Palestras, mesas e concertos
Simpósio Internacional Villa-Lobos, 2009.
Adélia Issa I Uma das mais importantes cantoras Iíricas brasileiras. Atuou ao lado de Carlo Bergonzi e Plácido Domingo. Foi solista em primeiras audições de obras de Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e no Réquiem de Claudio Santoro, com regência do compositor. Gravou As Modinhas Imperiais, recolhidas por Mario de Andrade (Selo Eldorado).
Alexandre Ficarelli I Atuou como primeiro oboísta frente à Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; ocupou o cargo de primeiro oboé da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Tem atuado como camerista e solista com grande repercussão no cenário musical brasileiro. Leciona Oboé no Departamento de Música da ECA/USP.
Aylton Escobar I Destacado compositor e regente, várias vezes premiado dentro e fora do país. Professor no Departamento de Música da ECA/USP, foi Diretor da Universidade Livre de Música e dos Festivais Internacionais de Música de Campos do Jordão (1993/97). Regente Titular e Diretor Artístico de importantes orquestras brasileiras, foram seus mestres: Magda Tagliaferro, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, entre outros. É membro da Academia Brasileira de Música.
Betina Stegmann I É spalla da Orquestra de Câmara Villa-Lobos e 1° violino do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo. Diplomou-se pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha), onde cursou a classe de violino de Igor Ozim e a de música de câmara do Quarteto Amadeus. Como recitalista e solista, tem se apresentado com grande sucesso no Brasil e exterior.
Cadmo Fausto Cardoso I Coordenador da área de Canto e Coral do Conservatório de Tatuí e Professor da Universidade Sorocaba. Regente do Coro do Conservatório de Tatuí (Da Boca Pra Fora), com o qual conquistou, por duas vezes, o 1º lugar no Mapa Cultural Paulista. Coordena, ainda, o Madrigal Universitário da Uniso e vários coros na cidade de Sorocaba. E Bacharel em Piano pela Universidade São Judas Tadeu e detentor de vários prêmios como pianista.
Carole Gubernikoff I Bacharel em Composição na ECA/USP. Doutora em Comunicação na UFRJ. Tem desenvolvido projetos sobre o pensamento musical da segunda metade do século XX e pesquisa processos de reescrita, estendendo o conceito para questões como a distorção expressionista e o remix, oriundo do mundo dos DJs. É Professora de Analise Musical do Instituto Villa-Lobos e do Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO (PPGM) das UNIRIO.
Diósnio Machado Neto I Atuou como solista da Orquestra da Universidade Cat66Iica do Chile e como fagotista da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos. Desde 1993, e fagotista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto. Mestre em Musicologia Histórica pelo Departamento de Música da ECA/USP, desenvolve pesquisas abordando a música brasileira dos tempos coloniais. É Professor de Estética e História da Música do Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA/USP.
Dorotea Kerr I Professora Associada do Instituto de Artes da UNESP. Livre-docente em Instrumento órgão e História da Música (UNESP). Doutora em Música/órgão (Indiana University, EUA). Mestre em Música (UFRJ). Graduada em Música órgão pela Escola Superior de Música Santa Marcelina, em Pedagogia (USP) e em História (USP). Foi Coordenadora do programa de Pós-graduação em Música do IA/UNESP. Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Artes da UNESP. Membro do Comitê Central PIBIC/CNPq da UNESP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Organistas.
Edelton Gloeden I Estudou violão com Henrique Pinto, Jorge Martinez Zarate, Eduardo Fernandez, Guido Santorsola e Abel Carlevaro. Recebeu o Premio Carlos Gomes (2001), na categoria Solista Instrumental. Dedica-se ao repertorio brasileiro, realizando primeiras audições de obras de compositores como Camargo Guarnieri, Claudio Santoro, Gilberto Mendes, entre outros. E Doutor em Artes pela USP e Professor no Departamento de Música da ECA/USP.
Eduardo Monteiro I Premiado em concursos de piano no Brasil e exterior, foi solista de importantes orquestras como as Filarmônicas de São Petersburgo, Moscou, Munique, Sinfônica de Novosibirsky, Nacional da Irlanda, Orquestra de Câmara de Viena, OSESP, OSB. E Professor de Piano do Departamento de Música da ECA/USP. Recebeu o Premio Carlos Gomes (2004/05). Integra a Câmara Consultiva de Música do Conselho Estadual de Cultura de São Paulo.
