A disciplina visa oferecer ao aluno o conhecimento necessário para refletir sobre as variadas ferramentas das redes sociais online que convêm ao seu negócio, bem como planejar a comunicação contemplando tais instrumentos, preocupando-­se com métricas e formatos adequados de avaliação. Também busca apresentar ao aluno os diversos formatos de relacionamento digital e gestão de crises no ambiente online.

 

  • Unidade 1. Definição e conceitos de rede sociais e de mídias sociais.
  • Unidade 2. Diagnóstico e Formação de públicos no ambiente digital.
  • Unidade 3. Análise de cases de sucesso, insucesso, crise.
  • Unidade 4. Métricas de avaliação e mensuração em mídias sociais.

Justificativa:

Com as transformações impostas pelas tecnologias da informação e da comunicação, o gestor de comunicação deve entender e saber gerir as mudanças surgidas na área de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional. Também é preciso compreender a nova forma de interação entre marcas e consumidores nas redes sociais e como isso afeta a Comunicação Organizacional e as Relações Públicas; apresentar estratégias de construção de imagem e gerenciamento de crise no ambiente digital, bem como oferecer métricas, indicadores e parâmetros de avaliação das ações em tais ambientes.

Conteúdo programático :

  • Revisão de conceitos (RP, RP 2.0, reputação, imagem, identidade, Mídias e redes sociais)
  • Conceitos de planejamento de comunicação e planejamento de comunicação para mídias sociais
  • Gestão de crises em ambientes digitais
  • Análise de cases
  • Mensuração

Profa. Dra. Carolina Frazon Terra

Doutora (2011) e mestre (2007) pelo Programa de Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Rel. Públicas pela Universidade Estadual Paulista (2001), é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela ECA/USP (2004).

Atualmente consultora de mídias sociais e professora para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, de diversos MBAs na FIA (Fundação Instituto de Administração) e da pós-graduação em Gestão Integrada da Comunicação Digital, da ECA/USP.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas/Comunicação Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: relações públicas, comunicação organizacional, relacionamento organizacional e comunicação digital. É editora dos blogs RPalavreando (http://rpalavreando.com.br) e Relações (http://www.blogrelacoes.com.br) dirigidos à comunidade de interessados nos temas relativos à comunicação organizacional e relações públicas e autora dos livros "Mídias Sociais...e agora?" e "Blogs Corporativos - modismo ou tendência?", ambos pela Difusão Editora em co-edicação com a Editora Senac Rio.

Também é autora de diversos capítulos de livros e ebooks sobre Comunicação, Relações Públicas e Novas Tecnologias.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4592851J0

Módulo II: Administração da Comunicação Organizacional/ Corporativa/ Institucional

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