A disciplina trata da Comunicação Organizacional, de sua administração, de seu papel e de sua integração, abordando seu surgimento, evolução, histórico, conceitos, narrativas, interfaces com outras áreas do conhecimento, aplicações, abrangência, fundamentos, produção científica, paradigmas, desafios e perspectivas.

A Comunicação com os inúmeros públicos e redes de relacionamento, como parte do composto de Comunicação Integrada nas organizações, é tratada em termos de processos, níveis de análise, percepções, barreiras, fluxos, redes e meios de Comunicação tradicionais e inovadores.

Outras vertentes de análise da disciplina incluem organizações tradicionais versus organizações modernas: conceitos, características e as conexões com a Comunicação e gestão estratégica da Comunicação Organizacional: princípios, públicos e mídias.

Conteúdo Programático:

• Organizações: Conceitos, características e tipologias.
  • Teoria das organizações e suas interconexões com a comunicação organizacional
  • Comunicação Organizacional: surgimento, evolução e fundamentos teóricos. A evolução profissional e científica do campo da comunicação organizacional no Brasil. O pensamento brasileiro da comunicação organizacional e sua inserção no panorama global do campo.
  • O sistema de Comunicação nas organizações: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos de redes e narrativas. Comunicação Integrada, Filosofia e o composto da comunicação nas organizações (Administrativa; Interna; Institucional, Mercadológica)
  • Comunicação com os empregados: fundamentos e técnicas, impactos da comunicação e dos relacionamentos digitais nas políticas organizacionais.
  • Teoria e a prática da comunicação nas organizações. O Prêmio Aberje: 5 décadas de referências.
  • História, Memória e Responsabilidades Organizacionais: questões acerca da reputação, identidade, imagem e retórica organizacionais. Depoimentos de vida, storytelling, biografias e outras formas de narrativas.
  • Cases brasileiros e internacionais.

Prof. Dr. Paulo Roberto Nassar de Oliveira

É graduado (1982) em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É doutor (2006) e mestre (2001) pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

É professor doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É diretor da Revista Comunicação Empresarial e membro do Conselho da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Organicom). Pesquisa na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, trabalhando principalmente os seguintes temas: memória organizacional, relações públicas, comunicação organizacional, relações governamentais, comunicação empresarial e comunicação interna. É professor orientador do PPGCOM-ECA-USP.

Módulo I: Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações

ver todas disciplinas