iMasters InterCon 2016: os 6 pontos de Ali Parr para Construção e Crescimento de Aplicativos de Multi-plataforma

iMasters InterCon 2016: os 6 pontos de Ali Parr para Construção e Crescimento de Aplicativos de Multi-plataforma

Como dito no post anterior, os membros da Incubadora de Talentos IRIS visitaram o congresso de tecnologia iMasters Intercon, nesse último final de semana.

O evento foi extremamente rico para todos nós, e uma palestra que com certeza se destacou foi a de Ali Parr, atual Head of International Platform do Twitter, na qual ele falou sobre Construção e Crescimento de Aplicativos de Multi-plataformas.

Ali Parr Twitter 2

O palestrante utilizou de todos seu know-how como atual funcionário do Twitter e ex-funcionário do Facebook (onde ele ajudou a desenvolver o jogo Candy Crush Saga, ou seja, conhecimento sobre aplicativos com certeza não faltou) para nos dar importantes dicas e informações, dividindo sua apresentação em 6 pontos que apresentarei resumidamente a seguir:

1. Speed Matters (Velocidade importa)

Em seu primeiro ponto, Ali nos lembrou o quanto a velocidade é importante no desenvolvimento de aplicativos. Ele ainda reforçou essa importância utilizando dados históricos, no caso, a invenção e o aprimoramento do avião. Basicamente, apesar de demorar-se muito tempo para criar-se uma nova tecnologia, a partir do momento que ela existe, desenvolver novas coisas ou re desenvolvê-la torna-se algo extremamente mais rápido. Ali utlizou esses dados para fazer um paralelo com empresas desenvolvedoras de aplicativos, utilizando a frase “you should do things faster as you grow” (você deve fazer as coisas mais rapidamente conforme você cresce).

2. Retention > acquisition (Retenção > aquisição)

No segundo tópico, Ali utilizou de sua experiência como ex funcionário do Facebook e atual funcionário do Twitter para mostrar-nos um erro muito comum em desenvolvimento de aplicativos. Segundo ele, muitos desenvolvedores caem no equívoco de apenas focar na aquisição de novos usuários, enquanto na verdade deveria-se focar na retenção dos usuários que entram, fazendo os ficar pelo máximo de tempo possível. Tal ação ajudaria o aplicativo a ter uma massa crítica de usuários mais estável, sendo que pesquisas também mostram que os usuários que utilizam um aplicativo por mais tempo estão mais propensos a gastarem dinheiro nele.

3. Understand your users (Conheça seus usuários)

Nesse tópico o palestrante chamou a atenção à a importância do conhecimento sobre os usuários para o desenvolvimento de um aplicativo. Apenas com esse conhecimento pode-se alcançar uma retenção mais adequada para seu aplicativo, otimizando, por exemplo, as novas versões do app, já que essa sabedoria pode impedir os desenvolvedores de fazerem mudanças que não seriam bem vistas pelos usuários.

4. Make it for the world (Faça para o mundo)

Nesse ponto Ali principalmente nos atentou para termos um pé no chão enquanto estivermos desenvolvendo aplicativos. O fato de desenvolvedores trabalharem com tecnologia pode, por exemplo, entusiasmá-los com o lançamento do novo iPhone 7,  fazendo-os desenvolver uma nova versão do app com foco nesse novo aparelho. Entretanto, o palestrante reforçou o quão importante é tomarmos cuidado com esse tipo de coisa. A grande maioria de pessoas do mundo não tem e nem terá em um futuro próximo um iPhone 7 e, muito pelo contrário, utilizam um Smarthphone muito mais antigo que este. Seria, portanto, muito mais interessante desenvolver uma nova versão que funcionasse sim corretamente em um iPhone 7, mas que continuasse funcionando corretamente em aparelhos mais antigos.

Outro exemplo que ele nos deu para mantermos o pé no chão foi que, para grande parte das gerações do século XX, o primeiro contato com a internet se deu por meio do e-mail. Contudo, tal não ocorre mais com as novas gerações, que em grande parte têm esse primeiro contato a partir de Smartphones. A utilização do cadastro do seu app por e-mail poderia dificultar o acesso dessas novas gerações, sendo que já existe há um tempo uma tendência de cadastro utilizando o número do celular, seguida por plataformas como o Twitter, Whatsapp, Outlook, etc.

5. Test, iterate and measure (with caution) / Teste, repita e mensure (com cuidado)

Nesse ponto Ali falou basicamente da importância de dados para o desenvolvimento e crescimento de aplicativos. A utilização desses dados seria uma forma não apenas de entender o que seria melhor para o seu aplicativo, informando, por exemplo, a média de dias após um primeiro acesso que um usuário desinstala seu app ou mesmo a tendência das ações desses usuários dentro deste, mas também faz com que o desenvolvedor conheça melhor seus usuários, voltando então para o ponto 2: Understand uour users (Conheça seus usuários).

6. Outsource (Terceirize)

Como dito pelo próprio Ali Parr, um ponto simples mas extremamente importante. Basicamente, terceirizar coisas que seriam de utilidade para seu app, mesmo se você ou a sua empresa ainda for um pequeno desenvolvedor, pode-se mostrar extremamente útil. O tempo que você gastaria desenvolvendo essa utilidade poderia ser utilizado em questões mais chave para o aplicativo, como no desenvolvimento de sua função crítica e na tentativa de aumentar a sua retenção de usuários.

 

A palestra foi extremamente rica para todos os presentes, principalmente por que não é todo dia que se tem o privilégio de ouvir um importantíssimo funcionário do Twitter e ex funcionário do Facebook dando algumas dicas sobre aplicativos, né?

Fica aqui o meu agradecimento tanto para Ali Parr, o iMasters e o nosso diretor Luli Radfahrer por nos proporcionar essa experiência.

(A palestra foi realizada em Inglês e as traduções presentes nesse post são livres e feitas por mim. O nome original do segundo tópico era “Fix your funnel” (Conserte seu funil), porém, tal foi alterado para não se perder espaço dentro do post explicando a metáfora do funil)


André Luiz Pimenta

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