Estudos Cênicos

Os Estudos Cênicos constituem-se em encontros práticos centrados em torno da apresentação de cenas sobre o ato do espectador: uma personagem, nomeada Verônica, se coloca como na plateia de uma sala de teatro, ante um espetáculo prestes a começar. Estas cenas são concebidas de modo a evidenciar as peripécias desta espectadora em face do próprio processo criativo, como ela enfrenta os desafios trazidos pela proposição artística, sendo convidada a efetivar o ato autoral que lhe cabe.

A cena ficcional apresentada pelo grupo traz à tona a experiência de uma espectadora que, ante o descortinar de um acontecimento teatral, se depara com a angústia suscitada pelo desconhecido, o que está prestes a ser revelado. A trajetória dessa personagem é concebida a partir da rememoração de cenas de sua existência, e de momentos vividos, ansiados ou ainda imaginados de sua experiência com o teatro.

O objetivo central dos Estudos Cênicos é colocar o participante, espectador do evento, em condição de perceber a si mesmo, mantendo-se atento aos próprios processos de recepção que engendra enquanto assiste às cenas e atua nas proposições de intervenção que lhe são feitas. De maneira que cada participante possa refletir acerca do modo de atuação do espectador atualmente, levando em conta a própria maneira com que se relaciona com o acontecimento em curso. O espaço do debate se abre como arena coletiva de produção e troca de conhecimentos acerca da temática em questão.