Sobre o Comunicantus

O que é o Comunicantus?

Comunicantus é o nome atual do Laboratório Coral do Departamento de Música da ECA-USP. Neste laboratório acontecem as atividades práticas dos corais que ensaiam regularmente e as atividades de extensão e aperfeiçoamento como cursos, workshops e concertos.

O nome Comunicantus é uma homenagem ao Maestro e Professor Klaus-Dieter Wolff, primeiro professor de regência coral na USP, de 1971 a 1974. Entre 1973 e 1978, Comunicantus foi o nome do atual Coral da ECA-USP, formado por alunos de graduação da USP. O Maestro Klaus-Dieter Wolff foi professor de Marco Antonio da Silva Ramos, que de 1981 a 2019 foi responsável pela área coral do Departamento de Música da ECA-USP.

As atividades corais do Departamento de Música da ECA-USP são planejadas e desenvolvidas neste Laboratório, que reúne os professores da área coral e dialoga com professores de outras áreas e de outras instituições ligadas ao Canto Coral. Além das disciplinas curriculares, o Laboratório mantém vários coros, com perfis diferenciados de público, sempre como oportunidade de estágio e de aprendizado prático e reflexivo, preparando os futuros músicos para as múltiplas possibilidades de trabalho em Canto Coral.

O Comunicantus tem incentivado a produção discente, com muitas composições e arranjos estreados pelos coros que fazem parte do laboratório. Realiza também projetos especiais de extensão, tais como cursos, workshops, palestras, seminários. Tem recebido importantes profissionais ligados ao Canto Coral, tanto brasileiros como internacionais, objetivando a formação dos alunos, o crescimento da atividade coral e o desenvolvimento da pesquisa e da atividade artística. As atividades são supervisionadas pelos professores Marco Antonio da Silva Ramos (idealizador e colaborador sênior) e Susana Cecilia Igayara (coordenadora).

Coros em atividade (atualmente em atividade síncrona remota por vídeo conferência)

Coral da ECA-USP
Disciplina obrigatória para graduação em música e optativa para outros cursos.
Ensaios: Segunda e Quarta, das 13h às 14h40

Coro de Câmara Comunicantus
Coro de bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP.
Ensaios: Terças e Quartas, das 19h00 às 21h30h

Coral Escola Comunicantus
Coro comunitário voltado para alunos, funcionários e professores da USP além de membros da comunidade externa à USP.
Ensaios: sexta-feira, das 18h30 às 20h40

Coral Universitário Comunicantus
Coro formado pelos estagiários dos coros comunitários.
Ensaios: quinta-feira, 16h30 às 18h30

Classe de Regência Coral
Coro formado pelos alunos da classe de regência coral
Ensaios: quinta-feira, 13h às 16h

Corais que já fizeram parte do Comunicantus, hoje desativados

Coral da Terceira Idade da USP (desativado desde a pandemia)
Coro comunitário que faz parte do Programa Universidade Aberta à 3ª Idade da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. Exclusivo ao público da 3ª idade (acima de 60 anos).
Ensaios: Sexta-feira, das 14h às 16h

Madrigal Comunicantus
Voltado ao repertório renascentista e ligado a projeto de pesquisa.
Ensaios: segunda-feira, das 15h às 17h

Studio Coral – Vozes Femininas (desativado)
Coral independente associado ao Comunicantus: Laboratório Coral

Coral Oficina Comunicantus (desativado)
Coro comunitário voltado a coralistas iniciantes.