clotildeLivre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA – USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora Associada do CRP ECA USP (2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Professora da PUC SP. Assessora da VRAC – Vice Reitoria Acadêmica e da Reitoria da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo entre 2004/2008. Assessora da Fundasp – Fundação São Paulo 2011/2013. Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR – Centre for Design Research de Stanford (2013). Vice-presidente da ABP2 – Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (2009/2014). Presidente da ABP2 (2015/2017). Vice-coordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Semioticista com experiência na área de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais.Coordenadora geral do Observatório de Tendências Ipsos (2003) e do Observatório de Mídia (2013). Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo. Organizou os livros Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de Signos da Marca (2004), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e co-autora de Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing – Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade e Estudos de Tendências.

Currículo Lattes

Disciplinas ministradas em Publicidade e Propaganda

Grupos de Pesquisa

GESC³

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