EITAM 4 logo EITAM 4 logo








|
eitam
pdf_icon Anais do 4º Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical [novo!]


cartaz

O IV Encontro Internacional de Teoria e Análise Musical, EITAM4, intitulado Análise musical e teoria aplicada: confluências e continuidades é, em seu conjunto, uma realização de cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da USP, UNESP, UNICAMP e UNIRIO, cujo principal objetivo é fortalecer as pesquisas nas áreas de Teoria e Análise Musical no cenário acadêmico nacional.

Como tema do evento escolheu-se Análise musical e teoria aplicada: confluências e continuidades, no sentido de que, nos estudos sobre música, a produção intelectual que se expressa textualmente compartilha com as práticas sonoras o processo interpretativo, como substrato, naturalmente intermediado pela percepção auditiva aguçada e musicalmente desenvolvida. Nesse ambiente de estudos musicológicos, tem-se o viés teórico como base investigativa. Na confluência desses estudos está a análise musical, prática interpretativa que tem como finalidade primeira a compreensão de processos musicais.

Por valer-se da expressão textual, a análise musical influi fortemente no processo de sedimentação e manutenção do conhecimento. Por constituir a instância que aplica os referenciais teóricos organizados metodologicamente, empresta destes a clareza na expressão da interpretação das práticas sonoras. E finalmente, por interagir com as constantes transformações decorrentes da vividez das práticas sonoras – de criação em composição e em performance – as reflexões que decorrem da prática da análise musical têm participação histórica ativa nas renovações artísticas.

Nesse sentido, a aplicação prática de conceitos teóricos emergentes envolve as práticas assim denominadas análise musical, estética, percepção musical, performance musical e criação musical, tanto da área temática Música e da área Arte, como de áreas que estabeleçam diálogos com estas, como é o caso de Filosofia, Matemática, Computação, Letras e Pedagogia, dentre outras.

O Encontro realizar-se-á nos dias 7, 8 e 9 de junho de 2017. Contará com 5 conferências mediadas, sendo 3 delas proferidas por convidados estrangeiros e 2 por convidados brasileiros; 5 mesas redondas mediadas, com participação de 3 pesquisadores convidados em cada uma delas; 2 sessões mediadas de Grupo de Trabalho; 5 sessões de comunicações decorrentes de submissões espontâneas avaliadas através do sistema duplo cego (double blind review), conforme apresentado na página Programação.

Que tenhamos um encontro produtivo e incitador de nossa mais ousada curiosidade musical!

Adriana Lopes Moreira
Presidente da Comissão Organizadora



eitam4 | 2017