Syn2 Simulador de Sinestesia


por Rafael V. Ribeiro

SIMULADOR DE SINESTESIA A.K.A SYN² (2014)

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O Simulador de Sinestesia: A.K.A Syn² propõe a interação entre visão e audição, espaço e tempo, virtual e atual através da interpretação de imagens do Google Maps pelo computador e sua tradução em sínteses sonoras.

A simulação de conexões sinestésicas estabelecidas entre cor e som proporciona a criação de novas relações de identidades entre sujeito e espaço real e virtual. O sistema de funcionamento da instalação baseia-se na análise da cor, saturação e brilho das imagens por códigos computacionais da linguagem de programação Processing.

Os dados analisados são armazenados temporariamente e convertidos em tempo real em sons MIDI sintetizados. Cada cor: cinza, violeta, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho recebe a sonoridade de um timbre distinto, enquanto a relação entre o brilho e a saturação determinam, respectivamente, a altura (grave ou aguda) e intensidade (forte ou fraca) do som gerado.

A interação com a obra pressupõe o tempo de aprendizagem para que o público possa reconhecer o timbre de cada cor e a relação sinestésica se estabeleça de fato. A escolha da localidade e do ponto de vista do que se pretende “ouvir” permite uma grande combinação de sonoridades e até, em alguns casos, o controle composicional da sequência sonora pelo usuário.

O sistema criado baseia-se na interdependência entre: (i) escolha individual; (ii) reconhecimento das relações sinestésicas; (iii) disponibilidade virtual do espaço (controlado pelas relações políticas e econômicas da empresa Google com o resto do mundo) e (iv) a velocidade da rede de internet disponível que pode limitar ou expandir o ritmo da navegação.

Simulador de Sinestesia é desenvolvido por

Alex Tso
Gloria Fernandes
Loren Bergantini
Rafael V. Ribeiro
Vinicius Franulovic

O trabalho pode ser revisitado pelo público através da instalação de seus componentes em qualquer computador pessoal a partir do passo-a-passo descrito em: Wiki