comunicações

Choros n. 7 de Villa-Lobos: redes de coleções e eixos de simetrias
Joel Albuquerque (USP)

A noção de campo de forças da escuta em The west wind de Stefano Gervasoni: temporalidade entre música e poesia
Leonardo Aldrovandi (UNICAMP, UNESP)

Comparação de contornos intervalares como parâmetro para medição de similaridade
Carlos de Lemos Almada (UFRJ)

Instante e fluxo: parâmetros para análise fenomenológica do tempo musical
Pedro Amorim Filho (UFBA)

Apontamentos sobre a construção do tempo em música
Bruno Angelo (UFRGS)

A escritura rítmica de Moacir Santos em composições de Choros & alegria
Lucas Zangirolami Bonetti (UNICAMP)

Considerações analíticas sobre Hommage à Tchaikovsky de György Kurtág e suas correlações com o Concerto n. 1 para piano e orquestra de Piotr Ilitch Tchaikovsky
Helena Carreras Cabezas (USP); Luciana Sayure Shimabuco (USP)

Análise acrônica e diacrônica da sonoridade no prelúdio Forró em Gilbués de Luizão Paiva: particularidades de um pianismo popular contemporâneo
Thiago Cabral (IFPI)

O tempo musical em Gérard Grisey: a alternância de processos lineares em Talea
Guilherme de Cesaro Copini (UNICAMP/FAPESP)

Gestos musicais no 1º movimento do Trio para cordas (1945) de Villa-Lobos
Norton Dudeque (UFPR)

Simetria inversional: considerações metodológicas e novas propostas
Allan Medeiros Falqueiro (USP)

Pampeana nº I de Alberto Ginastera
Magdalena Scattolini (USP)

O princípio de profundidade estrutural na tonalidade expandida
Rafael Fortes (UNIRIO)

A forma através do tempo nos primeiros compassos de Allegro Sostenuto de Helmut Lachenmann
Germán Gras (UFRGS)

Os "novos ritmos", por Don Ellis: um estudo sob a perspectiva do conceito de dissonância métrica
Leandro Gumboski (UDESC)

Ser e devir no tempo musical
Luigi Antonio Irlandini (UDESC)

Considerações acerca da construção temporal do compositor-performer na abordagem de coleções fonéticas em Estudo sobre o silêncio
Bruno Yukio Meireles Ishisaki (UNICAMP); Laiana Lopes de Oliveira (UNICAMP)

Uma análise da organização e fragmentação da orquestração de Farben de Arnold Schoenberg
Igor Leão Maia (UNICAMP)

A intertextualidade presente em Dança (Miudinho) da Bachianas brasileiras n. 4, de Heitor Villa-Lobos
Ana Carolina Manfrinato (UFPR); Norton Dudeque (UFPR)

Tempo e música: considerações a respeito de influência e intertextualidade
Ana Carolina Manfrinato (UFPR); Daniel Quaranta (UFPR); Norton Dudeque (UFPR)

Mnemosine em transe: técnicas composicionais e o tempo em Professor Bad Trip de Fausto Romitelli
Daniel De Souza Mendes (UFRGS e Faculdades EST)

Os três Estudos op. 65 para piano de Scriabin: a transmutação do acorde de sétima da dominante
Silvio Augusto Merhy (UNIRIO)

Sound Material as Moulding of Musical Time
Material sonoro como modelagem do tempo musical

Marcos Mesquita (UNESP)

Observação de repertório técnico peculiar à escrita rítmica de Olivier Messiaen em Danse de la fureur, pour les sept trompettes
Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira (UNICAMP)

Música e visualização: abordagens interativas para análise e composição
José Henrique Padovani (UFPB); Rogério Vasconcelos Barbosa (UFMG)

O tempo musical conforme Gérard Grisey
Daniel Paes de Barros (USP)

Ensaio sobre quatro problemas composicionais relacionados ao tempo
Gustavo Rodrigues Penha (UNICAMP)

Direcionamento musical através da textura na transição do Desenvolvimento à Reexposição do primeiro movimento da Sinfonia n. 3, de Mahler
Ronaldo Alves Penteado (USP); Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP)

Teoria da recepção em torno de Darmstadt
João Gabriel Rizek (UNESP)

A experiência do continuum em Bohor de Iannis Xenakis à luz da filosofia de Bergson
Danilo Rossetti (UNICAMP)

O vocabulário descritivo do timbre sob o prisma da semiótica tensiva
Lucas Takeo Shimoda (USP)

Uma nova retórica para uma nova música
William Teixeira da Silva (UNICAMP); Sílvio Ferraz (UNICAMP)

Forma e poiesis na peça E pur si muove, de Marcos Câmara de Castro
Eliana Monteiro da Silva (USP/FAPESP); Amilcar Zani (USP)

Poema sinfônico para 100 metrônomos: reflexões sobre os conceitos de temporalidade musical
Daniel Moreira de Sousa (UFRJ)

Considerações sobre tempo nos escritos de Olivier Messiaen.
Tadeu Moraes Taffarello (UEL)

So What de Miles Davis: uma proposta para análise de improvisação idiomática
Paulo José de Siqueira Tiné (UNICAMP)

Análise da Dança em ritmo búlgaro n. 3, do Mikrokosmos de Béla Bartók
Rodrigo de Carvalho Vasconcelos (USP)

O "portal instante": do universal ao prosaico
Clayton Vetromilla (UNIRIO)