Os comunicadores e demais profissionais de mercado necessitam de atualização constante no campo digital, pois esta é uma temática importante para o exercício profissional e, ao mesmo tempo, de alta volatilidade em termos de inovação.

Esta disciplina oferece uma concepção reflexiva e instrumental do campo da comunicação digital e das mídias interativas.  Discutir os principais temas e correntes de pensamento que sustentam a sociedade em rede contemporânea.

Objetivo:

A disciplina pretende oferecer aos participantes um conjunto temático que levará a compreensão do impacto das mídias digitais na sociedade contemporânea, tanto nos nos ambientes corporativos, quanto nos indivíduos.  O curso procura demonstrar aos participantes a adequada utilização da comunicação digital integrada à estratégia geral de comunicação de uma empresa ou qualquer outro tipo de organização.

Levará a aplicar adequadamente sistemas e ferramentas do ambiente digital às ações de comunicação digital e aos planos de comunicação integrada nos ambientes corporativos. Espera­-se com isso, que ao final o aluno tenha um conjunto de informações e fontes de referência para embasamento da ação no mundo dos negócios da comunicação digital.

Conteúdo:

• Conceitos de base: sociedade da informação, cibercultura, comunidades virtuais e meios em transição;
  • O conceito e a vida em rede;
  • Interatividade e relacionamentos no ciberespaço;
  • O mundo codificado e os protocolos de troca de informações;
  • A ubiquidade e a mobilidade;
  • A web semântica e suas implicações;
  • Poder e contra­poder na sociedade da informação;
  • Fundamentos das tecnologias digitais de informação e comunicação;
  • Estratégias de comunicação digital e públicos estratégicos;
  • Inteligência empresarial;
  • Análise de arquitetura da informação e presença digital das organizações;
  • Critérios de avaliação de websites inseridos nas estratégias de comunicação das empresas;
  • Mídias sociais: estratégia, planejamento e mensuração.

Prof. Dr. Claudio Guimarães Cardoso

Pesquisador pioneiro em gestão análise do risco da reputação, professor Associado da Faculdade de Comunicação. Consultor de comunicação estratégica em várias organizações, criador da plataforma altaMedia de monitoramento e análise cognitiva em tempo-real da qualidade de exposição de marcas na mídia.

Concluiu pesquisa de pós-doutoramento na ECA USP como bolsista FAPESP. Cursou Engenharia Elétrica (1979-1981). Possui graduação em Psicologia (1988), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea (1993), e doutorado em Tecnologia de Comunicação (1999), pela Universidade Federal da Bahia.

Primeiro diretor do capítulo Bahia da ABERJE, fundou o Fórum de Inovação da Bahia (FGV EAESP UFBA). Ex-Diretor Executivo da Amcham Salvador. Ex-Diretor de comunicação do Tribunal Regional do Trabalho 5a Região. Membro da Intercom, da Abrapcorp, da International Association Communication (ICA) e da International Association of Business Communicators (IABC), é também integrante de conselhos consultivos e comitês editoriais de revistas científicas.

Módulo I: Sociedade Contemporânea, Mídia e Processos Comunicacionais nas Organizações

ver todas disciplinas