Encerramento do semestre no Comunicantus: vídeos e performance ao vivo

Depois de dois anos com atividades remotas, o primeiro semestre de 2022 trouxe o desafio do retorno presencial. A emoção por voltar a cantar juntos e os cuidados na realização dos ensaios – porque a pandemia continua presente – foram aspectos vivenciados em todo o semestre.

Com a necessidade de ventilação dos espaços para atividade em grupo, o Comunicantus buscou utilizar os espaços disponíveis e, muitas vezes, dividir os grupos para poder retomar os ensaios.

Ao mesmo tempo, como os processos corais são dinâmicos e se desenvolvem ao longo do tempo, só neste primeiro semestre de 2022 foram finalizados alguns materiais gravados ainda em 2021.

Para comemorarmos o fim do semestre do retorno, estamos convidando o público para atividades presenciais e online.

Professor Marco Antonio da Silva Ramos orientando a aluna Natália Mioto sobre regência em aula do Coral Universitário Comunicantus

Atividades online: lançamento de vídeos com chat ao vivoLink:

O Coral Escola Comunicantus lança o vídeo Odara, com música de Caetano Veloso e roteiro feito por equipe de professores e alunos. O Coral Escola Comunicantus oferece oportunidade de aprendizado prático em canto coral e muitos alunos fazem sua estreia como regentes nesse coro. Os professores Marco Antonio da Silva Ramos e Susana Cecilia Igayara-Souza lideram uma equipe de graduandos e pós-graduandos. Neste vídeo, a regência é da doutoranda Gina Falcão, que atuou como estagiária PAE. Atualmente a estagiária PAE é Maria Rúbia de Moraes Andreta.

Estreia 08/07/2022, 20h00 no YouTube do Comunicantus, com chat ao vivo.

O Coral Escola Comunicantus e o Coral Universitário Comunicantus vão lançar também um vídeo com uma retrospectiva do primeiro semestre de 2022. Montado a partir de vídeos e fotos que documentaram a volta às atividades presenciais, é narrado por um aluno de licenciatura, Lucas Debortoli, e foi produzido como trabalho para uma disciplina da FEUSP. O Coral Universitário Comunicantus é formado por alunos que atuam como estagiários no Coral Escola Comunicantus. Carolina Andrade Oliveira, que concluiu seu Doutorado neste semestre, e as pós-graduandas Maria Rúbia de Moraes Andreta e Klissy Kely Guimarães também estão vinculadas ao estágio PAE. Os alunos de graduação de Música vêm de diversos cursos e podem se dedicar à regência coral, preparação vocal, processos de educação musical, escolha de repertório, acompanhamento instrumental, composição e arranjo, dependendo de seus interesses pessoais.

Estreia 08/07/2022, 20h15 no Youbube do Comunicantus, com chat ao vivo.

Aquecimento vocal de um dos grupos do Coral Escola Comunicantus, pela aluna Camilla Liberali da Silva Ramos

O Coro de Câmara Comunicantus lança o vídeo O Poeta, com música de Osvaldo Lacerda e texto de Paulo Marcos de Andrade, obra que foi dedicada ao regente Klaus-Dieter Wolff. O vídeo integra o projeto Inspiração Gilberto Mendes. Em diversas entrevistas Gilberto Mendes comentou a importância de ter cantado no Madrigal Ars Viva com Klaus-Dieter Wolff. A edição de áudio e vídeo ressaltam o caráter cômico e irônico da obra de Osvaldo Lacerda (não desligue após a música acabar, porque os créditos trazem surpresas!). O regente titular e diretor artístico do Coro de Câmara Comunicantus é o Professor Titular Sênior Marco Antonio da Silva Ramos, que trabalha com uma equipe de doutorandas formada por Regina Lucatto e Paula Castiglioni. Os alunos coralistas são bolsistas do Projeto Unificado de Bolsas da USP, na vertente Ensino, coordenado pela professora livre-docente Susana Cecilia Igayara-Souza.

Estreia 08/07/2022, 20h30 no YouTube do Comunicantus, com chat ao vivo.

Coro de Câmara Comunicantus em apresentação no Auditório Camargo Guarnieri da USP

Ensaio aberto presencial ao ar livre do Coral da ECA-USP

No dia 13/07, é a vez do encerramento do Coral da ECA-USP e da Classe de Regência Coral. Às 13h, o grupo irá se encontrar ao ar livre na Rua do Lago, 1204, na Cidade Universitária, para um ensaio aberto.

O Coral da ECA-USP reúne mais de 80 estudantes, e a maneira encontrada para as atividades presenciais foi dividir o coro em 4 grupos. Sob orientação do professor Fred Teixeira, quatro alunos de graduação atuaram como regentes assistentes: Giovanna Elias, Caio Jacoe, Charles Yuri e Silvestre Lonardelli. O ensaio aberto reunirá, pela primeira vez no semestre, todos os alunos da disciplina.

No mesmo dia, às 20h, estreia pelo Youtube um vídeo produzido pelos alunos da Classe de Regência Coral de 2021, com a obra Salve Regina, de Franz Liszt, sob regência da aluna Giovanna Elias, sob orientação do professor Fred Teixeira.

Ensaio aberto do Coral da ECA-USP (presencial): 13/07/2022, 13h. Rua do Lago, 1204.

Estreia de Salve Regina, de Franz Liszt: 13/07/2022, 20h00 no YouTube do Comunicantus, com chat ao vivo.

Estreia de Sometimes I Feel Like A Motherless Child – Negro Spiritual 13/07/2022, 20h15 no YouTube do Comunicantus, com chat ao vivo

Um dos grupos do Coral da ECA-USP em ensaio ao ar livre, sob regência da aluna e monitora Giovanna Elias

COMO PARTICIPAR DO COMUNICANTUS?

Para participar do Coral Escola Comunicantus, preencher o formulário e aguardar o agendamento da classificação vocal. Ensaios: 6as feiras, das 18:30 às 20:40.

Para participar do Coral Universitário Comunicantus, matricule-se nas disciplinas optativas Práticas Multidisciplinares em Canto Coral, com estágio supervisionado (CMU-ECA-USP). Aulas às 5as feiras, das 16:30 às 18:30.

Para participar do Coro de Câmara Comunicantus, fique atento no sistema Júpiter à divulgação dos Projetos PUB. Depois de passar por uma seleção, os alunos devem se matricular nas disciplinas optativas Prática de Coro de Câmara.  Ensaios: 3as e 4as, das 19:00 às 21:30

Para participar do Coral da ECA-USP, matricule-se nas disciplinas Canto Coral (CMU-ECA-USP), que são abertas a alunos de outros cursos que tenham leitura musical (será agendado um teste de classificação vocal). Ensaios: 2as e 4as, das 13:00 às 14:40.

Para participar da Classe de Regência Coral, matricule-se nas disciplinas Regência Coral (CMU-ECA-USP). Aulas às 3as feiras, das 14h00 às 17h00.

Para mais informações:

Coordenação: comunicantus.usp@gmail.com

Secretaria: comunicantus.secretaria@gmail.com