ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PÚBLICA GOVERNAMENTAL

No Brasil de hoje, municípios, estados e a União empregam muito a comunicação pública governamental para falar maravilhas de si mesmos e quase nada para garantir direitos constitucionais aos cidadãos. Qual é o ponto de equilíbrio entre esses dois polos? Teriam os governos obrigação de manter a sociedade informada sobre temas que lhe garantem a saúde e a vida? Existe um funcionalismo público preparado para uma comunicação pública governamental profissionalizada? Em busca de respostas a essas e outras questões, o curso apresenta teorias, casos e reflexões sobre o significado da comunicação pública governamental no contexto das relações com a sociedade em geral e com os múltiplos públicos que têm seus direitos sob a tutela do Estado. O curso tem por objetivo desenvolver habilidades e competências onde, ao final do curso, os participantes terão em mãos os fundamentos e os instrumentos necessários à elaboração da diretriz e do planejamento estratégico da comunicação pública de um órgão público.

Docentes

Profª. Drª. Mariângela Furlan Haswani

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1983), mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes e doutorado pelo Programa de pós-graduação em integração da América Latina (PROLAM), ambos da Universidade de São Paulo. Atualmente é docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Pública e Estatal , atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação estatal, comunicação pública e relações públicas.

Profª. Drª. Margarida Maria Krohling Kunsch

Professora titular da Universidade de São Paulo e diretora (2013-2016) da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Livre-docente em Teorias e Processos de Comunicação Institucional, doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Anhembi. Docente dos cursos de graduação e pós-graduação e coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações PúVablicas da ECA-USP. Pesquisadora de nível 1B vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp) – ECA-USP/CNPq. Autora dos livros “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada” e “Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional” – ambos com diversas edições e reimpressões – e “Universidade e comunicação na edificação da sociedade”.

Profº. Drº. Luiz Alberto Beserra de Farias

Pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha (2016). Doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da Universidade de São Paulo (2006); mestre em Comunicação e Mercado (2000), especialista em Teoria da Comunicação (1995) e graduado em Relações Públicas (1990) pela Faculdade Casper Líbero; graduado em Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul (2001). Professor visitante na Universidade de Málaga e professor conveniado como orientador de Doutorado na Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Atuou como diretor acadêmico de dezembo de 2013 a junho de 2016, da Escola de Comunicação e a Escola de Educação, e de julho de 2016 a dezembro de 2017, da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Anhembi Morumbi (Laureate International Universities), onde também atuou como professor colaborador no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Comunicação. É professor-doutor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo desde 2003, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2012 a 2013, e em 2015, e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação como professor permanente desde 2011; foi professor-titular da Faculdade Cásper Líbero, onde coordenou o curso de Relações Públicas de 2011 a 2013; foi professor e coordenador do Curso de Comunicação Social da Universidade Cruzeiro do Sul.

Profª. Drª. Heloiza Helena Matos e Nobre

Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realizou estágio pós-doutoral junto ao GRESEC (Groupe de Recherche sur les Enjeux de la Communication), Université Stendhal, Grenoble III, em 1995 e 2007. Em 1995, sua pesquisa abordou temas relacionados ao processo eleitoral na França. Em 2007, desenvolveu pesquisa sobre Capital Social, Comunicação e Tecnologia, que deu origem ao livro “Capital Social e Comunicação: interfaces e articulações”. Até 2002 foi docente e pesquisadora na ECA-USP atuando nas áreas de Comunicação Política e Opinião Pública, e até junho de 2010 foi docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero, na linha de pesquisa Processos Midiáticos, Tecnologia e Mercado. Nesta mesma instituição liderou o grupo de pesquisa do CNPq, “Capital Social, Tecnologia e Processos Políticos”. A partir de 2010 retorna à ECA-USP, onde integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP) como docente permanente e pesquisadora sênior. Coordena o grupo de pesquisa “Comunicação Pública e Comunicação Política” vinculado à Comissão de Pesquisa e sediado no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

Profª. Drª. Monica Herman Salem Caggiano

Nasceu na cidade de Bucarest, Romênia, onde cursou o primário e as primeiras séries do antigo ginásio. Completou os estudos básicos no Brasil, em São Paulo, no Colégio Estadual de São Paulo. Graduou-se em Direito, tornando-se bacharel em ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde conquistou, ainda, os títulos de Mestre, Doutor e Livre-Docente. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (2008-2016). Ocupa o cargo de Professora Associada do Departamento de Direito do Estado, da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e é Diretora da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto-USP. Junto à Universidade Presbiteriana Mackenzie, é Professora Titular de Direito Constitucional e Coordenadora do Curso de Especialização em Direito Empresarial. Promove estudos e pesquisa no campo do Direito Público, com vistas à extensão universitária atuando como Diretora Cultural do CEPES-Centro de Estudos Político e Sociais e Vice-Presidente do Instituto Pimenta Bueno – Associação Brasileira de Constitucionalistas.

