Abordagem Estratégica no Relacionamento com a Imprensa; construção histórica e conceitual do campo como atividade dentro do espaço da comunicação integrada e como agente mediadora dos processos de estabelecimento de relações públicas; opinião pública; instrumentos de divulgação; técnicas e estratégias de relacionamento com a imprensa; media training; identidade, imagem, reputação e gerenciamento de conflitos e de crises; risco, conflito e crise de imagem nos ambientes virtuais.

Objetivos

  • Conceituar a ação de assessoria de imprensa;
  • Apresentar as inovações ao longo da história da área de relacionamento com a mídia como agente de relações públicas;
  • Discutir a comunicação de risco e de crise no cenário nacional e internacional.

Conteúdo Programático:

  • As organizações e a mídia: visão geral da empresa, seus modos de relacionamento com a imprensa, perfil e características;
  • Definição estratégica de abordagem: o jornalista como público­fim e não público­meio; a empresa fonte de informação; relacionamento com a imprensa;
  • Estrutura e perfil da mídia na atualidade: características da mídia na atualidade; estrutura e perfil; o processo de produção da notícia: da pauta à veiculação; mídia segmentada: como a tv, o rádio, os jornais, as revistas e a internet operam a notícia;
  • O tratamento da comunicação em situações de crise: aspectos da administração da comunicação; a importância do relacionamento permanente; o controle da situação – crise;
  • Media Training – treinamento para relações com a imprensa: imagem da empresa no noticiário –impacto nos diferentes públicos; características da abordagem do jornalista em busca da notícia; quando a imprensa procura a empresa e vice­versa; estrutura e processo do Media Training.

Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias

Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006); mestre em Comunicação e Mercado (2000), especialista em Teoria da Comunicação (1995) e graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero; graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Dirigiu de dezembo de 2013 a junho de 2016, a Escola de Comunicação e a Escola de Educação da Universidade Anhembi Morumbi, e desde julho de 2017, é diretor Acadêmico das Escolas de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atua como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação. É professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2012 a 2013, e em 2015, e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação como professor permanente desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2011 a 2013; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul.

http://lattes.cnpq.br/3303990426723179

Módulo II: Administração da Comunicação Organizacional/ Corporativa/ Institucional

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