Coro de Câmara Comunicantus

Coro de Câmara Comunicantus

O Coro de Câmara Comunicantus é um projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP dividido em dois eixos, que tem por objetivo o ensino e a prática da performance coral e a produção de material didático.

É formado por bolsistas de graduação, com participação também de alunos de pós-graduação. Os coralistas estão matriculados na disciplina Prática de Coro de Câmara. O projeto tem por objetivo a especialização no repertório camerístico e a preparação para a atividade profissional.

É um projeto aberto para alunos de toda a USP. No eixo de performance é necessário ter leitura musical, técnica vocal e experiência coral anterior. Para os alunos do Doutorado em Performance, o projeto permite o aprofundamento na regência coral, uma vez que atuam como assistentes do professor Marco Antonio da Silva Ramos e acompanham toda a dinâmica de ensaios do grupo.

O eixo de material didático é interdisciplinar, trabalhando aspectos ligados à tecnologia, mídias eletrônicas, produção de texto, tradução, editoração de partituras, gerenciamento de dados, entre outros aspectos.

Currículo

O Coro de Câmara Comunicantus foi criado em 2013, como parte das atividades do Comunicantus: laboratório coral do Departamento de Música da ECA-USP. A idealização do projeto é do professor titular em Regência Coral, Marco Antonio da Silva Ramos, que foi o coordenador até 2019 e atualmente é o regente titular e diretor artístico. A professora Susana Cecilia Igayara-Souza é a atual coordenadora, atuando na curadoria de repertório e coordenando as atividades do eixo de produção de material didático.

O Coro de Câmara Comunicantus é formado por bolsistas de graduação do Programa Unificado de Bolsas da USP e volta-se para o ensino e a prática da performance coral. Para os coralistas, é um projeto de especialização no repertório camerístico que prepara para a atividade profissional, e para os alunos do Mestrado e Doutorado em Performance, o projeto permite o aprofundamento na regência coral, uma vez que atuam como assistentes do professor Marco Antonio da Silva Ramos e acompanham toda a dinâmica de ensaios e apresentações do grupo.

As atividades do Comunicantus: laboratório coral baseiam-se na integração entre ensino, pesquisa e extensão e os diversos coros pertencentes ao laboratório possuem equipes que mesclam alunos de graduação e pós-graduação, sob supervisão dos professores. O Coro de Câmara Comunicantus tem atuado em séries de concertos, Festivais e encontros nacionais, eventos acadêmicos como congressos e simpósios e em atividades de pesquisa, com apresentações musicais em defesas de Mestrado e Doutorado, inclusive realizando a estreia de composições e arranjos.

Participou de diversas atividades do Programa de Internacionalização do Canto Coral Comunicantus, recebendo regentes do Reino Unido, Alemanha, Holanda, Hungria, Argentina e tendo a oportunidade de se apresentar com especialistas do repertório camerístico desses países.

No âmbito da divulgação da música brasileira, o Coro de Câmara já cantou obras dos compositores do Departamento de Música da ECA-USP (Gilberto Mendes, Ronaldo Miranda, Silvio Ferraz Melo e Marco Antonio da Silva Ramos), tem apresentado obras de outros compositores contemporâneos em atividade, como Ernani Aguiar e Claudia Alvarenga, além dos importantes compositores de nossa história, como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Lindembergue Cardoso, Osvaldo Lacerda, Henrique Oswald, Breno Blauth, muitas vezes preparando novas edições especialmente para as performances do coro. Estreou arranjos de Carlos Menezes Junior e Selma Boragian, produzidos a partir de pesquisas orientadas pelo regente Marco Antonio da Silva Ramos.

Em 2017, foi o coro convidado do Encontro Coral da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e apresentou-se com os músicos convidados Edelton Gloeden, violonista, Luiz Afonso Montanha, clarinetista e Alexandre Ficarelli, oboísta. Em 2018 atuou como coro de referência no Festival Internacional de Coros de Maringá e em 2019 recebeu o Prêmio Destaque do Festival da Música Contemporânea Brasileira, realizado em Campinas, com programa dedicado ao compositor Ernani Aguiar. Em dezembro de 2019 foi convidado do Encontro de Corais do Sesc Santos.

Próximas apresentações

There are no upcoming events at this time.

Coralistas

Soprano

Anastássia Liantziris

Anne Karoline Moreira

Clara Vieira

Elisa Medeiros

Giovanna Elias

Julia Polim

Nataly Macías

Luísa Campelo de Freitas

Margot Lohn Kullock

Paula Castiglioni

Victoria Á. Coutinho

Contraltos

Alana Andrade

Camilla Liberali

Hellen Sabino

Verônica Tavares

Tenores

Caio Arcolini Jacoe

Guilherme Frazatto

Jefferson Oliveira

Tucas Lorres

Vinícius Pontes

Baixos

Felipe Gazoni

João Bessornia

Leonardo Carrasco

Leonardo Rodrigues

Natan Bastos

Silvestre Lonardeli

Ficha Técnica

Regente titular e diretor artístico: Marco Antonio da Silva Ramos

Coordenadora do projeto: Susana Cecilia Igayara-Souza

Regentes assistentes:
Denise Castilho Cocareli e José Luiz Ribalta

Preparadoras vocais: Anne Karoline Moreira e Regina Lucatto

Piano:
Guilherme Frazatto

Violão:
Jefferson Oliveira e Natan Bastos

Eixo de Produção de Material didático

Filipe Daniel Fonseca dos Santos

Flávio Moreira

Felipe Silotto

Alunos de Doutorado: Denise Castilho Cocareli,
José Luiz Ribalta, Regina Lucatto

Aluna de Mestrado: Anne Karoline Moreira

Projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP, na modalidade ensino, apoiado pela Pró-Reitoria de Graduação.

Horários

Terças e quartas-feiras, das 19h00 às 21h40

Público Alvo

Alunos de Graduação da USP – Projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP. Matrícula na disciplina Prática de Coro de Câmara para os alunos do eixo de performance.

Alunos de pós-graduação voltados à especialização em canto coral (a partir de processo seletivo do PPGMUS) e matrícula em disciplina Práticas Laboratoriais em Canto Coral.