Aplicativo de Assistência Farmacêutica

Aplicativo de Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica são conceitos que tratam, entre outras coisas, da responsabilidade do farmacêutico sobre o uso racional de medicamentos. Na prática, é englobado por tais conceitos que o paciente seja instruído sobre como usar corretamente determinado medicamento. Porém, o trecho “acompanhamento e avaliação de sua [do medicamento] utilização” não corresponde à prática costumeira no sistema de saúde. Para constatar tal problema basta observar que nas três fases que antecedem o uso de um medicamento, ou deveriam anteceder, normalmente não há o cuidado em prover tal instrução.

O médico receita, o farmacêutico normalmente não fala com o comprador e fica a cargo do paciente ler instruções na bula, que não é escrita de modo claro para a compreensão de leigos. No sistema público, com médicos sobrecarregados, dispensários de medicamentos e farmácias populares sem farmacêuticos presentes e muitas vezes um analfabetismo funcional do paciente, agravam o problema. Não é incomum, por exemplo, dúvidas se a sílica, que serve para regular a umidade, deve ser ingerida ou não.

O aplicativo de assistência farmacêutica intenta auxiliar no uso de medicamentos. Sua função principal é alertar, de forma personalizada, a hora de tomar certo medicamento; mas seu maior valor não são funcionalidades, mas sim ser uma fonte de informação. O aplicativo trará uma bula simplificada, ensinará de modo gráfico como o medicamento deve ser usado, indicará cuidados na armazenagem e alertará data de vencimento, alertará quando restarem poucas doses, indicará interação medicamentosa, contraindicações e possíveis efeitos colaterais.

Promover a divulgação e a ciência dessas informações é que ajudará a promover a uso racional, correto e seguro de medicamentos.

 

Assistência Farmacêutica, segundo o Conselho Nacional de Saúde: “é conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção, e à recuperação da saúde, tanto individual quanto coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial, que visa promover o acesso e o seu uso racional; esse conjunto que envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.”

Atenção Farmacêutica, segundo a Organização Mundial da Saúde: “um conceito de prática profissional na qual o paciente é o principal beneficiário das ações do farmacêutico. A Atenção Farmacêutica é o compêndio das atitudes, os comportamentos, os compromissos, as inquietudes, os valores éticos, as funções, os conhecimentos, as responsabilidades e as habilidades do farmacêutico na prestação da farmacoterapia com o objetivo de obter resultados terapêuticos definidos na saúde e na qualidade de vida do paciente.


Adam Henrique Novaes

Conheça nossa página no Facebook

-->
%d bloggers like this: