Pesquisa

Siicusp 2020

Estão abertas as inscrições para o Siicusp, Simpósito Internacional de Iniciação Científica da USP. As inscrições são de 14 a 30 de setembro de 2020, a edição será realizada totalmente online.

CIRCULAR DE 18/03/2020

Manteremos aqui as últimas circulares da Pró-Reitoria de Pesquisa com relação às providências diante da pandemia de COVID-19.

Prezados(as) Alunos(as), Orientadores(as) e Servidores(as) da PG da USP,

Considerando a pandemia da COVID-19, faço os seguintes esclarecimentos,

O objetivo maior durante este período é de manter a formação de nossos(as) alunos(as) com qualidade e diminuir o risco de exposição de todos envolvidos.

Disciplinas

A PRPG solicita que as disciplinas migrem do formato presencial para o não presencial sempre que possível. A aprovação do novo formato será realizada pela CCP. A CPG e a PRPG deverão ser informadas para o acompanhamento e divulgação das atividades. Várias plataformas poderão ser utilizadas, a combinação do Moodle e do Google Meet, que são de livre acesso para os orientadores da USP, formam uma boa combinação e são de fácil aprendizado. Várias iniciativas estão sendo realizadas para treinamento, tanto em órgãos centrais como nas Unidades. As Pró-reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão estarão envolvidas nesses treinamentos.

No link abaixo pode ser encontrado um curto vídeo amador que fiz para estimular o uso do Google Meet.

Qualificações, Defesa de Teses e Dissertações

Os procedimentos foram flexibilizados para aumentar a participação não presencial de membros das bancas, do orientador e do aluno. A solicitação é que no local programado para ocorrer a banca esteja um membro da banca ou um membro da CCP para garantir as conexões, o preenchimento da ata de defesa e a defesa pública digital. A sala com a projeção digital poderá ter limitação do número de pessoas para atender as atuais exigências sanitárias de limitar o contato social. Caso as limitações adicionais de mobilidade sejam implantadas, novas orientações poderão ser realizadas. A opção de adiar a defesa também deve ser considerada e o agendamento de novas defesas deve levar em conta a capacidade de trabalho nas Unidades.

Atividades de pesquisa

Os orientadores devem estratificar suas pesquisas identificando aquelas que podem ser interrompidas sem prejuízo ou realizadas a distância e as que trarão grandes perdas se forem descontinuadas. Os laboratórios que tenham atividades essenciais, como por exemplo biotérios e cultura de células devem desenvolver um plano de contingenciamento, considerando o mínimo de pessoas necessárias para manter as suas atividades. Novos experimentos devem ser evitados. A Reitoria e a Pró-reitoria de Pesquisa são fundamentais para a definição da política de atividades nos laboratórios da USP e todos devem estar atentos a novos comunicados.

Administração

A PRPG irá contar com alguns servidores realizando tarefas não presenciais, mas as atividades estão sendo priorizadas e planejadas para serem executadas sem prejuízo para os alunos. As CCPs e CPGs devem informar seus alunos e orientadores como as atividades serão realizadas, incluindo o horário e metodologia para o atendimento presencial ou por meio eletrônico. O site da PRPG possui comunicados importantes e deve ser acompanhado por todos.

Prazos

O sistema Janus não permite que os prazos dos alunos sejam modificados preliminarmente, eles deverão ser modificados por meio de pedidos no momento adequado, mas os(as) alunos(as) podem se tranquilizar que todos os prazos serão corrigidos com bom senso.

Os prazos de agências externas, como a Capes, não são controlados pela PRPG.  Iremos justificar nossos pedidos, mas os Programas devem trabalhar com os prazos vigentes.

Print

A Capes está flexibilizando as datas de viagens de bolsistas previstas até março de 2020. Os editais que atualmente estão abertos têm a previsão de início de mobilidade em julho, portanto iremos aguardar a evolução da pandemia nas próximas semanas, mas a Capes tem se mostrado sensível em relação a mudanças.

Agradeço a toda a comunidade da PG da USP pela grande colaboração desde o início da pandemia.

Carlos G. Carlotti Jr

Pró-reitor de PG

18 de março de 2020

NOTA DO GEPEMAC SOBRE OS CORTES NO FINANCIAMENTO DA PESQUISA

Atendendo ao chamado da SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, e de entidades como a ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical, SBHE – Sociedade Brasileira de História da Educação, ANPUH – Associação Nacional de História, o GEPEMAC – Grupo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares nas Artes do Canto vem manifestar-se a favor da pesquisa em todas as áreas do conhecimento, e em defesa das universidades, especialmente as universidades públicas.

O GEPEMAC, ativo desde 2012, é credenciado no CNPq e sediado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua na área da música, especificamente nas artes do canto, com abordagens diversas e multidisciplinares. É formado por docentes, pesquisadores e alunos de Doutorado, Mestrado e Graduação que desenvolvem pesquisas, desde a Iniciação Científica até projetos de Pós-doutorado.

O financiamento público da pesquisa, especialmente pelas bolsas concedidas pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, é fundamental para a manutenção da formação de professores e pesquisadores, em nosso caso, incluindo musicólogos, educadores musicais e professores artistas. Através dos cursos universitários e da formação em pós-graduação, o conhecimento em torno da música tem sido ampliado e divulgado pelos mais diversos meios.

Atualmente, o GEPEMAC tem dois bolsistas CAPES em nível de Doutorado. Entre os seus membros, hoje docentes em universidades, muitos receberam apoio para realização de suas pesquisas da CAPES, FAPESP e das próprias universidades. Entre os integrantes do GEPEMAC estão profissionais que atuam como docentes em universidades públicas e privadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Mato Grosso do Sul. Uma das integrantes realiza pós-doutorado em universidade da Suíça, com financiamento do programa Horizon 2020 da União Europeia. Muitos dos atuais alunos com projetos de pesquisa ainda esperam respostas sobre financiamento, que é fundamental para viabilizar os projetos.

As pesquisas geradas pelos membros do grupo são divulgadas em congressos, simpósios, encontros, palestras, aulas; publicadas em forma de artigos, livros e capítulos, anais de congressos, partituras e também estão presentes em concertos, recitais, óperas, festivais, gravações, vídeos, shows, no caso da produção ligada à performance musical e à criação de composições e arranjos.

O GEPEMAC, portanto, reafirma a importância da educação, da arte e da cultura para o desenvolvimento do país. O grupo de pesquisa continuará colaborando para a formação de pesquisadores, professores e artistas comprometidos com o futuro, considerando que a música, assim como outras áreas do conhecimento, tem uma importante contribuição a dar.