A disciplina conceitua a função e contextualiza as atividades de planejamento publicitário no cenário de convergência e integração, tanto das disciplinas de comunicação mercadológica, quanto da interrelação com a criação e a mídia. Enfatiza a importância do planejamento integrado na formulação e no atingimento dos objetivos de comunicação, bem como na estruturação do posicionamento criativo e na potencialização dos contatos das marcas com seus públicos.

Objetivo:

Demonstrar a importância do planejamento para a eficácia da comunicação e sua essencialidade na construção do relacionamento comunicacional entre as marcas e seus stakeholders. Proporcionar aos alunos uma experiência real de planejamento subsidiando a realização de uma campanha de comunicação.

Conteúdo Programático:

• ­O novo cenário da Publicidade: a tridimensionalidade na Comunicação Mercadológica ­O Planejamento: informação e raciocínio estratégico
  • ­Estruturas de Planejamento: os cenários possíveis e sua adequação; ­Importância da Mídia: financeira e funcional
  • ­Estratégias Midiáticas
  • ­Meios e Criatividade: potencializando a conectividade da marca com seus públicos.

Prof. Dr. Arlindo Ornelas

Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Formado em Publicidade e Propaganda pela ECA/ USP e bacharel em Ciências Jurídicas pela São Francisco - FDUSP. Professor da ECA/ USP desde 1984 e em RDIDP desde 2010. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase na vertente mercadológica, atuando principalmente nos seguintes temas: publicidade, mídia, mídia digital, marketing e investimento publicitário.

Dedica-se ao estudo e planejamento da reestruturação necessária ao Ensino da Comunicação Mercadológica e Institucional no nível da graduação bem como ao estudo de métodos de avaliação do ensino de Publicidade e Propaganda.

Módulo III: Comunicação Mercadológica; Comunicação de Marketing. Processos, Criação e Instrumentos

ver todas disciplinas