Profº. Drº. Victor Aquino Gomes Correa

Nasceu no Rio Grande do Sul, em 1948, como “Tupã Gomes Corrêa”, retificando o registro civil muitos anos depois. Estudou em Porto Alegre e em São Paulo. Desde 1991 é professor titular de publicidade na Escola de Comunicações e Artes da USP, onde, a partir de 1978, tornou-se docente e obteve títulos de mestre, doutor, livre docente, adjunto e professor titular. Foi professor visitante no Departament de Publicitat i Ciencies de la Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, em 2000. Credenciado no curso de pós-graduação em ciências da comunicação da USP, orienta discípulos e ministra a disciplina Aventura Estética da Publicidade. Entre este e programas nos quais trabalhou, já orientou 38 projetos de mestrado e 17 de doutorado. Na escola de origem, da qual foi diretor, vice-diretor e presidente das comissões de graduação, de pós-graduação e de cultura e extensão universitária. Em sete ocasiões diferentes, foi eleito chefe do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Lidera o Coletivo Estudos de Estética, cuja principal pesquisa contempla os câmbios estéticos na perspectiva da metrópole.

Profº. Drº. Alexandre Augusto Giorgio

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP .Graduação em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero (1999) e mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor assistente da Faculdade Cásper Líbero, pesquisador do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) da Faculdade Cásper Líbero (2015), Pesquisador no Grupo “Teorias e Processos da Comunicação” na Faculdade Cásper Líbero, professor convidado da Escola de Comunicações e Artes da USP no Curso Comunicação Pública Governamental e consultor pleno em Giorgio Marketing Jurídico. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em COMUNICAÇÃO E MARKETING, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, publicidade e propaganda, comunicação pública, relações públicas, marketing e planejamento.

Profª. Anne Elise de Oliveira Candal

Formada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo desde 2000, com experiência em telejornalismo, jornalismo impresso e digital, assessoria de imprensa e comunicação organizacional. Especializou-se em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Escola de Administração do Estado de São Paulo – EASP, Fundação Getulio Vargas em 2011. Iniciou seu trabalho na assessoria de comunicação do Hospital Geral de Itapecerica da Serra em janeiro de 2007 e em outubro do mesmo ano passou a atuar também no Hospital Regional de Cotia na mesma função. Desde janeiro de 2012, responde pela Gerência de Comunicação nas duas instituições.

Profº. Drº. João Luís Anzanello Carrascoza

É graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicações e Artes (1983), com mestrado (1999) e doutorado (2003) em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde é professor da disciplina Redação Publicitária desde 1990. É também docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (SP), com pós-doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014) sobre a interface publicidade e literatura. Comunicação é a sua área de investigação, com ênfase nos processos retóricos e análise do discurso da publicidade. Escritor, vem publicando coletâneas de contos e romances, além de obras para crianças e jovens, que lhe valeram alguns dos mais importantes prêmios literários do país: Jabuti, Guimarães Rosa/Radio France Internationale, Fundação Biblioteca Nacional, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e Associação Paulista dos Críticos de Arte.

Profª. Drª. Silvia Regina da Costa Salgado

Graduação em Jornalismo (1981) e Graduação em Biblioteconomia e Documentação (1980) pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ECA/USP. Mestra em Ciências da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo ECA/USP (1989) e doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, ECA/USP (2005). Especialista em Administração Municipal; Políticas Públicas; Gestão de Sistemas e Redes da Informação; Comunicação Governamental; Comunicação Pública. Docente, autora e editora de publicações na área de Administração Pública, Planejamento Público, Gestão e Políticas Públicas, Informação, Inovações em Gestão Pública Municipal.

Profª. Drª. Vânia Penafieri de Farias

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Comunicação e Marketing e Graduada em Relações Públicas, ambos pela Faculdade Cásper Líbero. É professora da área de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda desde 2001 e consultora na área de pesquisa corporativa e organização de eventos. É coordenadora dos cursos de graduação em Relações Públicas e de Pós-Graduação em Comunicação Corporativa e Redes Sociais, do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. É professora temporária no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC-SP, lecionando a disciplina de Pesquisa de Comunicação com o Mercado – técnicas.

Profº. Drº. Massimo di Felice

Possui graduação em Sociologia – Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor da Universidade de São Paulo, ministrando aulas na graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras “Paisagens pós- urbanas – o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar” (2009), “Pós humanismo” (2010) e “Redes Digitais e Sustentabilidade – as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes” (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros “Do público para as redes (2008)” e “Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (no prelo)”; a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume) e a coleção Era Digital (Editora Difusão).