Elliot Antokoletz I Professor de Musicologia na University of Texas at Austin. É autor dos livros: The Music of Béla Bartók (1984), Béla Bartók, A Guide To Research (1988,1997), Twentieth Century Music (1992), e Musical Symbolism in the Operas of Debussy and Bartók (2004). É editor de: Bartók Perspectives (2000), Georg von Albrecht: From Musical Folklore to Twelve-Tone Technique (2004), e do Jornal internacional de Musicologia. Recebeu a Placa Memorial Béla Bartók e o diploma do governo húngaro em 1981. Graduado em Violino pela Delay and Galamian at Juilliard, é Ph.D. em Musicologia pela City University of New York.
Fábio Cury I Bacharel em Fagote e Mestre em Artes pela UNICAMP. Integrou por dois anos a classe de solistas do Prof. Klaus Thunemann na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover. Foi fagotista solista da Orquestra Sinfônica de Campinas, da Orquestra Sinfônica da UNICAMP e da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. É integrante da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. Professor de Fagote do Departamento de Música da ECA/USP e da Escola Municipal de Música.
Flavia Camargo Toni I Mestre (1985) e Doutora (1989) pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Pesquisadora do CNPq, é Professora Titular do Instituto de Estudos Brasileiros e do Departamento de Música da ECA/USP.
Giacomo Bartoloni I Bacharel em Violão (FAAM), Mestre em Musicologia (UNESP) e Doutor em História (UNESP). Atua como solista e camerista, arranjador e compositor. É integrante do Duo Bartoloni, do Quarteto de Violões "I Bartoloni" e do Quarteto Tau. Desde 1987, é Professor Livre Docente do Instituto de Artes da UNESP.
Gil Jardim I Professor Livre Docente da USP e Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra de Câmara da USP-OCAM. Diretor Geral de três festivais internacionais de grande repercussão: Festival Ex Toto Corde de Cordas, USP Percussivo 2008. Festival Internacional de Percussão Contemporânea e Festival Leo Brouwer. Escreveu o livro O Estilo Antropofágico de Heitor Villa-Lobos (2005) e gravou e lançou o CD Villa-Lobos em Paris, contemplado em 2006 com o Diapason d'Or e o Prime de Cultura da Revista Bravo. Nesse mesmo ano, realizou palestras na Universidade de Roma "Tor Vergata" e no Instituto Ítalo-Latino Americano de Roma sobre a música de Heitor Villa-Lobos.
Giorgio Monari I Pesquisador e músico na Sapienza Universidade de Roma, leciona História da Música e Música Vocal, rege o Coro Diego Carpitella e Música Sapienza Coro. É Diretor Artístico do Projeto Aquarela do Brasil, desenvolvido pelo Centro Cultural Brasil-Itália em Roma. Pesquisou nos âmbitos da estética da interpretação musical, da história dos conceitos musicais e da história da música - os trovadores, a polifonia quinhentista, a música coraI nos séculos XIX e XX, as relações entre música da Europa e do Brasil. Coordenou a publicação de Canto 'papolare' e canto corale (2008, Feniarco); colaborou na enciclopédia Il Medioevo, sob coordenação de Umberto Eco (2009).
Gustavo Costa I Atuou como solista em grandes orquestras do Brasil e do exterior e como camerista com o Quarteto Brasileiro de Violões, o violinista Claudio Cruz e o tenor Fernando Portinari. É Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP e Professor de Violão no Departamento de Música de Ribeirão Preto ECA/USP desde 2007.
João Luiz Sampaio I Jornalista, editor assistente do suplemento Cultura do jornal O Estado de S. Paulo, onde é o responsável pela área de música clássica e ópera. Colaborador da Revista Concerto, mantém um blog dedicado ao tema: http://blog.estadao.com.br/blog/joaoluizsampaio. É organizador do livro Ópera à Brasileira e autor de Prêmio Carlos Gomes: Uma Retrospectiva, ambos publicados pela editora Algol.
João Marcos Coelho I Jornalista e crítico musical. Trabalhou na Folha de São Paulo e foi crítico musical da Folha, Veja, Isto É, O Estado de São Paulo. Editou a revista Diapason Temporada Brasil 2006; apresenta há quatro anos o programa O que há de novo na Radio Cultura FM de São Paulo. E articulista do Caderno 2 de O Estado de São Paulo e colaborador do suplemento Eu & Fim de Semana do jornal Valor Econômico e da Revista Concerto. Autor do livro No Calor do Hora - música e cultura nos anos de chumbo (Editora Algol, 2008).
