A disciplina abordará os conceitos básicos, as atividades, os métodos e ferramentas para criar, desenvolver e gerir marcas, procurando apresentar cenários e contextos e situações que propiciem a discussão das competências e habilidades necessárias ao gestor de marcas contemporâneo.

Dentre os principais influenciadores da tomada de decisão de consume e engajamento – seja ela pessoal, de pequenos grupos, ou organizacional – a marca é um dos fatores mais importantes desse processo. Assim sendo, é primordial ao profissional de Comunicação Organizacional e Relações Públicas o entendimento dos principais conceitos e fundamentos da gestão de marcas para o desenvolvimento de práticas comunicativas que de fato agreguem valor à marca sendo, ao mesmo tempo, decisões éticas e socialmente desejáveis do ponto de vista da comunicação.

Conteúdo programático:

Marca; elementos da marca; identidade e arquitetura de marca; alavancagem e associações secundárias; decisões de marca; hierarquia de portifólio de marca; extensões de marca; reposicionamento de marca; brand equity e valor de marca.

Tópicos

  • Discutir os conceitos de marca, elementos de marca, identidade e design de marca, arquitetura de marca, posicionamento e patrimônio de marca;
  • Estudar os diferentes métodos de avaliação e entendimento da construção de marcas;
  • Desenvolver as competências e habilidades necessárias para a gestão estratégica da marca;
  • Decisões de marca, associações secundárias, reposicionamento e extensões de marca;
  • Brand equity e valor de marca;
  • Investigar as metodologias de avaliação e mensuração da marca, em seus aspectos tangíveis e intangíveis. Discutir criticamente e avaliar seus usos e possibilidades na gestão de marcas.

Módulo III: Comunicação Mercadológica; Comunicação de Marketing. Processos, Criação e Instrumentos

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