Festival Comunicantus 2021 discute a produção coral na pandemia

O Festival Comunicantus 2021 traz 16 vídeos inéditos, preparados por três coros: Coral da ECA-USP, Coro de Câmara Comunicantus e Coral Escola Comunicantus. O Festival terá dois dias: no primeiro uma mostra com 13 vídeos, e no segundo dia a apresentação de 4 vídeos intercalada com conversas sobre processo criativo e educativo.

LINK para mostra do dia 10/12, 20h

CARTAZ DO FESTIVAL COMUNICANTUS 2021

Comemorando os 20 anos do Comunicantus, laboratório coral que iniciou as atividades em 2001, reunimos a produção como um momento de celebração e de encontro, lembrando nossos conhecidos festivais, que já ocuparam muitos espaços da cidade de São Paulo.

Nesta edição, de forma virtual, o público poderá acompanhar pelo YouTube e participar com comentários no chat. A ideia é proporcionar uma experiência de concerto no primeiro dia, com estreia de novos vídeos, em um encontro dos três corais em atividade durante a pandemia.

E, no segundo dia, o Festival aproveita o formato de mesa-redonda, tão presente na pandemia, mas inclui também a surpresa artística de mais 4 vídeos inéditos: um arranjo coletivo pelo Coro de Câmara Comunicantus, dois vídeos da Classe de regência coral e um do Coral Escola Comunicantus.

Os coros:

Em todos esses coros, há uma integração entre alunos de graduação e pós-graduação, mas cada um deles tem uma dinâmica própria.

O Coral da ECA-USP é a porta de entrada para a atividade coral no Departamento de Música, pois é uma disciplina obrigatória e, para muitos alunos, o primeiro contato com o canto coral. O professor e regente titular é Fred Teixeira, doutor em Performance Coral pela USP. O coro trabalha com uma equipe de regentes assistentes e preparadora vocal. Neste programa, o aluno Caio Arcolini Jacoe rege uma das músicas. Em atividade desde 1973, o Coral da ECA-USP mantém a proposta de um repertório diversificado em estilos musicais.

CORAL DA ECA-USP

O Coro de Câmara Comunicantus é um projeto do Programa Unificado de Bolsas da USP e está em atividade desde 2013. O regente titular é o professor Marco Antonio da Silva Ramos, que atualmente participa do programa Professor Sênior, tendo sido o idealizador e coordenador do Comunicantus. A equipe é formada por doutorandos da pós-graduação em Música, que se alternam na função de regentes assistentes e preparadores vocais. Neste programa, o doutorando José Luís Ribalta é o regente de canções de Ernest Mahle.

O Coral Escola Comunicantus está comemorando 20 anos de atividade. É um coro de extensão cultural aberto à comunidade, com uma equipe de alunos regentes, ensaiadores e preparadores vocais, tanto da graduação como da pós-graduação. Neste programa, duas estagiárias do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino apresentam-se como regentes: a doutoranda Carolina Andrade Oliveira e a mestranda Maria Rúbia de Moraes Andreta. A aluna de graduação Mari Kondo foi a responsável por uma das canções.

Repertório

O Comunicantus tem um histórico de performance de música brasileira, sem deixar de lado o repertório internacional. Ao longo de sua trajetória, o Comunicantus e os seus coros também têm sido responsáveis pela estreia de obras de alunos.

Neste ano, a galeria de compositores brasileiros é formada por grandes referências em seus estilos de composição: Heitor Villa-Lobos, Carlos Alberto Pinto Fonseca, Ernest Mahle, Milton Nascimento, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Dorival Caymmi.

Entre os arranjadores, os experientes Martinho Lutero, Marco Antonio da Silva Ramos e Luca Raele. A novidade é a nova geração de arranjadoras, com obras de Carolina Andrade Oliveira e Luísa Carvalho.

O repertório internacional está formado por músicas de países com os quais o Brasil tem um trânsito cultural intenso: Argentina, Portugal, Espanha, Moçambique e Estados Unidos da América.

A reelaboração também está presente, com um arranjo coletivo que teve a participação de todos os coralistas do Coro de Câmara Comunicantus, com supervisão do regente e compositor Marco Antonio da Silva Ramos, que tem em sua carreira diversos projetos colaborativos e criativos em torno da reelaboração. En las noches claras é um cânone composto por Anselmo Mancini, ex-aluno do CMU. Foi a base para um elaborado arranjo e o compositor foi convidado para intervenções solistas no Moog. O resultado você pode conferir dia 15/12, às 20h.

Dia 10/12, 20h

Inéditos: mostra coral Comunicantus 2021

Transmissão ao vivo pelo YouTube do Comunicantus: laboratório coral, com apresentação de 13 vídeos inéditos, produzidos por professores e alunos. Haverá interação pelo chat.

Coral da ECA-USP

Coral Escola Comunicantus

Coro de Câmara Comunicantus

Dia 15/12, 20h

Processos criativos no Comunicantus: vídeos inéditos e roda de conversa

Estreia do arranjo coletivo produzido pelo Coro de Câmara Comunicantus, a partir da canção En las noches claras, de Anselmo Mancini, ex-aluno do Departamento de Música. Estreia de dois vídeos produzidos pela Classe de Regência Coral, supervisionados pelo professor Fred Teixeira, e de mais um vídeo do Coral Escola Comunicantus.