Jose Ivo da Silva I Bacharel em Música com habilitação em Clarinete pela UNESP (1992). Mestre em Música pela UNESP (2008), com a tese Fantasia em três movimentos em forma de choros de Heitor Villa-Lobos: analise e contextualização de seu ultimo período. É Professor de Clarinete e História da Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, Professor de História da Música da FAAM e integrante da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.
Jusamara Souza I Doutora em Educação Musical pela Universidade de Bremen (Alemanha), é Professora Adjunta do Departamento de Música da UFRGS e pesquisadora do CNPq. Foi Presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM (2001/03 e 2003/05). De 2002 a 2008, foi Diretora da Editara da UFRGS. É Coordenadora-substituta do Programa de Pós-graduação em Música da UFRGS, membro do Board da ISME, International Society for Music Education. Seus trabalhos privilegiam uma perspectiva critica do ensino da música, abordando sua recepção e transmissão como pratica social.
Leopoldo Waizbort I Professor do Departamento de Sociologia da USP; autor de A passagem do três ao um: Critica literária, sociologia, filologia (São Paulo, Cosac Naify, 2007) e As aventuras de Georg Simmmel (São Paulo, 34, 2000, 2a. ed. 2006).
Luis Afonso Montanha I Primeiro clarinetista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e integrante, como clarinetista e claronista de diversos grupos de câmara. Graduou-se pela UNESP, aperfeiçoou-se no Conservatório de Rotterdam, Holanda. Doutor em Música pela Unicamp. Desde 1992, e Professor de Clarinete no Departamento de Música da ECA/USP.
Luiz Fernando Vallim Lopes I Possui títulos acadêmicos pela UNIRIO, University of Michigan e Indiana University, onde escreveu sua tese de Ph.D. em Musicologia sobre os problemas de autenticidade e cronologia em relação as obras de Villa-Lobos. Foi Professor visitante do Skidmoore College e da Indiana University e Vice-diretor interino do Latin American Music Center. Tem apresentado trabalhos sobre Villa-Lobos em conferências nos Estados Unidos, tais como a Society far American Music e a American Musicological Society, e no Premier Congres Internacional Heitor Villa-Lobos em Paris, e terá publicado um artigo sobre Villa-Lobos e sua música nos Estados Unidos na nova edição do New Grove Dictionary of American Music.
Luiz Paulo Sampaio I Licenciado em Piano e Pedagogia Musical na Universidade de Viena. Doutor em Musicologia (PhD) pela Universidade de Montreal. Foi Professor de História da Música, Analise Musical e Semiótica da Música na UNIRIO, Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Presidente da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Publicou os livros: A orquestra sinfônica, sua história e seus instrumentos (Ed. Sextante, RJ, 2000); Guia de ópera em CD - Uma discoteca básica (Jorge Zahar Ed., RJ, 2001). Traduziu a obra O Combate entre Cronos e Orfeu- Ensaios de semiologia musical aplicada de Jean-Jacques Nattiez (Via Lettera Ed., S. Paulo, 2005). É assessor técnico do Museu Villa-Lobos.
Lutero Rodrigues I É regente, pesquisador e professor. Estudou no Brasil e na Alemanha e está concluindo seu Doutorado em Musicologia na USP. Como regente, destaca-se seu trabalho a frente da Sinfonia Cultura, Orquestra da Radio e TV Cultura, entre 1997 e 2005. Enfatizou o repertório brasileiro, tendo dirigido mais de uma centena de primeiras audições. Já regeu as principais orquestras brasileiras, como regente convidado, e atuou em diversos países.
Manoel Aranha Correa do Lago I Possui dupla formação: economista e músico. Seus estudos musicais realizaram-se no Rio, Genebra, Paris e Princeton com Madeleine Lipatti e Arnaldo Estrella (piano), Esther Scliar e Annette Dieudonne (Teoria Musical), Claudio Spies e Nadia Boulanger (Composição e Analise). Doutor em Musicologia (2005) pela UNIRIO e Pós-Doutorado (2009) pelo IEBI USP. Coordenou a edição critica do Guia Prático de Heitor Villa-Lobos, lançada pela Academia Brasileira de Música e FUNARTE.
Marcelo Jaffé I Iniciou-se ao violino aos 6 anos. Em 1977 passou a tocar viola, ganhando o 1º lugar no Concurso Nacional da UNB. Aperfeiçoou-se na Universidade de Illinois e no Centro de Música de Tanglewood (EUA). Atuou como Maestro da Kamerata Philarmonia e como Diretor Artístico da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente, é Professor de Viola do Departamento de Música da ECA/USP, violista do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e apresentador da Radio Cultura.
