Evento aconteceu no Museu de Arte do Rio, teve como tema “Preservação de Acervos na Era Digital” e reuniu especialistas nacionais e internacionais

Nassar participa de debate na 5ª edição do Preserva.Me

Professor do Gestcorp, curso de pós-graduação em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA USP, Paulo Nassar participou no fim do último mês de setembro de um encontro internacional batizado de “Responsabilidade histórica dá consistência nas narrativas das empresas”.

Promovido pela Memória da Eletricidade, instituição de preservação histórica do setor presidida por Augusto Rodrigues, o evento teve como objetivo estimular a troca de informações e experiências entre profissionais de diferentes áreas, como história, arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da informação. 

A 5ª edição aconteceu no Museu de Arte do Rio e teve como tema “Preservação de Acervos na Era Digital”, reunindo especialistas nacionais e internacionais para debater as oportunidades e desafios da preservação histórica em um mundo cada vez mais digital.

“As empresas precisam ser cada vez mais percebidas como instituições. Isso significa serem percebidas pela sua história, seus valores, suas crenças. A memória é sempre mediada a partir do presente. Nesse sentido, as narrativas empresariais são influenciadas pelos contextos atuais. E qual contexto é esse? Um dos aspectos são os chamados ESGs – environmental, social e governance. Hoje as narrativas das empresas precisam ser regidas por essas três dimensões. Isso traz o conceito de responsabilidade histórica, que é olhar as questões atuais a partir de uma escala maior, e não apenas com a intenção de melhorar a imagem. A responsabilidade histórica dá consistência nas narrativas e nas ações das empresas”, disse Nassar. 

Confira o vídeo com a mesa de debate na íntegra

Fonte: ABERJE.