Os programas de ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento moral na cultura das organizações.

Processo humano de significação para o agir moralmente e a eticidade limitada. Aspectos da cultura brasileira e as influências na ética organizacional. Contexto legal nacional. Legitimidade e responsabilidade histórica: O Ethics Score da organização.

Análise da cultura organizacional para o planejamento das estratégias de comunicação. Estratégias de comunicação para o desenvolvimento da ética e do compliance. Comunicação de manutenção e atualização.

Objetivos gerais:

  • Promover a reflexão crítica dos profissionais de comunicação acerca do seu papel estratégico no desenvolvimento da moral organizacional e na gestão do relacionamento com os públicos estratégicos para a gestão da confiança e reputação.
  • Capacitar o aluno a atuar na comunicação dos programas de ética e compliance para a gestão da cultura da ética e da melhoria da postura moral dos indivíduos.

Objetivos específicos:

  • Promover conhecimento sobre os mecanismos de gestão da ética e compliance organizacionais ­ os programas de ética e compliance;
  • Discutir os aspectos da transparência e confiança junto aos públicos estratégicos;
  • Refletir as estratégias de comunicação mais eficazes para o desenvolvimento da cultura, promoção da transformação das atitudes e comportamentos organizacionais;
  • Refletir sobre o contexto nacional da governança e reconhecimento das organizações em mecanismos de integridade e ética.
  • Refletir sobre o panorama legal brasileiro. A lei 12.864 (lei anticorrupção) e o decreto federal 8.420.

Conteúdo Programático

  • Panorama brasileiro em ética e compliance: aspectos legais; certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais;
  • Agentes influenciadores para o desenvolvimento da moral organizacional: eticidade limitada, cultura nacional, cultura organizacional e a responsabilidade histórica da organização.
  • Gestão da transparência e confiança das organizações: o papel dos profissionais de comunicação.
  • Códigos de ética e conduta organizacionais: Processos de construção, compartilhamento e revisão.
  • Os programas de ética e compliance: processos, etapas e abordagens.
  • Estratégias de comunicação nos programas de ética e compliance.
  • Mensuração de resultados em comunicação para a ética e compliance.
  • Manutenção do programa de ética e compliance e o papel da comunicação na continuidade do diálogo e significação.

Profa Ms. Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, com pesquisas sobre Ética, Comunicação e Cultura de Integridade. Especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Professora, Supervisora e Orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso da Faculdade Cásper Líbero. Leciona em quatro cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - GESTCORP  ECA/USP; Comunicação Organizacional e Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero, Comunicação Pública Governamental da ECA/USP e MBA ABERJE. Professora nos cursos de Educação Executiva - Compliance e Gestão de Compliance, no INSPER. Atuação corporativa por mais de 10 anos na área de Comunicação Organizacional. Diretora Administrativa da SOCICOM – Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (2020-2022). Coordenadora do Comitê Temático “Comunicação e Relações Institucionais” da Aberje (2021).

http://lattes.cnpq.br/7578128153022337 

Módulo I: Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações

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