O grupo surgiu em 2009, na Faculdade Cásper Líbero e, após minha saída desta instituição retornei à ECA, na qualidade de docente aposentada. Em agosto de 2010, com o credenciamento no PPGCOM-USP, o grupo de pesquisa, já aprovado pelo CNPq, continuou suas atividades com alguns membros da FCL e novos foram acrescentados ao longo dos anos, entre ex-orientandos, novos orientandos e interessados em geral.

Um diferencial importante do grupo é a autonomia e a responsabilidade dos membros, pois mesmo durante os períodos em que estive ausente do país por motivos de estudos no exterior, o grupo continuou se reunindo comigo através da Skype ou do Hangout, ferramentas que inclusive possibilitam a participação contínua de membros que são de fora do Estado de São Paulo e mesmo que estejam em diferentes países. Também nos utilizamos de redes sociais como SlideShare para a disponibilização de apresentações, resumos e traduções feitas pelos componentes do grupo; e-mail, Facebook e WhatsApp para comunicações constantes; e estamos preparando um blog e um site que ficará na plataforma da ECA, que ajudarão na visibilidade externa dos trabalhos realizados pelo COMPOL.

As produções acadêmicas dos alunos vinculados ao COMPOL estão sendo publicadas em congressos e revistas da área, contribuindo para a visibilidade das pesquisas realizadas. O grupo é aberto para colaboração espontânea e voluntária, agregando os orientandos em curso e ex-orientandos; doutores que estão realizando e que já finalizaram o estágio pós-doutoral; colaboradores tanto do mercado de trabalho quanto da academia; e também alunos da graduação que demonstrem interesse por este campo de estudo. O grupo também possui participação de bolsistas CAPES e CNPq.

Para finalizar, informo que o COMPOL foi oficializado em dezembro de 2014 como grupo de pesquisa autônomo na ECA, com apoio do CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Heloiza Helena Matos e Nobre