A disciplina possibilita aos alunos uma visão sistemática de planejamento, planejamento estratégico e planejamento da Comunicação Organizacional, proporcionando ­lhes conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam traçar e executar planos, projetos e programas específicos no âmbito institucional e estratégico das organizações no contexto da sociedade contemporânea. Dimensionar o papel das relações públicas no planejamento e na gestão estratégica da comunicação nas e das organizações.

Conteúdo Programático

1. Planejamento e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas.

2. Pesquisas e auditorias em comunicação organizacional e relações públicas.

3. Planejamento: conceituação geral e abrangência.

4. Alternativas no ato de planejar e a contribuição da teoria e/ou intervenção apreciativa.

5. Plano estratégico de Comunicação Organizacional: princípios, processos e formulação.

6. Planejamento de relações públicas: função básica, finalidades, tipos e etapas do processo.

7. Planejamento de relações públicas comunitárias e as bases do planejamento participativo.

8. Projetos e programas específicos de comunicação institucional/relações públicas.

9. Técnicas de apresentação oral e escrita de projetos.

10. Avaliação e mensuração em comunicação e relações públicas.

Profa Dra Margarida Maria Krohling Kunsch - Coordenadora do Gestcorp

Professora titular da Universidade de São Paulo. Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação, chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Autora dos livros Planejamento de relações públicas na comunicação integrada e Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional - ambos com diversas edições e reimpressões - e Universidade e comunicação na edificação da sociedade. Organizadora de cerca de 30 coletâneas de Ciências da Comunicação, Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Autora de grande número de prefácios, capítulos e artigos em livros e periódicos científicos nacionais e internacionais. Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) - ECA-USP/CNPq. Criadora e diretora das revistas científicas Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP e Abrapcorp) e Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación (Alaic). Integrante dos conselhos editoriais de diversas revistas científicas do País e do exterior. Trajetória marcada por uma efetiva participação em entidades científicas e associações de classe nacionais e internacionais da área de Comunicação, como cofundadora e titular de diversos cargos diretivos.