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Conferencistas


Conferencistas convidados ao encontro desse ano (em ordem alfabética, por sobrenome):

Jonathan Dunsby

dunsby O Prof. Dr. Jonathan Dunsby (Eastman School of Music, Rochester University, EUA) figura entre os principais ícones dos recentes estudos a respeito da inter-relação entre Análise e Performance Musical. Professor de Teoria Musical, Graduou-se em Música pela Oxford University aos 20 anos, tendo se tornado PhD em teoria musical sob a supervisão de Alexander Goehr, na Leeds University, aos 23 anos. Estudou piano sob a orientação da Dame Fanny Waterman, tendo sido premiado em concursos de Genebra, Leeds e Munique, e conquistado o primeiro prêmio do Concurso da Commonwealth. Possui artigos e resenhas publicados em periódicos científicos como Circuit, Journal of Music Theory, Music Analysis, Music and Letters, Music Theory Spectrum, Musicae Scientiae, The Musical Quarterly, 19th-Century Music e 20th-Century Music. É autor dos verbetes Memory e Performance do dicionário The New Grove. Os capítulos de livros incluem estudos analítico-musicais de obras de Debussy, Schoenberg e Schumann. Os livros recentes incluem o referencial Performing Music: Shared Concerns (Oxford U. Press, 1996) e Making Words Sing: Nineteenth- and Twentieth-Century Song (Cambridge U. Press, 2004). É co-autor, com Arnold Whittall, do emblemático Music Analysis in Theory and Practice (Faber, 1986; traduzido para a língua portuguesa por Norton Dudeque). Traduziu para a língua inglesa o livro A Batalha de Chronos e Orfeu: Estudos em Semiologia Musical Aplicada, de Jean-Jacques Nattiez (Oxford U. Press, 2004; a tradução brasileira é de Luiz Paulo Sampaio). É editor fundador do periódico científico Music Analysis (1982-1986) e Presidente vitalício da Society for Music Analysis (UK). Tem sido conferencista convidado em congressos que incluem Brasil, Canadá, Grécia, Coréia do Sul e Espanha, além de se apresentar frequentemente no Reino Unido e nos EUA. Anteriormente, atuou junto às Universidades King’s College London, University of Southern California, University of Reading; Visiting Fellow em Princeton (Harkness Fellow, 1976) e Oxford (New College, 1992); em 2006-2007 foi Slee Professor of Music Theory na SUNY University at Buffalo. Mais informações disponíveis no site https://www.esm.rochester.edu/theory/jonathan_dunsby/.


Cristina Capparelli Gerling

gerling Os estudos da Profa. Dra. Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling (UFRGS) a respeito da inter-relação entre Análise, Performance e Cognição Musical são referenciais para a pesquisa em música no Brasil. Graduada em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1972), recebeu o grau de Master of Music pelo New England Conservatory (1975) e de Doctor of Musical Arts pela Boston University (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde orienta iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Foi representante do comitê de Artes no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2002-2004). Pianista com CDs gravados e intensa atividade artística, seus alunos tem recebido prêmios expressivos em concursos nacionais e internacionais. Em 2008 foi convidada pela Associação Brasileira de Música (Rio de Janeiro) para participar da série Trajetórias e em 2009 gravou um CD para o selo Meridian (Inglaterra) com a violoncelista Tânia Lisboa, intitulado The Brazilian Cello. Em 2011 lançou o CD intitulado Cristina Capparelli interpreta a obra para piano de Alda Oliveira e Jamary Oliveira. Em 2014 concluiu o projeto de gravação das 8 Sonatinas e da Sonata de Camargo Guarnieri em parceria com seus colegas Catarina Domenici, André Loss e Ney Fialkow. Tendo desenvolvido um trabalho extenso com o repertório latino-americano e reunido um vasto acervo de obras de compositores brasileiros e latino-americanos, disponibiliza os resultados on line para comunidade acadêmica. Seus trabalhos investigativos recentes na área de musicologia cognitiva e do estudo da execução instrumental de alto nível têm sido aceitos nos principais congressos de área no país e no exterior. Como coordenadora de grupo de pesquisa, os resultados parciais podem ser obtidos no site: www.ufrgs.br/gppi. No primeiro semestre de 2014 esteve em residência na Indiana University através do Center for Caribean and Latin American Studies e o Latin American Music Center, este último parte da Jacobs School of Music, com o apoio da Fulbright Commission que a apoiou pela terceira vez. Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5512630201287587.

