comunicadores e jornalistas na América Latina e Caribe. Ele identificou os modelos de acreditação de qualidade desses cursos e comparou a realidade latinoamericana com experiências européias, como o Protocolo de Bologna. Iniciado em 2008, o projeto foi apoiado pela UNESCO e entrou em contato com os Ministérios da Educação de diversos países.

Quer saber mais?

 Leia a matéria sobre o mapa produzido pela Felafacs. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente!

Click here to cancel reply »

Add your comment below, or trackback from your own site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

América do Norte »

As engrenagens da máquina

As engrenagens da máquina

Para se ter uma ideia mais profunda sobre a imprensa norteamericana, é necessário se perguntar: como se formam seus profissionais de comunicação?
Por Marina Pastore

A partir de dados de pesquisas e dos sites oficiais das principais …

Mais matérias »

América Latina e Ibéricos »

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção

35% dos estudantes de jornalismo e de comunicação do Chile acabam trabalhando na área de relações públicas
por Stephanie Kim Abe
O expressivo número de alunos chilenos formados em jornalismo ou comunicação de massa que exercem funções …

Mais matérias »

Brasil »

Diretrizes do MEC explicitam os 10 mandamentos para um bom jornalista

por Glenda Almeida
O documento que contém as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Jornalismo, compiladas em fevereiro de 2009, deve ser leitura obrigatória para todos os estudantes brasileiros que pretendem, um dia, ser …

Mais matérias »

Europa »

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites

A discussão aumentou depois que o primeiro ministro britânico ameaçou bloquear os serviços de comunicação da internet
por Lucas Rodrigues

No dia 5 de agosto de 2011, teve início em Londres, na Inglaterra, uma série de protestos …

Mais matérias »

Tags

Alemanha América Latina Argentina assessoria de imprensa Bolívia Brasil Canadá Carnegie-Knight Initiative Chile Colômbia diploma disciplinas práticas disciplinas teóricas ensino escola de jornalismo Espanha Especialização Estados Unidos estágio França grade curricular graduação Inglaterra instituições internet jornalismo online lei Lei de Imprensa mercado de trabalho multimídia México perfil dos jornalistas pesquisa Plano de Bolonha Portugal produção acadêmica prática redes sociais reformar curricular reforma universitária regulamentação relações públicas Uruguai Venezuela ética

Posts Recentes

  • Jornalista por formação, assessor de imprensa por opção
  • Polêmica sobre bloqueio de redes sociais no Reino Unido amplia debate sobre as funções desses sites
  • As engrenagens da máquina
  • Como “los latinos” viram jornalistas
  • EUA adota postura liberalizante para regular a mídia

Mais Comentados

  • Mapa dos centros de formação em comunicação traz detalhes sobre ensino de jornalismo
Leia mais em América Latina e Ibéricos (8 de 17 matérias)

Portugal é último país europeu a criar escolas de jornalismo
O primeiro curso de Comunicação Social foi criado só em 1979, cinco anos depois do ...

Powered by WordPress | Log in | Entries (RSS) | Comments (RSS) | Arthemia Premium theme by dukio