Profº. Drº. Eli Borges Júnior

Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é bacharel em Comunicação Social pela ECA/USP e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP). É atualmente bolsista de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Processo nº 2016/03588-7. Tem experiência na área de Comunicação (Comunicação Digital, Teoria e Filosofia da Comunicação) em interdisciplinaridade com os campos da Filosofia e das Artes, tendo desenvolvido pesquisa de mestrado sobre a participação das tecnologias digitais nas artes do espetáculo contemporâneas, sob orientação do Prof. Dr. Massimo Di Felice e bolsa FAPESP. É pesquisador e coordenador-adjunto do Centro Internacional de Pesquisa Atopos da ECA/USP nas linhas de pesquisa “Ecosofia” e “Aoristos”, da qual é coordenador. Diretor do coletivo AION – Rede de Experimentação Artística, realizou estágio de pesquisa de mestrado na U.F.R. Arts, Philosophie, Esthétique da Université de Paris 8 – Vincennes Saint-Denis (Bolsa BEPE – FAPESP), sob orientação da Profa. Dra. Erica Magris. Foi professor colaborador na ECA/USP.

Profª. Drª. Agatha Camargo Paraventi

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP; Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Pós-Graduada em Comunicação Organizacional pela ECA/USP; Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Atuou por 11 anos no mercado corporativo, nas áreas de Marketing, Relações com Imprensa, Comunicação Interna, Relações com Consumidor e Relações com Fornecedores. Docente na Faculdade Cásper Líbero e nos cursos de Pós-Graduação MBA Aberje e Gestcorp – ECA/USP. Coautora do livro “Relações Públicas Estratégicas”.

Prof. Drº. Alexandre Barbosa

Doutor em Ciências da Comunicação (2013) pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). É graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1997), Mestre em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2005) e Especialista em Jornalismo Internacional pela PUC-SP (2000). Desde 2016 é professor convidado da Escola de Comunicação Pública e Governamental do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (ECA) para ministrar a disciplina Assessoria de Comunicação – Imprensa/Jornalismo e orientar TCCs. Desde 2014 é pesquisador convidado do Centro de Estudos Latino-americanos sobre Comunicação e Cultura (Celacc-USP), instituição da Pró Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade de São Paulo (USP). Professor Doutor na Faculdade Paulus de Comunicação (FAPCOM) para os cursos de jornalismo, RTVI, PP e RP. Professor do curso de Jornalismo da Universidade Nove de Julho. No período de 2016 a 2017 foi professor contratado da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) das disciplinas Gêneros Jornalísticos e Laboratório de Jornalismo Impresso (Jornal do Campus). Neste período foi professor-orientador do Jornal do Campus, principal jornal-laboratório do curso de Jornalismo da ECA-USP. Por essa orientação, recebeu o prêmio Professor Imprensa na categoria melhor coordenador de jornal-laboratório da região Sudeste. Responsável pela criação, implantação e coordenação dos planos de ensino, pesquisa e extensão em Jornalismo da Uninove que obteve o Conceito de Curso 5 no ciclo do Sinaes-MEC de 2015. É autor do livro “A Solidão da América Latina na Indústria Jornalística Brasileira” (Alexa Cultural, 2017) e dos 3 volumes da coleção Jornalismo em Gêneros (ECA-USP).

Profª. Drª. Regina Keiko Obata Ferreira Amaro

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação, Cultura e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagens e representação, informação e educação, serviços de informação educativos, serviços de informação e cultura para crianças e jovens, biblioteca interativa, biblioteca escolar, biblioteca pública, biblioteca comunitária.

Profº. Drº. Luiz Fernando Santoro

Possui graduação em Comunicação (Rádio e TV) pela Escola de Comunicação e Artes da USP (1977), mestrado em Artes Contemporâneas pela Université de Provence, França (1979) e doutorado em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA-USP, diretor e produtor de programas de TV e vídeo. Atua no campo da Comunicação, nas áreas de televisão, vídeo, rádio, realização de documentários, comunicação comunitária, convergência tecnológica e políticas públicas.

Profº. Drº. André Chaves de Melo Silva

Professor Doutor do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (Bacharel) pela Faculdade de Comunicação Social “Cásper Líbero” (1996), em História (Bacharel e Licenciado) pela Universidade de São Paulo (1998), mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005 e 2010). Atua nos seguintes temas: Jornalismo Científico, Divulgação Científica, Comunicação Científica, Educação, História, Ensino de História, Imagens em Movimento (Cinema e Televisão), Etnografia e Relações de Poder.

Profº. Drº. Marcel Lacerda Soffner

Possui graduação em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999), graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1987), mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – Polícia Militar do Estado de São Paulo (2008) e doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública – Polícia Militar do Estado de São Paulo (2013). Curso de Especialização – CMM – Certificate in marketing management pelo INSPER – Instituto de Ensino e Pesquisa. (2013)