Marco Antonio Silva Ramos I Professor Livre Docente de Regência Coral na USP. Tem atuado como Professor convidado no Festival de Verano de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e no Festival Música nas Montanhas (Poços de Caldas). Apresentou-se como Regente convidado de importantes coros nacionais e internacionais, como o International Vocal Ensemble, Contemporary Ensemble e University Singers da Universidade de Indiana (EUA), Coral do Conservatório Nacional de Lisboa, Coro Infantil da Orquestra Filarmônica de Las Palmas. Em 2008 e 2009, foi um dos biografados da edição de 25 anos do Who’s Who in the World.
Marcos Branda Lacerda I Compositor e musicólogo, é Professor Livre Docente do Departamento de Música da ECA/USP. Doutorou-se na Universidade Livre de Berlim. Em 1988, publicou em Hamburgo um trabalho sobre estilos musicais africanos, editando CDs musicológicos pela Smithhsonian Institution e Funarte. Autor de artigos científicos e sobre cultura musical em geral, dedica-se também ao estudo da harmonia em repertório erudito da primeira metade do século XX.
Maria Alice Volpe I Bacharel em Música - Piano (UNESP), Mestre em Artes (UN ESP) e Doutora em Musicologia! Etnomusicologia (University of Texas at Austin). Professora Adjunta da UFRJ, cedida para a UNB. Tem atuado com ênfase nos seguintes temas: música brasileira, história da música no Brasil, Musicologia,Etnomusicologia, século XVIII a XX, problemas teórico-conceituais e questões críticas da Musicologia.
Maria Elisa Pereira I Doutora em História Social (USP). Bacharel e Licenciada em História (USP), Bacharel em Canto (UNESP) e Mestrado em Música (UNESP). Pesquisa na história da música brasileira, os temas: canto, dicção, estética, Mario de Andrade e a música nacionalista, e música popular brasileira durante a II Guerra Mundial. É autora, entre outras obras, do livro Lundu do escritor difícil: canto nacional e fala brasileira na obra de Mario de Andrade (Ed. Unesp).
Maria Lucia Pascoal l Doutora em Música pela UNICAMP. Integrante da comissão de Especialistas do Ensino de Música (MEC), assessora ad-hoc da FAPESP, do MEC e da CAPES. É autora do e-book Estrutura tonal: Harmonia (Companhia Ed. Paulista) e foi editora da Revista Opus. É Professora e pesquisadora na área de Estruturação Musical no Departamento de Música do Instituto de Artes da UNICAMP.
Paulo de Tarso Salles I Compositor, pesquisador e violonista. Doutor em Música pela UNICAMP (2005). Gravou os CDs Luz Azul (1993) e Poema Brasileiro (1996). É Professor no Departamento de Música da ECA/USP. Desenvolve projeto de pesquisa sobre quartetos de cordas de Villa-Lobos, com apoio FAPESP. É autor dos livros Aberturas e impasses: o pós-modernismo na música (Ed. Unesp, 2005) e Villa-Lobos: processos composicionais (Ed. Unicamp, 2009).
Paulo Renato Guérios I Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/ UFRJ. Professor Adjunto do Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Paraná. Seus trabalhos tem como foco a "construção social da pessoa", e suas pesquisas tratam da Antropologia da Memória, da Sociologia da Arte e das relações humanas em ambiente de trabalho.
Paulo Porto Alegre I Integra o Núcleo Hespérides de Música das Américas e o Trio Opus 12 com os violonistas Edelton Gloeden e Daniel Murray. Em 2006, foi curador, músico e professor do projeto "Cem Anos de Radamés Gnattali". Leciona Violão na Escola Municipal de Música de São Paulo.
Pedro Paulo Salles I É Professor na área de Educação Musical no Departamento de Música da ECA/USP. Em 1998, criou o Laboratório de Educação Musical - LEM na USP com o intuito de propiciar um espaço de pesquisas no curso de licenciatura. Mais recentemente, tem efetuado pesquisas no campo da Etnomusicologia, tendo como objeto de estudo a música indígena nas suas manifestações em território brasileiro.
