A pandemia do Covid-19 parou o planeta. Vimos surgir um mundo diferente e muito mais conectado digitalmente do que em todas as pandemias anteriores, com 60% da população mundial com acesso à internet. Nesse cenário, a comunicação nunca foi tão central no controle de uma emergência mundial, sendo muitas vezes mais ágil que o próprio vírus. Entretanto, a desinformação e a falta de alinhamento na comunicação se tornaram os piores inimigos das empresas e da saúde pública, levando organizações e esferas públicas e privadas a narrativas desencontradas, que geraram insegurança nas pessoas, contribuindo para falta de foco nas ações e consequente estagnação dos negócios, perdas e maus resultados. Em um estudo da McKinsey&Company a comunicação foi considerada como uma das cinco práticas estratégicas mais importantes para ajudar os líderes a terem respostas eficazes nesse cenário da Covid-19, que foi considerado por executivos como uma crise com potencial de gerar alto grau de incertezas, além de provocar nas pessoas desorientação, sensação de perda de controle e forte perturbação emocional. Por isso, nesta palestra vamos tratar da importância da comunicação neste cenário, respondendo mais sobre quais estratégias podem lidar com as necessidades decorrentes de cada etapa deste processo.

Comunicação organizacional nas 3 fases da Covid-19

A pandemia do Covid-19 parou o planeta. Vimos surgir um mundo diferente e muito mais conectado digitalmente do que em todas as pandemias anteriores, com 60% da população mundial com acesso à internet. Nesse cenário, a comunicação nunca foi tão central no controle de uma emergência mundial, sendo muitas vezes mais ágil que o próprio vírus. Entretanto, a desinformação e a falta de alinhamento na comunicação se tornaram os piores inimigos das empresas e da saúde pública, levando organizações e esferas públicas e privadas a narrativas desencontradas, que geraram insegurança nas pessoas, contribuindo para falta de foco nas ações e consequente estagnação dos negócios, perdas e maus resultados. Em um estudo da McKinsey&Company a comunicação foi considerada como uma das cinco práticas estratégicas mais importantes para ajudar os líderes a terem respostas eficazes nesse cenário da Covid-19, que foi considerado por executivos como uma crise com potencial de gerar alto grau de incertezas, além de provocar nas pessoas desorientação, sensação de perda de controle e forte perturbação emocional. Por isso, nesta palestra vamos tratar da importância da comunicação neste cenário, respondendo mais sobre quais estratégias podem lidar com as necessidades decorrentes de cada etapa deste processo.