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A Pedagogia do Espectador

Flávio Desgranges

Este livro se propõe a abordar a relação há muito acalentada entre o teatro e a educação, sem a pretensão de esgotar as questões levantadas, porém na tentativa de traçar algumas linhas de reflexão que possibilitem, não só afirmar, mas ampliar o entendimento do teatro enquanto importante instrumento educacional, além de assinalar a relevância de uma pedagogia do espectador nos dias que correm. A pesquisa aborda diversas práticas teatrais que visam a formação de espectadores, enfocando tanto atividades pedagógicas propostas antes ou depois do espetáculo, quanto procedimentos artísticos utilizados na própria constituição da encenação.

Tomou-se por base a teoria do teatro épico, concebida por Bertolt Brecht, e, com o intuito de verticalizar a compreensão do caráter educacional do teatro épico, estabeleceu-se alguns pontos de contato deste teatro brechtiano com a teoria de fato artístico, segundo as definições de Mikhail Bakhtin, e com a filosofia da história concebida por Walter Benjamin. Em seguida, a partir das teorias que fundamentam a arte contemporânea, investigou-se a atualidade do teatro épico, criado na primeira metade do século XX, tendo em vista as recentes transformações no modo de vida, que solicitam um redimensionamento das propostas estéticas formuladas no período. Foi então, concebido um experimento teatral com o intuito de analisar as possibilidades pedagógicas do teatro na contemporaneidade.