Quinteto Villa-Lobos I Fundado em 1962 é formado por Antonio Carrasqueira (flauta), Luis Carlos Justi (oboé), Paulo Sergio Santos (clarinete), Philip Doyle (trompa) e Aloysio Fagerlande (fagote). Recebeu o Prêmio Carlos Gomes (2001/2009) como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2006, foi premiado pela Funarte e realizou turnê pelo Nordeste, além de encerrar a Copa da Cultura com concerto em Berlim. Em 2008 realizou o projeto Oi apresenta: Quinteto Villa-Lobos no Rio de Janeiro, com 35 concertos e oficinas; turnê de lançamento do CD Quintetos de Sopro Brasileiros. Em 2009, foi Quinteto Residente do 40º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, além de realizar turnê pela África e concertos no Brasil para lançamento do CD Villa-Lobos - um clássico popular.
Raffaele Pozzi I Estudou no Conservaat6rio de Música Santa Cecília, na Universidade de Roma "La Sapienza" e no King's College London - Universidade de Londres (PhD em Musicologia Histórica). Lecionou História da Música Moderna e Contemporânea na Universidade de Bolonha e é atualmente Professor de Musicologia e Metodologia da Educação Musical na Universidade de Roma III. Deu atenção especial em sua pesquisa sobre a música do século XX à figura e às obras do compositor Olivier Messiaen, sobre quem escreveu o primeiro titulo em italiano, Il suono dell'estas: Olivier Messiaen dal 'Banquet céleste' alla Turangalîla-Symphonie' (Lucca, Libreria Musicale Italiana, 2002).
Ricardo Ballestero I Foi Professor na Universidade do Colorado-Boulder. Tem se apresentado com cantores solistas do Metropolitan Opera, New York City Opera, Houston Grand Opera, Teatro Mariinsky e com membros das sinfônicas de Atlanta, Baltimore, Ópera de Frankfurt, Oslo, OSESP e OSB. Realizou recitais, palestras e cursos nos EUA (Universidades de Indiana e Michigan), na Itália, na Alemanha e no Brasil. Doutor em Colaboração Pianística e Música de Câmara na Universidade de Michigan. É Professor do Departamento de Música da ECA/USP.
Ricardo Tacuchian I Regente e compositor. Graduado em Piano, Composição e Regência pela UFRJ e Doutor em Composição pela University of Southern California. Foi Professor Titular da UFRJ e da UNIRIO, Professor Visitante da State University of New York at Albany e da Universidade Nova de Lisboa. Possui mais de 100 trabalhos publicados. Sua obra (cerca de 200 títulos) já foi tocada no Brasil e exterior. Possui 4 CDs autorais. Seu nome é verbete do Grove Music Dictionary II (2001), do Baker's Biographical Dictionary of Musicians, 9th edition (2000) e do Die Musik in Geschichte und Gegenwart, MGG (2007), entre outros. É membro da Academia Brasileira de Música, da qual é seu atual Presidente.
Rodolfo Coelho de Souza I Compositor e Professor do Departamento de Música de Ribeirão Preto da ECA/USP. Mestre pela USP e Doutor em Composição pela University of Texas at Austin. Realizou Pós-doutorado nos Estados Unidos com Elliott Antokoletz sobre a linguagem musical da obra Rudepoema de Villa-Lobos. Como pesquisador na área de Musicologia Analítica, tem publicações sobre a música de Alberto Nepomuceno, processos de significação musical e sobre as técnicas analíticas da música atonal.
Sidney Molina I Bacharel em Filosofia (USP), especialista em Musicologia pela Faculdade Carlos Gomes (SP) e Doutor pela PUC/SP. Membro fundador do Quaternaglia, Professor do UNI/FIAM/FAAM e da Fundação Carlos Gomes (PA) e Diretor do Conservatório Mozart (SP). Autor do livro Mahler em Schoenberg: angústia da influência na Sinfonia de Câmara nº 1.
Susana Cecília Igayara I Professora do Departamento de Música da ECA/USP, especialista em Canto Coral nas áreas teóricas do Repertório Coral e Musicologia e na atividade pratica de preparação técnica vocal de coros. Dedica-se, atualmente, a um projeto em História da Educação sobre as relações entre música e educação feminina no Brasil. Tem pesquisado a música brasileira, o repertório coral internacional e as relações entre música e literatura. Implantou e coordenou o Centro de Documentação Musical da OSESP e coordenou o Núcleo de Estudos da Divisão de Música do Museu Lasar Segall (1987/97).
Teca Alencar de Brito I Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC/SP), Bacharel em Piano e Licenciada em Educação Artística (Habilitação em Música). Professora no Departamento de Música da ECA/USP, criou, há 25 anos, a Teca Oficina de Música, núcleo de educação musical (SP/SP). E autora dos livros Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança e Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical, ambos pela Ed. Peirópolis.
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