A disciplina acontece em três momentos: Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial.

No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil.

Por último, propomos um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação. Ao final da disciplina, esperamos apurar a capacidade do aluno para a apreciação da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica.

Objetivos Gerais:

• Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações.
  • Familiarizar os alunos com termos como Identidade Visual.
  • Definir os elementos que poderão compor essa identidade: Logotipo, Símbolo e Logomarca.
  • Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca.
  • Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica, do ponto de vista da redação e da direção de arte.
  • Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação.

Conteúdo Programático:

• Conceitos e definições da Comunicação Visual.
  • Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual
  • Possibilidades criativas para o Design da Marca.
  • Breve história da evolução da mensagem publicitária.
  • O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem.
  • A revolução criativa dos anos 60
  • Anos 90 : A imagem conta a história.
  • A comunicação hoje: As peças vencedoras no festival de Cannes.

Prof. Dr. Heliodoro Teixeira Bastos Filho

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/USP. Professor de Comunicação Visual e Arte Publicitária, do Curso de Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da USP/ECA.( Desde 1975). Professor na Pós-Graduação em Gestão da Comunicação e Marketing ECA/USP; no Gestcorp / ECA-USP, no MBA em Marketing da FIA/ FEA-USP, na Pós-Graduação Comunic e Mercado da FIA/ FEA-USP e do INPG / Instituto Nacional de Pós Graduação. Sócio-Diretor do Estúdio K Arquitetura e Comunicação Visual.

Cartunista, é colaborador da Revista Propaganda, do jornal PropMark, da Revista ESPM e outros veículos de comunicação. Desde 1985 é membro efetivo do corpo de jurados do Prêmio Colunistas de Propaganda. Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Design da FAU-USP. Obras publicadas: Dona Zezé, A Moça Do Café. São Paulo. CBBA-Propeg, 1990. OutDorinho. Central de Outdoor. São Paulo,1992. Um Traço Tricolor. São Paulo. São Paulo Futebol Clube,1999. Humor de Placa, 25 anos De Humor Na Propaganda. São Paulo. Ideiametro, 2001. Marketing Ambiental. In Comin Vargas, Eliana (org.) Novos Instrumentos de Gestão Ambiental Urbana. São Paulo. Edusp,2001. Caminhos da Direção de Arte. In Perez, Clotilde & Santo Barbosa, Ivan (orgs.) Signos da Publicidade. São Paulo. Thomson Learning (no prelo). Psicodinâmica das Cores em Comunicação, com Modesto Farina e Clotilde Perez. São Paulo. Edgard Blucher. 2006

Módulo III: Comunicação Mercadológica; Comunicação de Marketing. Processos, Criação e Instrumentos

ver todas disciplinas