A disciplina visa capacitar profissionais da área de comunicação na identificação de aspectos culturais em organizações tendo em vista seu papel na manutenção ou transformação dos mesmos.

Com abordagens para o estudo da cultura; ponderando aspectos de cognição social relacionados à cultura organizacional; discussão e bem como do relacionamento entre essas conceituações e o processo de comunicação.

• Cultura: diferentes abordagens
  • Cultura organizacional: definições e sua proposição como fator de competitividade
  • Interioridade, subjetividade e cognição social
  • Atitudes e valores: a base da mudança da cultura organizacional
  • Modelos para avaliação da cultura organizacional
  • ­ O modelo de Hofstede (para análises interculturais)
  • ­ O modelo de Cameron e Quinn (para análises interorganizacionais)

Profa Dra Liliana Vasconcellos e Renata Beretta

Liliana Vasconcellos Guedes

Graduada (1996), Mestre (2003) e Doutora (2008) em Administração pela FEA/USP.

É Professora Doutora do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), professora do corpo permanente do Programa de Pós- Graduação em Administração da FEA/USP (Nota 7 na Capes), Líder da Área de Gestão de Pessoas em Organizações e Coordenadora do Design Lab FEA/USP. Pesquisadora nas áreas de Gestão de Pessoas, Aprendizagem e Inovação. Foi Coordenadora do Programa FEA Educação e Futuro (de 2012 a 2015), Colaboradora da Escola Técnica e de Gestão da USP (2012 a 2013) e Tutora do Programa de Educação Tutorial – Pet Administração FEA/USP (2010 a 2013).

Renata Beretta

É consultora em cultura, gestão de mudanças e desenvolvimento de liderança. Possui  mais 25 anos de experiência no Brasil, Inglaterra e China. Trabalhou para empresas como Banco Real, Accenture, Hay Group e Colgate Palmolive. Sua ultima posição executiva foi como Superintendente de Desenvolvimento Organizacional no Banco Santander. Possui Mestrado em Psicologia Organizacional,  pela London School of Economics e diversas certificações em cultura, e desenvolvimento organizacional, times e pessoas.

Módulo II: Administração da Comunicação Organizacional/ Corporativa/ Institucional

ver todas disciplinas