Aula inaugural: Comunicação com empregados: práticas, desafios e dilemas da Turma 20211, com Rozália Del Gáudio, (16/03), às 20h.

Aula inaugural: Comunicação com empregados: práticas, desafios e dilemas

Aula inaugural: Comunicação com empregados: práticas, desafios e dilemas, com Rozália Del Gáudio, (16/03), às 20h.

Como um processo humano e institucional, a comunicação no contexto das organizações vem evoluindo, ao mesmo tempo em que a consciência sobre as suas complexidades aumenta. Afinal, mais do que unir técnica e tecnologia, trata-se de uma disciplina que envolve aspectos como escuta ativa, empatia, afetividade, que perpassa práticas influenciadas por relações (na grande maioria das vezes assimétricas) e diversidade de contextos interpessoais. Em particular, a comunicação endereçada aos empregados vem experimentando uma evolução exponencial em termos de espaço, experiências e inovações dentro das organizações. Num cenário no qual, de um lado, as pessoas têm buscado formas de expressão e diálogo por meio das redes sociais on-line, e de outro, a percepção de que o público interno assumiu um papel cada vez mais fundamental para o alcance dos objetivos de negócios, como estabelecer estratégias e práticas que enderecem os desafios de atenção, relevância, engajamento e criação de significados?

No mundo que emerge após a crise sanitária e humanitária trazida pela COVID-10, em que as relações e jornada laboral têm se transformado com o advento do trabalho remoto e assíncrono, que iniciativas tem sido vencedores no sentido de fomentar a cultura e o alinhamento estratégico, ao mesmo tempo em que buscam responder às demandas das pessoas por clareza, confiança e senso de comunidade? Esses são alguns elementos
de reflexão que faremos juntos no dia 16.

Rozália Del Gáudio é Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, onde também obteve o Master em Sociologia e Antropologia; mestre em Administração de Empresas e graduada em Comunicação Social, pela UFMG. Atua em Comunicação Empresarial desde 1993, em empresas como Vale, Grupo Votorantim, C&A e McDonald´s. Atualmente é diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza, e professora no MBA de Gestão da Comunicação da ABERJE/ESEG. Co-autora do livro “Sem Megafone, com Smartphone, práticas, desafios e dilemas da comunicação com empregados”, editado pela ABERJE em 2017, com edições em Inglês e Espanhol, e autora de artigos acadêmicos sobre comunicação, gestão e sustentabilidade, dedica-se também à Fotografia como expressão de arte e registro da vida.