Gretchen Horlacher

Horlacher O trabalho da Profa. Dra. Gretchen Horlacher (Indiana University), a respeito de ritmo, metro e análise projetiva da música ao longo do tempo, figura entre as pesquisas atuais de maior interesse. Professora de Teoria Musical, a Dra. Horlacher é Bacharel em Artes pela Cornell University (1984) e Ph.D. em Filosofia pela Yale University (1990). Como pianista, estudou com Malcolm Bilson, tendo conquistado o Prix d'Excellence da École de Musique em Fontainebleau. Foi professora da University of California em Riverside e em Santa Barbara antes de ingressar, em 2008, no Departamento de Teoria Musical do emblemático Jacobs Institute of Music, na Indiana University, onde atua também como pesquisadora ligada à reitoria. Possui artigos e resenhas publicados em revistas como Music Theory Spectrum, Journal of Music Theory, Intégral, Music Theory Online e Mitteilungen der Paul Sacher Stiftung. É autora do livro Building Blocks: Repetition and Continuity in Stravinsky's Music (Oxford U. Press, 2011), tendo estado na Fundação Paul Sacher, em Basileia, na Suíça, para estudar os manuscritos de Stravinsky. Foi presidente do Comitê de Programa e membro da Diretoria Executiva da Society for Music Theory. Mais informações disponíveis no site: http://info.music.indiana.edu/faculty/current/horlacher-gretchen.shtml.

Carlos Kater

kater O grande educador musical brasileiro, Prof. Dr. Carlos Elias Kater, apresentará nesse congresso uma retrospectiva dos estudos em análise musical no Brasil à luz de seus trabalhos educacionais atuais. Doutor pela Universidade de Paris IV Sorbonne (1981, bolsa FAPESP), com Pós-Doutorado pela mesma instituição (1987, bolsa CNPq) e Professor Titular em concurso nacional público pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1991). Atuou como Professor-Adjunto no Instituto de Artes da UNESP (1981-1988) e como membro do Núcleo de Ensino da UNESP (integrado de 4 professores convidados trabalhando diretamente como grupo assessor do Reitor da UNESP). Foi Professor Adjunto e depois Professor Titular concursado da EM/UFMG, onde dirigiu o Centro de Pesquisas em Música Contemporânea (1992-1994), coordenou a Pós-Graduação junto à Escola de Música/UFMG (1994-1996) e o NAPq - Núcleo de Apoio à Pesquisa (1989-2000), do qual foi também o fundador. Criou e editou durante cerca de 12 anos (1987-1998) duas importantes revistas - Cadernos de Estudo: Análise Musical  (SP: Atravez) e Cadernos de Estudo: Educação Musical (SP: Atravez), que se tornaram referências na vida acadêmica brasileira. Na UFMG criou e a revista Música Hoje, da qual foi também editor de 1997 a 2000 (BH, EM/UFMG). É autor de textos publicados e dos livros: Eunice Katunda, musicista brasileira (2001), Música Viva e H. J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade (2001) e Musicalização através da Canção Popular Brasileira (em coautoria com P. Lobão, 2001). Na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) atuou como Professor Visitante, ministrando aulas e palestras, participando também da equipe de concepção e implantação do Curso de Música / Licenciatura em Educação Musical (2003-2006). Um dos fundadores da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, foi por dois mandatos consecutivos seu Vice-Presidente, assim como Diretor da Região Sudeste; no momento é membro de sua Diretoria, atuando na Equipe Editorial da Revista. Realiza projetos de formação criativa com música junto a professores. Link para o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1845763886645209.

Joseph Straus

straus O Prof. Dr. Joseph Straus (City University of New York, CUNY) é a grande referência internacional quando se fala em teoria pós-tonal, vozes condutoras, estratégias composicionais de Stravinsky e Modernismo. PhD pela Yale University e presidente da Society for Music Theory (SMT, 1997-1999), Joseph Straus é um teórico musical especializado em música do século XX, com interesses de pesquisa que incluem a teoria dos conjuntos, vozes condutoras na música pós-tonal, a música de Stravinsky, e a música Ruth Crawford Seeger. Em sua conferência, irá abordar aspectos presentes em seu livro Stravinsky's Late Music (Cambridge U. Press, 2001), voltando-se aos problemas da continuidade formal em um repertório tão obviamente descontínuo de tantas maneiras, desde enfoques associadas a harmonia serial, até questões voltadas a expressão e significado. Seu livro Introduction to Post-Tonal Theory (1990; revised 3rd ed. 2004, Prentice-Hall; com tradução para a língua portuguesa por Ricardo Bordini, 2013) traz as bases para o desenvolvimento dos conceitos analíticos que emergiram desde meados do século XX. Seu livro Remaking the Past: Musical Modernism and the Influence of the Tonal Tradition (1990) foi agraciado com o icônico prêmio Wallace Berry Award. No campo de estudos que abordam a deficiência como uma construção cultural, em vez de uma patologia médica, publicou Extraordinary Measures: Disability in Music (Oxford U. Press, 2011) e Sounding Off: Theorizing Disability in Music (em co-edição com Neil Lerner, pela Routledge, 2006). No campo de estudos sobre a produção de mulheres, publicou The Music of Ruth Crawford Seeger (Cambridge U. Press, 1995) e Anthology of Music by Women for Study and Analysis (Prentice-Hall, 1993). Trabalhos anteriores incluem estudos schenkerianos, como em Unfoldings: Essays in Schenkerian Theory and Analysis (editado por Carl Schachter pela Oxford U. Press, 1998). Mais informações no site https://www.gc.cuny.edu/Page-Elements/Academics-Research-Centers-Initiatives/Doctoral-Programs/Music-(Ph-D-D-M-A-)/Faculty-Bios/Joseph-Straus



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