O domínio metodológico rigoroso é uma importante competência do pesquisador. Saberes práticos de pesquisa devem ser conhecidos e exercidos por todo estudante que se proponha a frequentar os círculos da educação superior ou da pesquisa organizada. Nesse sentido, a metodologia da pesquisa científica dá ao pesquisador iniciante os subsídios necessários para realizar estudos sistematizados e relevantes em seu campo de estudos e, neste caso, especificamente, no campo da Comunicação.

Objetivos

­Orientar o aluno sobre procedimentos comuns de elaboração e apresentação de textos acadêmicos, do projeto ao trabalho final, atentando às metodologias da pesquisa científica;

­Estimular o estudante à busca e leitura de obras de referência e pesquisas realizadas em Comunicação, e à produção textual acadêmica criteriosa, fundamentada e objetiva.

• Conhecimento científico e a pesquisa em Comunicação
  • ­ Conhecimento empírico e científico
  • ­ Sistema acadêmico brasileiro: especificidades.
  • ­ A pesquisa em Comunicação: principais correntes, escolas e abordagens.
  • ­ As entidades de pesquisa e os grupos de pesquisa em Comunicação.
  • ­ Método científico: indutivo, dedutivo e hipotético­dedutivo.
  • Prática de pesquisa
  • ­ A prática da documentação. Projeto de pesquisa
  • ­ O projeto de pesquisa: delimitação do tema, formulação do problema e demais etapas de uma pesquisa científica.
  • ­Modalidades e metodologias de pesquisa: Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Pesquisa etnográfica. Pesquisa participante. Pesquisa-­ação. Estudo de caso. Análise de conteúdo. Pesquisa bibliográfica. Pesquisa documental. Pesquisa experimental. Pesquisa de campo. Pesquisa exploratória. Pesquisa explicativa.
  • ­ Técnicas de coleta de dados.

Profa Dra. Else Lemos Inácio Pereira

Doutora (2017) e mestre (2003) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Graduada em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas, pela Universidade Federal de Goiás (1996), com especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ECA-USP; 2001) e em Gestão da Comunicação Digital (ECA-USP; 2011).

Ampla experiência profissional em Comunicação Institucional/Corporativa, Educação e Produção Editorial. Docente nos cursos de especialização Gestcorp e Digicorp, ambos pela ECA-USP. Professora Adjunta na Faculdade Cásper Líbero (Técnicas de Redação em Relações Públicas I / II e orientação de trabalhos de conclusão de curso).

Anteriormente: Gerente de programas educacionais da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial; 2013-2015). Coordenadora do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial Aberje/Eseg (2013-2016). Responsável pela revisão e normalização da Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2004-2008).

Diretora administrativa da Abrapcorp - Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Gestão 2008-2010). Seu trabalho tem como ênfase relações públicas como disciplina, carreira em relações públicas, comunicação digital e cultura promocional, e ensino de comunicação e relações públicas.

Módulo IV: Elaboração da Monografia, Orientação e Metodologia de Estudos

Monografias - orientações individuais.

Todos os professores do curso podem orientar

A definição do orientador será feita de acordo com o tema escolhido pelo aluno, a qual deverá pertencer a uma das linhas de pesquisa

ver todas disciplinas