linha Apresentação   |  Programação   |  Créditos  
linha








       A realização dos Encontros Internacionais de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP tem como principal objetivo contribuir para um aprofundamento qualitativo desta prática, essencial à renovação dos processos de criação musical, tanto composicionais como interpretativos.


Recital de abertura
clique no título para ver o conteúdo

       Durante a cerimônia de abertura do I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP, a cravista Helena Jank apresentou o recital intitulado O cravo após o Barroco, tendo interpretado, com sua característica fluidez e beleza fraseológica, as obras: Suite XII, em Fá maior de Louis Couperin (1626-1661); Sonata em Si bemol maior, W. 65/20, de Carl Phillip Emmanuel Bach (1714-1788); Três lições do Método de Pianoforte, de José Maurício Nunes Garcia (1767-1830); Sonata para cravo (1975), de Osvaldo Lacerda (n. 1927); e Continuum (1970), de György Ligeti (1923-2006). O programa de concerto está publicado no corpo desta edição.

Conferências clique no título para ver o conteúdo

       O I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP contou com a participação de três convidados estrangeiros de expressiva relevância ao campo da análise musical – nomeadamente, Miguel Ribeiro-Pereira, pesquisador vinculado ao Centro de Ciência e Tecnologia das Artes, da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal; Carmen Tellez, diretora de Graduate Choral Studies, Latin American Music Center e Contemporary Vocal Ensemble da Indiana University, Estados Unidos; e Nicolas Meeùs, professor da Université de Paris-Sorbonne, França. A primeira conferência e os resumos das demais estão publicados no corpo desta edição.

Mesas redondas clique no título para ver o conteúdo

       Durante o I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP foram organizadas quatro mesas redondas, promotoras de debates de intensa significação musical. A primeira mesa referiu-se à Autonomia da Análise Musical, tendo contado com a presença dos analistas musicais Adriana Lopes Moreira (USP), Maria Lúcia Pascoal (UNICAMP), Dorotéa Kerr (UNESP) e Miguel Ribeiro-Pereira (CITAR/UCP, Porto, Portugal), com mediação de Antenor Ferreira Correia (USP). A segunda mesa referiu-se ao assunto Gesto, improvisação e composição, de que participaram os compositores Achile Picchi (UNESP), Silvio Ferraz (UNICAMP), Marcos Branda Lacerda (USP) e Rogério Costa (USP), com mediação de Antenor Ferreira Correia (USP). A terceira mesa voltou-se ao assunto Emoção e significação na música eletroacústica, tendo contado com a participação dos compositores Rodolfo Coelho de Souza (USP), Denise Garcia (UNICAMP) e José Augusto Mannis (UNICAMP), com mediação de Fernando Iazzetta (USP). E a quarta mesa versou sobre Análise e criação, tendo contado com a participação de Yara Cáznok (UNESP), Flo Menezes (UNESP) e Paulo de Tarso Salles (USP), com mediação de Marcos Pupo Nogueira (UNESP). Uma súmula dos assuntos discutidos está publicada no corpo desta edição.

Comunicações clique no título para ver o conteúdo

       O I Encontro Internacional de Análise Musical UNESP-USP-UNICAMP contou com a apresentação de catorze comunicações, referenciadas no Edital assinado por uma das fundadoras da atual prática analítica brasileira, Maria Lúcia Pascoal. Os artigos relacionados às comunicações apresentadas estão publicados no corpo desta edição.







 
Copyright © 2010 - ECA USP. Todos os direitos reservados.
 Desenvolvido por ADALTECH
 
UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática da UFPE SBC - Sociedade Brasileira de Computação LARC - Laboratório Nacional de Redes de Computadores