iMasters InterCon 2016: “Interação homem-máquina por linguagem natural”

iMasters InterCon 2016: “Interação homem-máquina por linguagem natural”

A talk de Rodrigo Scotti foi, para mim, a mais inspiradora e alinhada com a proposta dessa incubadora. A Nama, empresa da qual é um dos fundadores, lançará em breve uma inovação tecnológica viável, útil e com grande potencial de mudar o modo como algumas coisas são feitas atualmente; o que está alinhado com nossos objetivos com os projetos que estamos desenvolvendo.

Scotti falou sobre os bots. Bots são um sistema feito para interagir com seres humanos, neste caso, realizando o intermédio de algum serviço, essa é a explicação simples. A ideia é que, através de aprendizado de máquina mediado, eles são capazes de entender linguagem humana (tanto falada quanto em texto), compreender o que é solicitado, executar a ação e fornecer uma resposta também em linguagem natural. Tal processo demanda o uso de diversas funcionalidades em sequência para funcionar: uma para transformar áudio em texto, outra para analisar o texto, a execução da tarefa requisitada, uma para criar uma resposta apropriada em linguagem natural e uma para transformar essa resposta em áudio.

A funcionalidade mais importante dos bots, como se pode observar no título, é a de compreensão de linguagem natural. O modo como isso funciona também foi abordado; o sistema reconhece termos-chave e os classifica para saber o que está sendo requisitado. Segundo o palestrante, com, em média, 12 exemplos pré “explicados” por humanos, máquina passa a conseguir reconhecer variações sozinha.

Por fim, o mais interessante são as possibilidades de uso desta ferramenta e o que isso pode representar. Os bots podem ser implementados como ferramenta de atendimento de praticamente qualquer instituição; melhor do que sites, uras, formulários, pois com ele poderíamos falar como falamos com um amigo e ser compreendidos e ter nossa requisição atendida. Pela primeira vez não precisaríamos aprender a linguagem da máquina para utilizá-la, mas ela aprenderia a nossa.


Adam Henrique Novaes

Conheça nossa página no Facebook

-->
%d bloggers like this: