COMUNICADO SOBRE AS ATIVIDADES DO CORAL DA TERCEIRA IDADE

Maio de 2022

Caros coralistas, público e interessados no Coral da Terceira Idade da USP, vinculado ao Comunicantus: laboratório coral.

Como todos sabem, em março de 2020 as atividades do Coral da Terceira Idade da USP foram interrompidas, por conta da pandemia de Covid-19.

Os riscos associados ao público de terceira idade e à atividade coral, naquele momento, fizeram com que interrompêssemos preventivamente as atividades.

O desenrolar dos acontecimentos mostrou que estávamos certos em fazer essa interrupção, que em seguida foi estendida para os outros coros e também para as aulas em toda a USP.

Neste início de 2022, as atividades acadêmicas foram retomadas presencialmente. Com relação aos coros, cada um dos grupos do Comunicantus tem uma situação diferente e as rotinas de ensaio estão sendo estabelecidas caso a caso.

Consideramos, em acordo com as diretrizes da universidade, que a pandemia não acabou, o que exige cuidados e protocolos como uso de máscara, distanciamento social, número máximo de integrantes por sala, tempo de duração das atividades e intervalos para ventilação, espaços adequados, entre outros.

Por conta dessas questões, não temos condições de retomar as atividades do Coral da Terceira Idade da USP por enquanto.

São duas as razões principais para essa impossibilidade:

1. Espaço para ensaio. O nosso auditório entrou em reforma e não há previsão de término no primeiro semestre de 2022. A Sala 14-A, que utilizávamos para ensaios, não comporta o número de coralistas, para cumprir com os novos protocolos decorrentes da pandemia. Não dispomos, no momento, de outros espaços para realização das atividades.
  2. Equipe. Como é de conhecimento de todos, as atividades do Coral da Terceira Idade da USP são vinculadas à participação de alunos de graduação, inscritos na disciplina Práticas Multidisciplinares em Canto Coral com estágio supervisionado e a alunos de pós-graduação que estejam atuando como estagiários ou que tenham projetos de pesquisa ligados à atividade. Os alunos que faziam parte da equipe em 2020 não estão mais cursando a disciplina, muitos deles já terminaram os seus cursos e concluíram seus projetos de pesquisa. Só conseguiremos montar uma nova equipe com antecedência de um ou dois semestres, pela necessidade dos prazos de inscrições e matrículas. Portanto, precisamos do restabelecimento de um espaço físico adequado, com uma sala grande para o conjunto e outras salas para ensaios de naipe, para que possamos pensar em uma retomada.

Durante todo esse tempo, o Coral da Terceira Idade da USP, com seus coralistas e seu público, sempre esteve em nossas preocupações. O canto coral é uma atividade complexa, que requer um grande trabalho de preparação para os ensaios, assim como uma estrutura adequada, com planejamento de repertório, ensaios e apresentações, bem como processos de divulgação para entrada de novos integrantes.

Sentimos muito por não podermos retomar as atividades neste momento e contamos com a compreensão de todos. Estamos enfrentando grandes desafios, procurando soluções compatíveis com a situação que vivemos e atentos para oportunidades no futuro.

Agradecemos pela confiança e pela convivência durante todos esses anos e continuamos afirmando a importância do canto coral em nossa sociedade e em nossa universidade.

Atenciosamente,

Profa. Dra. Susana Cecilia Igayara-Souza (coordenadora do Comunicantus)

Prof. Dr. Marco Antonio da Silva Ramos (idealizador do Coral da Terceira Idade da USP e professor sênior colaborador)