Coral da ECA-USP

O Coral da ECA-USP é o coro mais antigo do Comunicantus, mas ao mesmo tempo é alimentado pela eterna juventude de seus coralistas. O coro é formado por estudantes da USP alunos das disciplinas Canto Coral: Técnicas de Expressão Vocal, que reúne os alunos de 1º e 2º anos de todos os cursos da música e os alunos mais adiantados de Canto e de Regência, sendo também uma disciplina optativa para alunos de outros cursos da USP que tenham leitura musical.

A atividade coral no Departamento de Música da ECA/USP teve início em 1973, com a criação do Coral da ECA-USP e com o primeiro professor de Regência Coral, o maestro alemão Klaus-Dieter Wolff. Até o fim da vida de Klaus-Dieter Wolff o trabalho dele esteve ligado ao Coral da ECA-USP, que também deu origem ao nome do Laboratório. Antes, Comunicantus era o nome do Coral da ECA-USP. O Coral da ECA-USP foi regido pelo Professor Titular Sênior em Regência Coral Marco Antonio da Silva Ramos por 38 anos, de 1981 até 2019. Em 2020, o Coral da ECA-USP passou a ser regido pelo professor Dr. Paulo Fred Teixeira.

Currículo

Currículo.

O Coral da ECA-USP realizou inúmeras primeiras audições de obras de compositores uspianos (professores e alunos), como Willy Correa de Oliveira, Gilberto Mendes, Mario Ficarelli, Marco Antonio da Silva Ramos, Paulo César Chagas, Sílvio Ferraz, Paulo Guimarães Álvares, Eduardo Álvares, Marcos Câmara.

Como porta de entrada ao universo coral para muitos alunos ingressantes no Departamento de Música, tem mantido um perfil de diversidade de repertório, visando a formação ampla do estudante e propiciando as mais variadas experiências corais. No  repertório coral-sinfônico, apresentou-se junto à OCAM e OSUSP e com pequenas orquestras formadas pelos próprios integrantes do coro. Apresentou amplo repertório brasileiro e internacional para coro a cappella, com piano e com pequenos conjuntos ou solistas.  No repertório popular, deu ênfase para o repertório brasileiro e para a estreia de novos arranjos, mas também o internacional, incluindo, em 2012, uma banda de rock para o arranjo de Bohemian Rapsody, do Queen.

Um grande número de regentes e solistas hoje atuantes no Brasil e exterior fizeram sua estreia profissional no Coral da ECA-USP, assim como muitos compositores e arranjadores tiveram suas primeiras obras estreadas pelo coro.

Veja os locais/ eventos da trajetória do Coral da ECA-USP:

Anfiteatro Camargo Guarnieri (USP)

Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão)

Auditório da FEA-USP

Auditório da Universidade Mackenzie

Auditório do Departamento de Música da ECA-USP

Auditório do Museu Lasar Segall

Auditório Ibirapuera

Auditório Simon Bolívar (Memorial da América Latina)

Bienal de Música Brasileira Contemporânea do Rio de Janeiro

Catedral Evangélica de São Paulo

Centro Cultural São Paulo

Centro Cultural Vladimir Herzog

Centro de Difusão Internacional da USP

Centro Universitário Maria Antonia

Festival Comunicantus

Festival de Inverno de Campos do Jordão

Festival Música Nova de Santos

Grande Auditório do MASP

Igreja Nossa Senhora da Esperança

Igreja São Luiz Gonzaga

Instituto de Artes da Unesp

Memorial da América Latina

Museu da Casa Brasileira

Museu de Arte Contemporânea do Rio de Janeiro

Museu Paulista

Parlatino (Memorial da América Latina)

Pinacoteca do Estado

SESC Pinheiros

Teatro de Cultura Artística

Teatro do Colégio Santa Cruz

Teatro Laboratório da ECA-USP

Teatro Municipal de Santos – Brás Cubas

Theatro Municipal de São Paulo

Theatro São Pedro

TUCA – Teatro da Universidade Católica (SP)

Próximas apresentações

There are no upcoming events at this time.

Coralistas

Sopranos

Ananda Gusmão / Anastássia Liantziris / Deborah Marchini / Gabriela Fiorini / Gabriela Silveira / Giovanna Elias / Julia Pires / Julia Polim / Karine Viana / Livia Matos / Lorena Galati / Luiza Costa / Mari Kondo / Natalia Mioto / Stefani Silva / Victoria A. Coutinho

Contraltos